segunda-feira, 18 de abril de 2016

Impeachment ou hipocrisia? Afirmações Falaciosas Acerca de um Procedimento Legítimo!

A votação na Câmara dos Deputados, ontem, acerca do prosseguimento do processo de Impeachment da Presidente Dilma Rousseff, no que tange a sua admissibilidade naquela Casa Legislativa, desenvolveu-se em clima bastante agitado e discursos curtos, mas inflamados por pessoas que votavam a favor do prosseguimento.

Os parlamentares, alguns deles, diziam coisas sem o menor sentido: "Pelos meus filhos, pela minha mulher e meus dois cachorros, voto SIIIIMMMMMMMM. Tchau querida."; "Pelos mortos na chacina do sei lá que diabo de lugar, voto SIIIIMMM"; "Pelos Bocós, voto a favor Senhor Presidente."

Verdade que há muita hipocrisia ao afirmarem que a Excelentíssima Presidenta Dilma cometeu algum delito que eles, os parlamentares, em sua grande maioria, não tenham cometido. 

Certo que muitos daqueles que falaram "abobrinhas" ao microfone, cometeram alguns ou vários crimes tipificados até mesmo no Código Penal ao longo de suas legislaturas, por outro lado isso não isenta do processo a Presidenta Dilma que foi acusada da prática de crime de responsabilidade, sujeita a destituição do cargo por isso, isto é, o seu impedimento.

Não há que se falar em hipocrisia. Foram vários pedidos de impedimento feitos ao Presidente da Câmara Eduardo Cunha (notoriamente corrupto) que acabou por entender que os requisitos da peça foram atendidos.

Não obstante aos variados escândalos de corrupção de ambos os lados, legislativo e executivo, não é demais ressaltar que é perfeitamente cabível o processo de impeachment por ocasião de haver crime de responsabilidade a ser apurado pelo Senado Federal conforme manda a Constituição Federal, artigo 52, I c/c artigo 85, V, VI e VII.

Então, não há que se falar em hipocrisia nesse caso, porque está amparado na Constituição. Cabe ao Senado decidir acerca desse assunto, já que a ele é dado julgar sobre os crimes de responsabilidade do Chefe do Executivo.

Muito foi dito sobre Eduardo Cunha: "Seu verme, canalha, desgraçado, te odeio, maldito e blá, blá, blá...."

Porém o processo não corria contra o Presidente da Câmara em exercício e sim contra outra pessoa, a Presidente da República, a Chefe Suprema do País. 

As falácias grosseiras dos deputados do PT fazem-nos pensar que eles não são políticos profissionais, mas sim sofistas sem nenhum traquejo argumentativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário