segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Precisamos Salvar Nosso Planeta!!!

Grande físico e astrônomo brasileiro, orgulho para nós desse imenso país, Marcelo Gleiser, foi o entrevistado de Ana Maria Braga em seu programa matinal de sexta-feira. Ele alertou a um fato muito importante que não podemos esquecer. Os recursos de nosso planeta estão acabando. O planeta suporta apenas 10 bilhões de habitantes se todos forem vegetarianos, 3 bilhões na formatação atual. 

Em um futuro próximo, muitos mais estarão a passar fome. Conforme dados pesquisados por ele, esse é um "século decisivo". Mesmo com as atuais campanhas para salvarmos o planeta, plantarmos árvores e tentarmos mudar nosso destino, a extinção, sabemos que muitos estão pouco se "lixando" para esse assunto e que isso não é da conta do povo porque os governos que respondem por isso, porque já tem o Protocolo de Kyoto... Ainda assim, não ratificado pelos EUA.

Não obstante a isso, podemos celebrar o trabalho mais intensificado do Ministério do Meio Ambiente, do Ibama, órgãos que ganham mais destaque no molde atual, apesar de a legislação ser branda para com os que destroem a vegetação. O Ministério do Trabalho também merece aplausos no que versa ao combate ao trabalho escravo nesse sentido. A efetividade do trabalho desses órgãos será vista ao longo dos anos seguintes, quando o judiciário for mais rigoroso com os que cometerem tais crimes aplicando multas mais pesadas, oxalá aprovadas pelo Congresso, e quem sabe penas de detenção e reclusão sem direito a sursis ou fiança.

Ainda assim cabe pensar: o que faremos para salvarmos nosso planeta? A resposta não é automática, mas possui relação com o consumo mais consciente, a reciclagem e muitas outras atitudes que tomamos que são erradas como ficarmos boas horas em frente de um computador ou mesmo assistindo à TV, Ar condicionado ligado e até mesmo possuir vários eletrodomésticos, isso prejudica o meio ambiente.

O ser humano destrói demais. Em livro recente de Miriam Leitão, "História do Futuro", ela afirma que muitas espécies estão em extinção e precisamos preservar a floresta amazônica, pois ela está a seguir o mesmo rumo da mata atlântica, ou seja, acabar.

O planeta Terra e seus recursos não podem servir de pretexto para que a modernidade aconteça em detrimento da humanidade. A natureza reclama os prejuízos causados pelo homem e um dia pode ocorrer uma catástrofe global decorrente do desequilíbrio observado.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário