segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A Segurança Pública, O Estado do Medo e A incerteza das Mudanças!

A cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, está sitiada por bandidos. A segurança pública está ameaçada pelo crime organizado e pelas incertezas de mudanças no cenário social, relativamente a melhorias no setor policial. O que vigora é o estado permanente de medo e insegurança por parte da população que sofre com a bandidagem.

A Fortaleza Bela anunciada pelo governo petista está longe de ser assim, por ocasião dos altíssimos níveis de criminalidade e assassinatos. A cidade mais perigosa do Brasil e 12ª do mundo, segue a passos inacreditáveis, na escalada de violência que se anuncia todos os dias.

Os criminosos se aproveitam do sucateamento das forças policiais e da falta de investimentos em segurança pública para praticarem delitos insanos e absurdos. A audácia é tanta que assaltam à luz do dia a poucos metros de um posto policial.

A banalização do crime nessa cidade assegura a instalação do estado de medo constante nos cidadãos. Pessoas são assaltadas em frente às escolas de seus filhos, onde homens rendem as vítimas com revólver. Homens encapuzados adentram residências e assaltam sem serem apanhados. O medo é banalizado, muitos se acostumam e até utilizam "a bolsa do ladrão", em caso de assaltos, para que não percam seus documentos para os tais larápios.

A fragilidade do sistema de segurança pública aponta e anuncia um estado de calamidade. Assim, podemos vivenciar na pele e até assistir a assaltantes roubando bolsas no meio do dia, observamos ainda tiroteios e mortes até mesmo em bairros de relativa "segurança".

O que ocorre em Fortaleza é um faroeste da pior categoria. Tragédias anunciadas. Tudo nessa cidade se liga aos bandidos. No final um policial é entrevistado sobre o que teria causado o assassinato de um rapaz, a resposta é um repugnante "acerto de contas", para não dizer, "vamos prevaricar, pra que investigar?". Impossível sair na rua e não ouvir que fulano foi assassinado, beltrano assaltado e sicrano sofreu estelionato.

Há sempre algo novo, mas não de positivo. O medo já é banal. Ele é repassado sem grande alarde. Como se fosse a praxe. O costume da cidade. Há muita falta de informação ou informação desencontrada. A polícia é silente e prevarica em boa parte das vezes. 

Sair de casa é um desafio. Sempre alertas como escoteiros e, de preferência, com pouco ou nenhum dinheiro e documentos.

As incertezas de mudanças nesse cenário, que só piora a cada dia, faz-nos pensar: o que eu poderia fazer para transformar essa Fortaleza em uma cidade propícia ao trabalho e ao lazer, sem perigo de sofrer um assalto ou assassinato ou algum tipo de fraude? 

A melhor resposta é aquela que se compagina com a alteridade. Importar-se com o próximo pode fazer com que boa parte dessa bandidagem se dissipe no ar, em razão de que muitos dos que estão nessa situação terem vidas e famílias desestruturadas. Talvez só precisem de uma orientação ou de um auxílio adequado para não voltarem a delinquir.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário