domingo, 1 de maio de 2011

Exercícios de Direito Constitucional Organizados por André Alencar - CESPE/UNB

"UnB/CESPE – ANATEL Caderno B – Cargo 2: Analista Administrativo – Aplicação em 16/07/2006. Em relação a aspectos constitucionais acerca do orçamento da União, julgue o item seguinte. A noção de agência reguladora, como instituição resultante da progressiva reconformação da existência política em torno de um setor específico, e, portanto, utilizando-se um termo de Hegel, como substancialidade imediata do espírito, pode apresentar-se em uma roupagem de viés corporativo totalizante, como espaço que encarne uma facção de interessados — daí o fenômeno conhecido por captura do órgão regulador, em que há a contaminação do espaço público pelos interesses particulares de quaisquer dos partícipes como fins —, ou pode firmar-se na posição a ela designada de espaço de suspensão de particularidades do governo, do Congresso, da sociedade civil, dos usuários, das empresas, em nome de uma persona destinada a ser parte de um projeto maior de coexistência de interesses particulares. Márcio Iório Aranha. Agência reguladora e espaço público: sua funcionalidade como espaço de exercício da virtude política. In: Direito das telecomunicações: estrutura institucional regulatória e infra-estrutura das telecomunicações no Brasil. Brasília: JR Gráfica, 2005 (com adaptações). Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens subseqüentes, acerca da disciplina constitucional e legal da administração pública.
1. As atribuições legais dos cargos que compõem a carreira de regulação e fiscalização de serviços públicos de telecomunicações encontram fundamento na competência do Estado brasileiro, expressamente prevista no texto constitucional de 1988, de agente normativo e regulador da atividade econômica.
2. O presidente ou diretor-geral ou diretor-presidente e os demais membros do conselho diretor e da diretoria das agências reguladoras devem ser brasileiros natos, escolhidos pelo presidente da República e por ele nomeados, após aprovação pelo Senado Federal.
3. No uso de sua capacidade de autotutela, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) é competente para anular seus próprios atos quando eivados de vício de legalidade. No caso de decorrerem do ato anulado efeitos favoráveis para os destinatários, esse direito decai em cinco anos, salvo comprovada má-fé.
4. O direito de o administrado ter ciência da tramitação dos processos administrativos em curso na ANATEL nos quais tenha a condição de interessado fundamenta-se, entre outros, no princípio administrativo constitucional da publicidade e no direito de receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular.
5. É vedada pela Constituição Federal a realização de despesas ou a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais, salvo expressa autorização do Congresso Nacional, aprovada por quorum qualificado.
UnB/CESPE – ANATEL Caderno B – Cargo 3: Analista Administrativo – Aplicação em 16/07/2006. A respeito dos princípios gerais de direito e da interpretação e aplicação das normas constitucionais, julgue os itens seguintes.
6. Conforme a doutrina mais moderna e prevalecente, os chamados princípios gerais de direito diferenciam-se dos chamados princípios positivos de direito exatamente pelo fato de estes serem constituídos de normas jurídicas e aqueles restringirem-se a enunciados sem eficácia ou força normativa imediata.
7. O constitucionalismo pode ser corretamente definido como um movimento que visa limitar o poder e estabelecer um rol de direitos e garantias individuais, o que cria a necessidade de se instituir uma carta, em regra escrita, que possa juridicizar essa relação entre Estado e cidadão, de forma a se gerar mais segurança jurídica.
8. Os chamados direitos sociais de segunda geração, ou dimensão, são caracterizados pela existência de direitos positivos, que fazem nascer para o Estado a obrigação de atuar ativamente de forma a diminuir as desigualdades materiais. É exemplo dessa categoria de
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
direitos fundamentais a norma constitucional que assegura o direito de atendimento em creche e pré-escola às crianças de 0 a 6 anos de idade.
Acerca do poder regulamentar e da revisão constitucional, julgue os itens a seguir.
9. O poder regulamentar não se realiza exclusivamente por meio de decreto do chefe do Poder Executivo.
10. Denomina-se mutação constitucional o processo informal de revisão, atualização ou transição da Constituição sem que haja mudança do texto constitucional.
UnB/CESPE – ANATEL Caderno P – Cargo 12: Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações – Aplicação em 16/07/2006. Proporcionalidade na regulação A proporcionalidade deve constituir um elemento caracterizador da atividade do regulador: as medidas de regulação devem ser proporcionadas, isto é, as mínimas possíveis para a correção eficaz das falhas de mercado que justificaram a intervenção regulatória. O regulador deve intervir apenas quando necessário — o que, na terminologia anglo-saxônica, é habitualmente referido como ―a bias against intervention‖ — por meio de medidas corretivas, selecionadas com base no problema identificado e que minimizem os custos da intervenção. Contudo, uma vez identificada a necessidade de intervenção do regulador, esta deve ser firme, rápida e eficaz, recorrendo-se aos mecanismos regulatórios que sejam o menos intrusivos possível no funcionamento dos mercados. Trecho da intervenção do presidente Pedro Duarte Neves, no 14.º Congresso da APDC, realizado em 9/11/2004, em Lisboa. Internet: (com adaptações). A partir das informações do texto e feitas as correlações necessárias com o texto constitucional brasileiro, julgue os itens que se seguem.
11. O princípio da proporcionalidade — que tem fundamento no texto constitucional brasileiro — aplicado à garantia do indivíduo, em face do poder regulador do Estado, é uma das formas de manifestação da função de garantia e proteção que desempenha a Constituição.
12. Em razão do princípio da vedação do retrocesso e da jurisprudência dos tribunais, deve ser considerada inválida toda resolução de agência reguladora que revogue resoluções anteriores que possibilitavam o uso de serviço considerado essencial.
13. Seria hierarquicamente equivalente a uma emenda constitucional um tratado internacional que, disciplinando direitos individuais dos usuários de serviços públicos, fosse referendado pelo Congresso Nacional pelo mesmo processo legislativo de aprovação de emendas à Constituição.
Acerca dos princípios da ordem econômica presentes na Constituição de 1988, julgue os itens subseqüentes.
14. Em sua atuação como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado deve, por meio de lei, estabelecer as diretrizes e bases do planejamento do desenvolvimento nacional equilibrado, compatibilizando os planos nacionais e regionais de desenvolvimento.
15. A União, os estados, o Distrito Federal e os municípios devem dispensar a microempresas e a empresas de pequeno porte, assim definidas em lei, tratamento jurídico diferenciado, visando incentivá-las por meio da simplificação de suas obrigações administrativas, tributárias, previdenciárias e creditícias, sendo, todavia, vedado o incentivo baseado em eliminação ou redução dessas obrigações.
16. O modelo batizado de sanção premial, que a ANATEL pretende adotar no processo de licitação dos serviços de telecomunicações de terceira geração, tem como ponto central a possibilidade de as operadoras resgatarem, na medida em que forem cumpridas as metas acordadas de cobertura geográfica e de novos serviços, os recursos financeiros depositados como uma espécie de caução.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
Em relação aos princípios constitucionais da livre iniciativa e da livre concorrência, julgue os itens a seguir.
17. Conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal, quando uma lei determina que os estudantes podem pagar meia-entrada em cinemas, peças de teatro e demais eventos culturais, o princípio da livre iniciativa é violado, já que os custos desse benefício devem ser suportados por toda a sociedade e não apenas pelos agentes do respectivo ramo econômico. Dessa forma, o poder público instituidor desse benefício deve, obrigatoriamente, prever formas de compensação econômica em favor dos referidos agentes.
18. A conquista de mercado resultante de processo natural fundado na maior eficiência de agente econômico não caracteriza dominação de mercado.
UnB/CESPE – ANATEL Caderno V – Cargo 16: Técnico em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações – Aplicação em 16/07/2006. José, nascido em Lisboa – Portugal, é filho de um português com uma brasileira que se mudou para Portugal em busca de melhores oportunidades de trabalho. Ao atingir a idade adulta, José ingressou na carreira diplomática, tendo recebido como primeiro posto no exterior o cargo de terceiro secretário na embaixada de Portugal no Brasil. No Brasil, conheceu uma brasileira de nome Márcia, com quem se casou. Dessa união, nasceu, no Brasil, um menino, batizado Ronaldo. Com relação à situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir.
19. Segundo a Constituição brasileira, José, tendo vindo residir no Brasil, pode optar pela cidadania brasileira, situação em que será considerado brasileiro nato, mesmo estando no Brasil a serviço de Portugal.
20. Na situação apresentada e segundo o entendimento do Ministério das Relações Exteriores com relação ao disposto na Constituição brasileira, Ronaldo, apesar de ter nascido no Brasil, e ser filho de uma brasileira, não será brasileiro nato.
A Constituição Federal, em seu art. 25, reconhece a possibilidade de os estados se organizarem e serem regidos por constituições e leis que adotarem, observados os princípios estabelecidos na Carta Magna. Com relação ao exposto, julgue os itens que se seguem.
21. O dispositivo mencionado materializa um dos elementos essenciais do princípio federativo: o reconhecimento da autonomia política das unidades federadas.
22. Com base na autonomia que lhe é reconhecida no texto constitucional, um estado federado pode, no texto de sua constituição estadual, atribuir ao Poder Legislativo estadual a competência para dar início ao processo legislativo das leis que disciplinem a carreira das diversas categorias de servidores públicos do referido estado.
23. Considere que um estado federado, no uso de sua competência normativa, elabore lei que impeça, arbitrariamente, em tempo de paz, a liberdade de locomoção em seu território. Nesse caso, caberá ao indivíduo impetrar mandado de segurança para garantir o exercício do direito constitucional mencionado.
Com a proximidade das eleições, movimentos sindicais iniciaram intensa mobilização, com a realização de paralisações-relâmpago dos servidores, com vistas a pressionar o Poder Executivo a conceder aumento de salário a essa categoria por meio de medida provisória. Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.
24. A remuneração dos servidores públicos federais somente pode ser fixada ou alterada por lei específica; porém, apenas para o caso dos servidores públicos federais do Poder Executivo, é possível a utilização de medida provisória, que deve ser apreciada pelo Poder Legislativo, regra geral, no prazo máximo de 120 dias, sob pena de perda da eficácia da medida desde a sua edição.
25. O direito de greve do servidor público deve ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica; em conseqüência, na inexistência dessa lei específica, a posição majoritária do Supremo Tribunal Federal vem sendo a de reconhecer a ilegalidade da greve.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
Julgue os itens a seguir, com relação às eleições para presidente da República e para o Congresso Nacional que serão realizadas em outubro de 2006.
26. Nas eleições de outubro de 2006, haverá a renovação parcial dos membros do Senado Federal e a renovação total dos membros da Câmara dos Deputados, sendo os senadores e os deputados eleitos pelo sistema proporcional, em cada estado da Federação.
27. Cabe à justiça eleitoral processar e julgar as causas que envolvam questões eleitorais, e somente caberá recurso das decisões dos tribunais regionais eleitorais em sede de mandado de segurança, habeas corpus e habeas data se tais decisões forem denegatórias.
28. Embora a eleição do presidente da República implique a eleição do vice-presidente, a Constituição Federal trata a posse de ambos de forma independente; em conseqüência, se o vice-presidente tiver tomado posse na data definida pelo texto constitucional, e o presidente eleito, salvo motivo de força maior, não tiver ainda assumido o cargo decorridos dez dias da data fixada para a posse, o referido cargo será declarado vago, devendo o presidente ser sucedido pelo vice-presidente.
UnB/CESPE – TSE Caderno 1 – Cargo 01: Analista Judiciária – Área Judiciária – Aplicação em 14/01/2007.
29. O dispositivo constitucional que determina que “ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante”
A) não admite interpretação extensiva, por tratar-se de norma definidora de direito fundamental. B) constitui norma programática. C) ocupa o mesmo grau hierárquico do dispositivo constitucional que determina a gratuidade do ensino público. D) define um direito coletivo, na medida em que todos os cidadãos brasileiros são titulares desse direito.
30. Se o Congresso Nacional aprovasse lei federal determinando que o voto passaria a ser facultativo para todos os eleitores brasileiros, esse dispositivo seria
A) constitucional. B) inconstitucional, por tratar-se de matéria exclusiva de lei complementar. C) inconstitucional, por violar cláusula pétrea. D) inconstitucional, pois essa modificação no direito brasileiro demandaria a edição de emenda à Constituição da República.
31. Um jornal noticiou que “por seis votos a cinco, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou procedente ação direta de inconstitucionalidade (ADIn), promovida por um partido de oposição, contra dispositivos de medida provisória (MP) que modificavam os critérios para a constituição de partidos políticos”. Nessa situação,
A) o fato de os referidos dispositivos tratarem de matéria relativa a partidos políticos é motivo suficiente para a declaração de sua inconstitucionalidade. B) a referida decisão tem efeitos erga omnes porque a norma declarada inconstitucional foi uma MP, o que torna dispensável a suspensão da sua execução pelo Senado Federal. C) a referida ação não deveria ter sido conhecida pelo tribunal, pois partidos políticos não têm legitimidade ativa para propor esse tipo de processo. D) a referida decisão não tem efeitos vinculantes porque foi tomada por maioria simples.
32. Recentemente, um grupo de deputados apresentou projeto de lei que tornava exclusivo de brasileiros natos os cargos de senador da República. Frente a essa situação, o presidente da República ingressou no STF com ADIn, postulando declaração da inconstitucionalidade do referido projeto. Nessa situação,
A) a ação não deve ser conhecida, pois projetos de lei não são submetidos a controle abstrato de constitucionalidade. B) a ação não deve ser conhecida em virtude de ilegitimidade ativa, dado que apenas membros do Congresso Nacional podem propor ADIn contra proposição legislativa.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
C) embora não seja cabível ADIn, o princípio da fungibilidade das ações constitucionais determina que a referida ação deva ser recebida, processada e julgada como argüição de descumprimento de preceito fundamental. D) a ação deve ser conhecida, mas o pedido deve ser improvido, dada a constitucionalidade material da referida norma.
33. A Constituição da República determina que a cada município brasileiro cabe
A) constituir um tribunal de contas municipal, para realizar a fiscalização externa das contas municipais. B) instituir e manter os juizados especiais cíveis, que são parte integrante do Poder Judiciário municipal. C) constituir e manter as polícias militares, que são os órgãos da segurança pública municipal responsáveis pelo policiamento ostensivo. D) prestar o serviço público de transporte coletivo, seja diretamente, seja mediante regime administrativo de concessão ou permissão.
34. O Ministério Público Eleitoral
A) é um órgão do Ministério Público da União. B) é um órgão do Ministério Público Federal. C) é um órgão do Ministério Público dos Estados. D) não integra o rol dos órgãos do Ministério Público definido pela Constituição da República.
35. O TRE-AM é um(a)
A) órgão do TSE. B) entidade vinculada ao TSE. C) órgão da União. D) entidade de caráter federal. UnB/CESPE – TSE Caderno 1 – Cargo 01: Analista Judiciária – Área Administrativa – Aplicação em 14/01/2007.
36. Luis é um cidadão francês que se naturalizou brasileiro há dois anos. Nessa situação, em virtude de regras constitucionais, Luís
A) precisa ter residido no Brasil por mais de trinta anos. B) pode ser presidente da Câmara dos Deputados, mas não do Senado Federal. C) pode ser extraditado em função de crime comum cometido há cinco anos. D) perderá a nacionalidade brasileira, se deixar de residir no país por mais de cinco anos consecutivos.
37. As competências privativas do presidente da República não incluem o(a)
A) veto a projetos de lei aprovados pelo Congresso Nacional. B) suspensão da execução de lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). C) decretação de intervenção federal. D) exoneração de ministros de Estado.
38. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os tribunais da justiça desportiva e os tribunais militares são órgãos do Poder Judiciário. Essa assertiva é
A) correta. B) errada, pois os tribunais da justiça desportiva não integram o Poder Judiciário. C) errada, pois os tribunais militares integram o Poder Executivo. D) errada, pois o CNJ é apenas uma secretaria do STF.
39. Considere que o STF aprovou e fez publicar na imprensa oficial uma súmula vinculante em matéria constitucional eleitoral. Nessa situação,
A) o STF extrapolou suas competências, pois a Constituição da República não permite a edição de súmulas vinculantes.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
B) o STF extrapolou suas competências, porque a edição de súmulas vinculantes sobre matéria eleitoral é uma competência exclusiva do TSE. C) a referida súmula vincula o TSE e todos os tribunais regionais eleitorais (TREs). D) a referida súmula não vincula a administração pública, porque o efeito vinculante das súmulas do STF somente é extensível ao Poder Judiciário.
40. O TRE do estado do Rio de Janeiro
A) tem personalidade jurídica de direito privado. B) tem personalidade jurídica de direito público. C) é um órgão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). D) não tem personalidade jurídica.
41. Um estudante de direito afirmou que “no direito brasileiro, os ocupantes de cargos vitalícios não podem perder seus cargos em decorrência de decisão administrativa”. Essa afirmação é
A) correta. B) errada, porque não existem cargos vitalícios no direito brasileiro, dado que os servidores públicos se aposentam compulsoriamente aos setenta anos de idade. C) errada, porque todo agente público pode perder seu cargo em decorrência de processo administrativo disciplinar que observe o princípio do devido processo legal. D) errada, porque os ocupantes de cargos vitalícios não podem perder seu cargo.
42. As fundações públicas são entidades da administração direta. Essa afirmação é
A) correta. B) errada, pois as fundações são órgãos da administração direta. C) errada, porque as fundações são entidades da administração indireta. D) errada, pois as fundações não integram a administração pública e sim a administração privada do Estado.
43. O TSE realizou concurso para o provimento de cargos de nível médio, com prazo de validade de dois anos, prorrogável por igual período. Porém, passados dois anos da homologação do concurso, o prazo não foi prorrogado, embora houvesse ainda candidatos aprovados e não nomeados. Dois meses depois desse decurso do prazo de validade, o TSE editou ato reinstituindo a validade do referido concurso, pelo período de dois anos. Nessa situação hipotética, a referida reinstituição é
A) inválida, por violação do princípio da legalidade. B) válida, em respeito ao princípio da razoabilidade. C) válida, em respeito ao princípio da economicidade. D) válida, em respeito ao direito adquirido.
44. Um TRE publicou edital de concurso público para provimento de uma única vaga de ortodontista. O edital continha cláusula determinando que o concurso seria válido por seis meses, contados da homologação do concurso. Nessa situação, é correto afirmar que essa cláusula é
A) válida. B) inconstitucional, pois a Constituição da República determina que a validade mínima de concursos públicos é de 2 anos. C) ilícita, pois a lei determina que os concursos públicos devem valer por no mínimo 1 ano. D) inválida, porque é incompatível com o princípio da moralidade administrativa.
45. A condenação de um servidor público pela prática de ato de improbidade administrativa
A) somente é lícita quando o servidor ocupa cargo comissionado. B) deve ocorrer mediante processo administrativo disciplinar. C) exige a comprovação de enriquecimento ilícito. D) pode acarretar suspensão de seus direitos políticos.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
UnB/CESPE – TSE Caderno ÉPSILON – Cargo 19: Técnico Judiciário – Área Administrativa – Aplicação em 14/01/2007.
46. Considere que a Constituição da República atribui ao Tribunal de Contas da União competência para apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal do TSE. Essa competência relaciona-se ao controle
A) administrativo da administração pública. B) judicial da administração pública. C) legislativo da administração pública. D) interno do Poder Judiciário.
47. Um jornal noticiou que “a Constituição da República determina que é objetiva a responsabilidade civil tanto do Estado quanto dos seus agentes, no exercício de funções públicas”. Essa afirmação é
A) verdadeira. B) falsa, pois a responsabilidade dos agentes públicos é subjetiva. C) falsa, porque, entre os agentes do Estado, somente respondem objetivamente os servidores públicos. D) falsa, porque a caracterização da responsabilidade civil do Estado depende da existência de culpa administrativa.
48. Um estudante afirmou que o presidente da República atua como chefe de governo quando veta uma lei e atua como chefe de Estado quando nomeia um ministro do TSE ou decreta intervenção federal em um estado. Essa afirmação é
A) verdadeira. B) falsa, pois o veto a leis federais é um ato de chefia de Estado. C) falsa, pois a nomeação de membros do Poder Judiciário é um ato de governo. D) falsa, pois a decretação da intervenção federal não compete ao presidente da República.
49. David é um brasileiro nato condenado pela justiça espanhola a pena de quinze anos de prisão, por ter participado de ato terrorista com o objetivo de fomentar a independência do país Basco, atualmente, uma das regiões da Espanha. Nessa situação hipotética, considerando que David se encontra no Brasil e que o governo espanhol solicitou sua extradição para fins de cumprimento da pena, assinale a opção correta.
A) David não pode ser extraditado, por ser um criminoso político. B) A condição de brasileiro nato obsta a extradição de David para a Espanha. C) David pode ser extraditado, em virtude de ter praticado crime hediondo. D) David pode ser extraditado, em virtude de ter praticado crime inafiançável.
50. Uma senadora da República não pode ser
A) presa em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. B) penalmente processada em virtude de crime comum ocorrido após a diplomação. C) civilmente processada, senão após prévia autorização dada pela Câmara dos Deputados. D) obrigada a testemunhar sobre informações recebidas em razão do exercício do mandato.
51. Um jornal noticiou que, “em virtude da ausência simultânea do presidente e do vice-presidente da República, deveria assumir a presidência o presidente da Câmara dos Deputados; porém, como o atual presidente da Câmara é casado com uma cidadã norte-americana, a Constituição Federal proíbe que ele assuma a presidência da República, de tal forma que a República deverá ser temporariamente presidida pelo presidente do Senado Federal.” Nessa situação hipotética, a notícia está equivocada porque
A) a presidência da República não pode ser ocupada por membros do Poder Legislativo, em virtude do princípio da separação dos poderes. B) o fato de ser casado com uma cidadã estrangeira não impediria o presidente da Câmara de ocupar a presidência da República.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
C) o presidente da Câmara somente assume a presidência da República nos casos em que o presidente do Senado esteja ausente ou impedido de exercer essa função. D) não há previsão constitucional de que o presidente do Senado ocupe a presidência da República.
52. O presidente da República não pode
A) ausentar-se do país por mais de quinze dias, sob pena de perda do cargo. B) ausentar-se do país sem prévia autorização do Congresso Nacional. C) extinguir órgãos públicos mediante decreto. D) extinguir, mediante decreto, cargos públicos vagos.
53. No caso de crime de responsabilidade, o presidente da República é julgado perante o(a)
A) Senado Federal. B) Câmara dos Deputados. C) TSE. D) Supremo Tribunal Federal (STF).
54. O caráter contributivo é uma característica do regime
A) da seguridade social. B) da previdência social. C) da assistência social. D) das atividades do Sistema Único de Saúde (SUS).
55. No tocante à educação, a Constituição da República
A) garante a gratuidade do ensino público, exceto do universitário. B) determina a gestão democrática do ensino público. C) estabelece a obrigatoriedade e a universalidade do ensino médio. D) veda o ensino religioso em escolas públicas.
56. Considerando que Werner é um estrangeiro que reside no Brasil há cinco anos, a Constituição da República veda que ele seja proprietário de
A) escola de ensino fundamental. B) universidade. C) empresa jornalística. D) produtora de cinema.
57. A Constituição da República veda
A) que a união estável entre homossexuais seja considerada família, para fins de proteção do Estado. B) a adoção de crianças por homens solteiros. C) a adoção de crianças brasileiras por pais estrangeiros. D) o trabalho de adolescentes de 12 a 14 anos, inclusive na condição de aprendizes.
58. A exoneração de um servidor público estável
A) somente pode ocorrer a pedido. B) somente pode ser determinada por decisão judicial transitada em julgado. C) é uma penalidade administrativa. D) é vedada por lei.
59. Considere que o TRE-AC tenha fixado em um ano o prazo de validade para concurso público de provas e títulos, em edital que foi silente quanto à possibilidade de prorrogação. Nessa situação,
A) essa fixação seria ilegal, pois a legislação brasileira fixa em dois anos o prazo de validade dos concursos públicos. B) esse prazo poderia ser prorrogado uma única vez, por mais um ano. C) esse prazo poderia ser prorrogado até três vezes por igual período, pois o prazo máximo de validade dos concursos públicos, incluindo prorrogações, é de quatro anos. D) esse prazo seria improrrogável, pois a possibilidade de prorrogação depende de expressa previsão no edital.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
Unb/CESPE – TRE/TO – Cargo 2: Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Análise de Sistemas – Aplicação em 04/03/2007
60. Seria compatível com a Constituição da República uma lei do estado de Tocantins que estabelecesse que
A) a realização de manifestações políticas em lugares públicos deveria ser previamente autorizada pelas autoridades policiais. B) os professores de ensino religioso da rede pública de ensino deveriam ser adeptos de religiões cristãs. C) os cargos públicos de provimento efetivo deveriam ser reservados aos brasileiros natos. D) todo habitante das zonas urbanas deveria ser membro da associação de moradores do seu bairro. E) 50% dos cargos comissionados da administração estadual deveriam ser ocupados por servidores investidos em cargos de provimento efetivo.
61. Considere a seguinte afirmação: brasileiros naturalizados não podem ser candidatos à presidência da República nem ao Senado Federal, mas podem ser candidatos a governador e a deputado federal. Essa afirmação é
A) correta. B) errada, pois brasileiros naturalizados podem concorrer a qualquer cargo da República brasileira. C) errada, pois brasileiros naturalizados podem concorrer ao Senado Federal. D) errada, pois a brasileiros naturalizados é vedado concorrer a cargo de deputado federal. E) errada, pois brasileiros naturalizados não podem ser governadores de estado.
62. Não compete ao TRE/TO
A) registrar candidaturas ao Congresso Nacional, pois essa é uma competência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). B) julgar causas referentes a crimes eleitorais cometidos por juízes que compõem o TRE/TO. C) decidir acerca do impedimento de seus membros. D) decidir pela impugnação de mandatos eletivos de deputados estaduais, pois essa é uma competência dos juízes eleitorais. E) julgar recursos interpostos contra decisões de juízes eleitorais que concedam mandados de segurança, pois essas decisões são irrecorríveis.
63. Considere a seguinte afirmação: o TRE/TO tem dois desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ) em sua composição, sendo que um deles, escolhido mediante eleição aberta, exercerá a presidência do tribunal, e o outro acumulará a vice-presidência e a corregedoria. Essa afirmação é
A) correta. B) errada, pois há três desembargadores na composição do TRE/TO, cabendo a eles o exercício da presidência, o da vice-presidência e o da corregedoria. C) errada, pois é o presidente do TRE/TO que acumula as funções de corregedor. D) errada, pois a corregedoria deve ser exercida pelo mais antigo dos juízes de direito que compõem o TRE/TO. E) errada, pois não há eleição para presidente do TRE/TO, cabendo a sua presidência ao desembargador com maior tempo de exercício de magistratura eleitoral.
64. Não é um órgão da justiça eleitoral
A) a junta eleitoral. B) o juiz eleitoral. C) o TSE. D) o TRE/TO. E) a Procuradoria Regional Eleitoral do Tocantins.
65. Considere a seguinte afirmação: os membros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que compõem o TSE são eleitos pelo próprio STJ. Essa afirmação é
A) correta.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
B) errada, pois esses membros são eleitos pelo TSE. C) errada, pois esses membros são eleitos pelo Supremo Tribunal Federal. D) errada, pois esses membros são escolhidos pelo presidente da República. E) errada, pois não há membros do STJ no TSE. UnB/CESPE – TRE/PA – Cargo 1: Analista Judiciário – Área: Administrativa – Caderno A – Aplicação em 04/02/2007
66. Com base nos dispositivos constitucionais em matéria orçamentária, assinale a opção correta.
A) Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais são de competência do Congresso Nacional e iniciativa de qualquer um dos poderes da República e do Ministério Público. B) Matéria orçamentária está sujeita à aprovação sucessiva de ambas as Casas do Congresso Nacional. C) No âmbito do Poder Judiciário, a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de um órgão para outro independe de prévia autorização legislativa. D) O plano plurianual deve subordinar-se aos planos e programas nacionais, regionais e setoriais em vigor. E) Os investimentos efetuados pela União nas entidades vinculadas às áreas de saúde, assistência social e previdência social devem constar do orçamento da seguridade social.
67. Relativamente aos princípios constitucionais eleitorais, segundo a interpretação conferida pelo STF, assinale a opção incorreta.
A) Lei complementar estadual que exija observância do quorum de comparecimento em cada um dos distritos envolvidos em um único processo de emancipação de município não ofende o princípio da igualdade de voto, consagrado na Constituição Federal e que nada tem a ver com valor proporcional de cada voto. B) Filiação partidária é pressuposto constitucional de elegibilidade, mas não consubstancia hipótese de inelegibilidade não prevista na Constituição Federal o fato de lei ordinária federal, em obediência ao princípio da fidelidade partidária, sancionar a dupla filiação com a nulidade, para todos os efeitos, de ambas. C) As condições de elegibilidade e as hipóteses de inelegibilidade, inclusive aquelas decorrentes de legislação c o m p lementa r, aplicam-se de pleno dire i to, independentemente de expressa previsão na lei estadual, à eleição indireta para governador e vice-governador do estado, realizada pela assembléia legislativa em caso de dupla vacância desses cargos executivos no último biênio do período de governo. D) Vice-governador eleito duas vezes para esse cargo e que, no segundo mandato de vice, suceda o titular, ainda que, no seu primeiro mandato de vice, tenha substituído o governador, pode reeleger-se ao cargo de governador, porque o exercício da titularidade do cargo ocorre mediante eleição ou por sucessão. E) De acordo com a regra constitucional que visa obstar o monopólio do poder político por grupos hegemônicos ligados por laços familiares, é inelegível candidato separado de fato da filha do então prefeito, quando a sentença de divórcio é prolatada no curso do mandato do ex-sogro, ainda que essa sentença haja reconhecido a ocorrência da separação de fato em momento anterior ao início do mandato do ex-sogro.
68. De acordo com as disposições legais e constitucionais vigentes, assinale a opção incorreta.
A) O Código Eleitoral contém normas destinadas a assegurar a organização e o exercício de direitos políticos; precipuamente, os de votar e ser votado. B) Diversamente do que ocorre com as leis em geral, compete ao TSE expedir instruções para a fiel execução do Código Eleitoral e das demais normas eleitorais.
C) Todo o poder emana do povo, que o exerce ou por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição Federal; os mandatários são escolhidos, direta e
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
secretamente, entre candidatos indicados por partidos políticos nacionais, ressalvada a eleição indireta nos casos previstos na Constituição e em leis específicas. D) Entre os que não podem alistar-se como eleitores, estão os analfabetos. E) Qualquer cidadão pode pretender investidura em cargo eletivo, respeitadas as condições constitucionais e legais de elegibilidade e incompatibilidade. UnB/CESPE – TRE/AP – Cargo 7: Técnico Judiciário – Especialidade: Programação de Sistemas – Aplicação em 06/05/2007
69. Acerca do tratamento constitucional aos tribunais e juízes eleitorais, assinale a opção correta.
A) Os membros dos tribunais regionais eleitorais (TREs) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) serão nomeados pelo presidente da República. B) Cabe recurso das decisões dos TREs quando elas anularem diplomas ou decretarem a perda de mandatos eletivos federais, estaduais ou municipais. C) Os tribunais eleitorais devem se dividir em turmas ou câmaras. D) À justiça eleitoral aplica-se o princípio da temporariedade, segundo o qual nenhum magistrado tem vinculação permanente com a justiça eleitoral, integrando-a sempre por prazo determinado. E) A Constituição determina que em cada estado da federação deve haver um TRE, visando, dessa forma, assegurar ampla autonomia a cada entidade federativa. Por isso, cada TRE deve ser composto exclusivamente de autoridades locais.
70. Ainda acerca do tratamento constitucional aos tribunais e juízes eleitorais, assinale a opção correta.
A) Ressalvados os embargos de declaração, todas as decisões proferidas pelo TSE são irrecorríveis. B) O cargo de corregedor eleitoral, no âmbito do TSE, deve ser exercido por um dos ministros oriundos do Superior Tribunal de Justiça, após eleição no âmbito daquele tribunal. C) Os substitutos dos membros da justiça federal deverão ser escolhidos pelos próprios TREs. D) Quando os TREs proferirem decisões contra disposição expressa na Constituição Federal ou em lei, não caberá recurso ao TSE, mas sim ao Supremo Tribunal Federal. E) Embora a organização e a competência da justiça eleitoral encontrem-se previstas taxativamente no texto constitucional, lei ordinária pode dispor sobre a matéria, de forma a amplia-la ou reduzi-la. UnB/CESPE - TRE/AP – Cargo 2: Analista Judiciário – Especialidade: Análise de Sistemas – Aplicação em 06/05/2007
71. Acerca do tratamento constitucional dos tribunais e juízes eleitorais, assinale a opção correta.
A) Os tribunais regionais eleitorais (TREs) devem ser compostos por 7 membros, entre os quais, dois devem ser da carreira dos advogados e nomeados pelo presidente da República, após indicação do respectivo conselho regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). B) As juntas eleitorais são órgãos da justiça eleitoral e seus membros gozam, no exercício de suas funções, das mesmas garantias atribuídas aos demais membros do Poder Judiciário. C) Caberá recurso especial ao TSE contra as decisões denegatórias proferidas, em habeas corpus, habeas data ou mandado de injunção, pelos TREs. D) O TSE, assim como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF), só conhece de matéria de direito, visto que a valoração de matéria fática deve ficar restrita às instâncias ordinárias. E) O TSE, guardião da Constituição Federal, possui, da mesma forma que o STF, competência para exercer o controle concentrado de constitucionalidade das leis eleitorais.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
72. Ainda acerca do tratamento constitucional dos tribunais e juízes eleitorais, assinale a opção correta.
A) Os presidentes do TSE e dos TREs são escolhidos entre os seus membros, na forma do respectivo regimento interno, por eleição, com voto secreto, para um mandato de dois anos, no mínimo, e nunca por mais de dois biênios consecutivos. B) Na composição dos TREs, uma das vagas é destinada à justiça federal e poderá ser ocupada por um juiz federal substituto. C) A função de juiz eleitoral, no âmbito do Distrito Federal, pode ser exercida tanto por um juiz de direito vinculado ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios quanto por um juiz federal. D) A organização e funcionamento das juntas eleitorais não é matéria reservada à lei complementar. E) No que se refere à matéria eleitoral, compete ao TSE conhecer e julgar os conflitos de competência entre um TRE e o tribunal de justiça estadual. UnB/CESPE – TRT 9.a Região Caderno D - Cargo 2: Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Engenharia Civil Julgue os itens seguintes, acerca dos Poderes Legislativo e Judiciário e da fiscalização contábil, financeira e orçamentária da União.
73. Compete ao Tribunal de Contas da União (TCU) fiscalizar a aplicação de recursos públicos repassados pela União mediante convênio aos estados, ao Distrito Federal ou a município.
74. As ações de trabalhadores contra sindicatos são julgadas pela justiça comum, já que não haveria, nessa hipótese, relação de trabalho a atrair a competência da justiça trabalhista.
75. Os tribunais regionais do trabalho podem funcionar descentralizadamente, constituindo câmaras regionais, de forma a assegurar o pleno acesso do jurisdicionado à justiça em todas as fases do processo.
UnB/CESPE – TRT 9.a Região Caderno A – Cargo 1: Analista Judiciário – Área Administrativa – 3 – Aplicação em 11/11/2007 Acerca da organização, jurisdição e competência da Justiça do Trabalho, julgue os seguintes itens.
76. São órgãos da justiça do trabalho: o Tribunal Superior do Trabalho (TST), os tribunais regionais do trabalho (TRTs) e os juízes do trabalho.
77. O TST compõe-se de, no mínimo, vinte e sete ministros, nos termos da lei.
78. A supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus incumbe ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho, sem prejuízo das atribuições próprias de cada TRT.
79. Da mesma forma que o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, funciona junto ao TST, um conselho regional deve funcionar junto a cada TRT, para supervisionar as atividades orçamentárias, financeiras e administrativas da justiça do trabalho nas regiões específicas.
80. O Conselho Superior da Justiça do Trabalho e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho funcionam junto ao TST e são integrados, exclusivamente, por ministros deste Tribunal.
81. Os TRTs compõem-se de, no mínimo, oito juízes, garantida a representação de um quinto entre advogados e membros do Ministério Público do Trabalho, sendo a criação desses tribunais definida por lei complementar.
82. As varas do trabalho são criadas por lei estadual, conforme a necessidade de jurisdição trabalhista nas comarcas do estado.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
83. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar as causas em que estão envolvidos servidores públicos estaduais ou municipais, reservada a questão dos servidores estatutários apenas à justiça federal quanto aos servidores públicos federais.
84. Compete ao TRT processar e julgar os mandados de segurança impetrados contra atos dos juízes do trabalho integrantes da própria região.
85. Ao TRT compete processar e julgar os dissídios coletivos que ultrapassem os limites da jurisdição própria das varas do trabalho.
86. As varas do trabalho são os órgãos de primeira instância da Justiça do Trabalho, sendo a jurisdição pertinente exercida, em caráter singular, por juiz do trabalho.
87. Nos municípios onde não houver vara do trabalho, a jurisdição trabalhista, na forma da lei, será exercida por juiz de direito.
88. A Justiça do Trabalho detém competência para a execução de contribuições previdenciárias e para as de imposto de renda decorrentes das sentenças que proferir.
89. Observados o número de cargos e funções previsto em lei, cada TRT organiza suas secretarias e serviços auxiliares, assim como os das varas do trabalho que lhe são vinculadas.
Acerca da Constituição Federal, da aplicabilidade de suas normas e dos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens a seguir.
90. A regra que assegura o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer, é considerada norma constitucional de eficácia limitada.
91. A Constituição Federal assegura a inviolabilidade de dados e de comunicações telefônicas, salvo, nesse último caso, por ordem judicial, nas hipóteses de investigação criminal ou instrução processual penal. Logo, não há possibilidade de o juiz determinar a apreensão de disco rígido de computadores, mesmo quando houver indícios de crime.
Julgue os itens seguintes, a respeito da organização político-administrativa e da administração pública.
92. Compete privativamente à União legislar sobre direito processual do trabalho.
93. Considere-se que Pedro, professor titular em uma universidade federal e em uma faculdade particular, tenha sido aprovado no concurso público para o cargo de analista judiciário da área médica. Nessa situação, desde que haja compatibilidade de horários e não haja contrato de dedicação exclusiva em nenhum dos cargos públicos, não há impedimento para a posse de Pedro no novo cargo.
94. As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargos efetivos, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.
Julgue os próximos itens, referentes à organização dos poderes e às funções essenciais à justiça.
95. Compete privativamente à Câmara dos Deputados dispor quanto a organização, funcionamento e polícia da Casa, bem como a criação, transformação ou extinção de cargos, empregos e funções na sua esfera administrativa, além de fixar a remuneração de seus membros e servidores.
96. A atividade jurisdicional deve ser ininterrupta, sendo vedadas férias coletivas nos juízos e tribunais, inclusive superiores, devendo haver, nos dias em que não houver expediente forense normal, juízes em plantão permanente.
97. Ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho compete, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da justiça do trabalho de primeiro e segundo graus, sendo ele órgão central do sistema, cujas decisões têm efeito vinculante.
98. O exercício de atividade político-partidária é permitido aos membros do Ministério Público do Trabalho.
UnB/CESPE – TRT 9.a Região Caderno F – Cargo 4: Analista Judiciário – Área Judiciária – 3 – Aplicação em 11/11/2007
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
Acerca da organização, da jurisdição e da competência da Justiça do Trabalho, julgue os seguintes itens.
99. São órgãos da Justiça do Trabalho o Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal Superior do Trabalho (TST), os tribunais regionais do trabalho (TRTs) e os juízes do trabalho.
100. Os tribunais do trabalho são compostos por juízes togados e juízes classistas. Estes últimos representam as categorias econômicas e profissionais, em representação paritária.
101. Junto ao TST, funcionam o Conselho Superior da Justiça do Trabalho e a Escola Nacional da Magistratura do Trabalho.
102. Os TRTs, que têm sua criação definida por lei, compõem-se de, no mínimo, sete juízes, garantida a representação de um quinto dentre advogados e membros do Ministério Público do Trabalho.
103. As varas do trabalho serão criadas por lei, com jurisdição exercida por juiz do trabalho, titular ou substituto, singularmente, mas, nas comarcas em cuja sede não houver vara do trabalho instalada, os juízes de direito exercerão a jurisdição trabalhista, com recurso de suas sentenças em matéria trabalhista para o respectivo TRT.
104. A Justiça do Trabalho tem competência para processar e julgar as causas envolvendo as relações de trabalho, além das matérias que envolvam dissídios coletivos, greve, representação sindical, indenizações derivadas da relação de trabalho, exame judicial das penalidades administrativas impostas pela fiscalização do trabalho e execução das contribuições previdenciárias pertinentes às sentenças que proferir, podendo ter acrescidas outras competências por lei, quando a controvérsia se coligar à relação de trabalho ou dela decorrer.
105. O Ministério Público do Trabalho exerce função essencial à justiça, por isso os procuradores do trabalho podem ser promovidos a integrar os tribunais do trabalho nas vagas reservadas ao respectivo quinto constitucional.
Julgue os itens subseqüentes no referente a aplicação, vigência e eficácia das normas constitucionais e do controle de constitucionalidade.
106. Para o STF, decisão proferida nos autos do mandado de injunção poderá, desde logo, estabelecer a regra do caso concreto, de forma a viabilizar o exercício do direito a liberdades constitucionais, a prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania, afastando as conseqüências da inércia do legislador.
107. Concedida medida liminar nos autos de uma ação de argüição de descumprimento a preceito fundamental (ADPF), poderá o STF determinar a suspensão dos processos em curso ou os efeitos das decisões judiciais já proferidas, inclusive da coisa julgada, que apresentem relação com a matéria objeto dessa ADPF.
Julgue os itens seguintes, relativos a direitos e garantias fundamentais.
108. Os direitos e garantias fundamentais não se aplicam às relações privadas, mas apenas às relações entre os brasileiros ou os estrangeiros residentes no país e o próprio Estado.
109. O exame psicotécnico pode ser exigido em concurso público, desde que assim preveja o edital.
110. O habeas corpus não é medida idônea para impugnar decisão judicial que autoriza a quebra de sigilo bancário em procedimento criminal, já que não há, na hipótese, risco direto e imediato de constrangimento ao direito de liberdade.
Julgue os itens que se seguem, quanto à organização político-administrativa da República Federativa do Brasil.
111. Compete aos municípios promover, no que couber, o adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano.
112. Compete aos estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.
Julgue os seguintes itens, acerca dos poderes e das funções essenciais à justiça.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
113. Compete ao próprio TRT a iniciativa de elaborar projeto de lei que disponha sobre planos de cargos e salários dos seus membros e de seus auxiliares.
114. Mandado de segurança impetrado contra o Procurador- Geral do Trabalho por servidor público estatutário da própria Procuradoria deverá ser julgado pela justiça federal de primeira instância.
UnB/CESPE – TRT 9.a Região Caderno L - Cargo 6: Técnico Judiciário – Área Administrativa – 3 – Aplicação em 11/11/2007 Julgue os itens a seguir.
115. São órgãos da justiça do trabalho: o Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal Superior do Trabalho (TST), os tribunais regionais do trabalho e as varas do trabalho.
116. O TST compõe-se de 27 ministros.
117. Cada estado e o Distrito Federal possuem um Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
118. Os TRTs são compostos por, no mínimo, 7 juízes, garantida a representação de um quinto a procuradores do trabalho e a advogados; os demais são juízes do trabalho de primeiro grau, promovidos, alternadamente, por antiguidade e por merecimento.
119. Os juízes do trabalho exercem jurisdição, singularmente, nas varas do trabalho criadas por lei.
120. As varas do trabalho podem funcionar em caráter itinerante, situação em que podem ultrapassar os limites territoriais da respectiva jurisdição.
121. Ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho, que funciona junto ao TST, cabe a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e de segundo graus.
122. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar as ações oriundas da relação de trabalho, salvo quando essas envolverem, como parte, a administração pública, seja federal, estadual, distrital ou municipal.
123. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar as causas que envolvam representação sindical.
124. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho, exceto quando se tratar de mandado de segurança.
125. Competem aos tribunais do trabalho processar e julgar os dissídios coletivos apenas quando os trabalhadores estiverem em greve.
Acerca dos direitos dos trabalhadores, sobretudo os considerados na Constituição Federal de 1988, julgue os seguintes itens.
126. O salário mínimo é fixado por lei federal, consoante as peculiaridades de cada região do País, e deve observar valor capaz de atender às necessidades vitais básicas do trabalhador e de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustamentos periódicos que preservem seu poder aquisitivo, sendo vedada a vinculação para fins de correção de preços.
127. O salário é irredutível, exceto quando assim estipulado em acordo entre as partes, considerada alguma compensação com outro direito.
128. O repouso semanal remunerado deverá, necessariamente, recair em domingos, exceto se o trabalhador tiver religião ou crença que lhe exija o descanso em outro dia da semana.
129. O trabalhador terá direito a férias anuais remuneradas com adicional de, pelo menos, um terço do valor do salário normal.
130. A jornada de trabalho não poderá exceder a oito horas diárias nem a quarenta e quatro horas semanais, devendo a remuneração das horas extras ser de, no mínimo, 50% do valor da hora normal, exceto quando se tratar de hora extra laborada à noite, quando será remunerada em, pelo menos, 100% do valor da hora normal.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
131. A licença à gestante tem a duração de cento e vinte dias, sem prejuízo do salário e do emprego pelo período desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.
132. O aviso prévio será concedido ao empregado para busca de nova colocação de trabalho, com antecedência de pelo menos sete dias da dispensa, ou indenização correspondente ao período devido de redução da jornada.
133. A indenização por danos morais ou materiais, decorrentes de acidente de trabalho, devida pelo empregador ao empregado, depende, necessariamente, da demonstração do dolo patronal para sua ocorrência.
134. O trabalhador pode propor ação referente a créditos decorrentes da relação de trabalho até o prazo de dois anos após o fato que enseja o pedido.
135. Todo trabalhador tem direito, de modo gratuito, a assistência concernente a creche e pré-escola aos filhos e dependentes, desde o nascimento até quando completarem 5 anos de idade.
Em relação aos princípios fundamentais da Constituição da República e da aplicação das normas constitucionais, julgue os itens que se seguem.
136. Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa são fundamentos da República Federativa do Brasil.
137. Norma constitucional de eficácia contida é aquela que, sendo auto-aplicável, autoriza a posterior restrição por parte do legislador infraconstitucional.
Julgue os itens seguintes, no referente a direitos e garantias fundamentais.
138. Considere que Márcio, oficial de justiça, de posse de mandado judicial, tenha que fazer a citação de Antônio em uma ação penal. Nessa situação hipotética, havendo autorização judicial para que Márcio faça a citação em qualquer horário, não se configurará violação ao domicílio se Márcio ingressar na residência de Antônio no sábado à noite e efetuar a citação, mesmo sem a concordância dos moradores.
139. O instrumento processual adequado para cassar ato de autoridade que venha a violar direito líquido e certo da pessoa do impetrante é o mandado de segurança ou a ação popular.
Julgue os itens a seguir, acerca da organização político-administrativa da República Federativa do Brasil.
140. A instituição das diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transporte urbano, é de competência dos municípios.
141. No âmbito da legislação concorrente e diante da inexistência de normas gerais, a competência legislativa dos estados e do Distrito Federal é plena.
Quanto aos poderes, julgue os próximos itens.
142. Um projeto de lei federal decorrente de iniciativa popular deve ser apresentado perante a Câmara dos Deputados, desde que preenchidos os requisitos constitucionais.
143. O presidente da República tem competência para, por meio de decreto, extinguir cargos públicos que eventualmente estejam sendo ocupados por servidores não-estáveis.
144. Às defensorias públicas da União e dos estados são asseguradas autonomia funcional e administrativa bem como a iniciativa de sua proposta orçamentária, dentro dos limites traçados pela Constituição Federal.
UnB/CESPE – TCU Caderno A – Cargo: Analista de Controle Externo (Todas as áreas) – Aplicação 29/09/2007 Julgue os itens seguintes, acerca das regras constitucionais sobre o controle externo.
145. O Tribunal de Contas da União (TCU) aprecia a legalidade do ato concessivo de aposentadoria e, encontrando-se este em conformidade com a lei, procede a seu registro. Essa apreciação é competência exclusiva do TCU e visa ordenar o registro do ato, o que torna definitiva a aposentadoria, nos termos da lei. Entretanto, se, na apreciação do ato,
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
detectar-se ilegalidade, não compete ao TCU cancelar o pagamento da aposentadoria, inclusive para respeitar o princípio da segregação.
146. De acordo com a Constituição Federal, o controle externo é competência do Congresso Nacional, responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária e operacional da administração indireta, bem como por fiscalizar, por intermédio do TCU, a prestação de contas das pessoas ou empresas que não pertençam à administração pública.
147. Considere que o TCU, ao proceder a fiscalização da construção de uma rodovia federal, verifique ilegalidade, sobre-preço da obra, bem como pendências de implementação de medidas anteriores, por ele determinadas. Nesse caso, o TCU deverá sustar a execução do ato impugnado e comunicar a decisão à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal.
148. Todas as manifestações das cortes de contas têm valor e força coercitiva, entretanto, só os acórdãos condenatórios têm eficácia de título executivo, ou seja, unicamente os processos de contas, abrangendo tanto as contas anuais quanto as contas especiais, podem ser julgados, ensejando a constituição de título executivo e podem ter como efeito a produção de coisa julgada.
149. A função judicante é expressa quando o TCU exerce a sua competência infraconstitucional de julgar as contas de gestão dos administradores públicos. Entretanto, no tocante às prestações de contas apresentadas pelo governo federal, compete ao TCU apenas apreciá-las e emitir parecer prévio, já que compete ao Congresso Nacional julgá-las, com base na emissão do parecer emitido pela comissão mista permanente de senadores e deputados.
Tendo em vista a aplicação dos diversos critérios de classificação das constituições ao modelo brasileiro de 1988, julgue os itens a seguir.
150. A Constituição Federal de 1988 (CF) é considerada pela maior parte da doutrina constitucionalista como uma constituição rígida. Há, no entanto, visão que — atentando para o fato de a CF ter um núcleo imutável, que não se submete a modificações nem mesmo por emenda — a classifica como super-rígida.
151. Por expressar apenas as regras básicas de organização do Estado e os preceitos referentes aos direitos fundamentais, a CF é considerada como uma constituição analítica.
152. Quanto à forma, a CF é uma constituição escrita, pois se acha consolidada em usos e costumes, convenções e textos esparsos, bem como na jurisprudência formada sobre os temas constitucionais.
A respeito do poder constituinte de reforma, julgue os itens subseqüentes.
153. O poder de reforma inclui tanto o poder de emenda como o poder de revisão do texto constitucional.
154. O poder de reforma é criado pelo poder constituinte originário e se confunde com ele ao estabelecer o procedimento a ser seguido para as alterações constitucionais e as limitações a serem observadas.
155. O poder de reforma recebe, doutrinariamente, as mais diferentes denominações, sendo seus sinônimos as expressões poder constituinte derivado ou poder constituinte de segundo grau.
156. No Brasil, o poder de emendar a Constituição só se concretiza quando a proposta de emenda reúne, entre outros requisitos, o voto favorável de três quintos dos membros de cada casa do Congresso Nacional e em dois turnos de votação em cada uma delas.
Como no Estado Federal há mais de uma ordem jurídica incidente sobre um mesmo território e sobre as mesmas pessoas, impõe-se a adoção de mecanismo que favoreça a eficácia da ação estatal, evitando conflitos e desperdício de esforços e recursos. A repartição de competências entre as esferas do federalismo é o instrumento concebido para esse fim. Gilmar Ferreira Mendes, Inocêncio Mártires Coelho e Paulo Gustavo Gonet Branco. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva, 2007. Julgue os próximos itens, acerca da repartição de competências e da organização do Estado brasileiro.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
157. Ao lado da repartição de competências, que consiste na atribuição, pela Constituição Federal, a cada ente federado, de uma matéria que lhe seja própria, há a repartição de rendas, cujo objetivo é assegurar a autonomia dos entes federados.
158. Com relação à repartição de competências administrativas entre a União e os estados-membros, adotou-se a técnica da competência remanescente, segundo a qual aos estados-membros são reservadas as competências que não sejam da União e do DF. Quanto às competências dos municípios, essas são comuns a estes e aos estados-membros.
159. Em matéria legislativa, a repartição de competência chamada remanescente ou reservada dos estados corresponde àquela em que a competência estadual é decorrente da delegação pela União, por meio de lei complementar.
Julgue os itens que seguem, relativos a medidas provisórias (MPs).
160. As MPs produzem, ao serem editadas, pelo menos dois efeitos: o efeito inovador da ordem jurídica e o efeito provocador do Congresso Nacional para que este delibere sobre o assunto.
161. É possível regular por MP matéria que a Constituição reserva à iniciativa legislativa exclusiva dos Poderes Legislativo ou Judiciário ou mesmo a outros órgãos como o Ministério Público e o tribunal de contas, pois não há, quanto a isso, vedação constitucional explícita.
162. Um conceito válido de MP é aquele que a entende como um ato normativo primário, sob condição resolutiva, de caráter excepcional no quadro da separação dos poderes.
163. O Poder Judiciário não detém competência para exercer crítica sobre o juízo de existência dos pressupostos da MP, pois eles são discricionários.
Com referência ao Sistema Tributário Nacional e aos princípios da ordem orçamentária, julgue os itens a seguir.
164. O princípio da estrita legalidade tributária deriva do princípio da legalidade, em sentido amplo, e atende ao postulado da segurança jurídica.
165. O princípio da legalidade orçamentária é uma projeção do princípio da legalidade visto sob a sua feição genérica e postula que o ordenador de despesas só pode fazer aquilo que a lei orçamentária permite.
166. O princípio da unidade orçamentária, mais recentemente, foi relativamente esvaziado, passando-se a admitir a existência de orçamentos setoriais, que, afinal, podem ser consolidados em um único documento que permita a visão geral do conjunto das finanças públicas. Diante de tal mudança, hoje já é possível falar-se em um princípio da totalidade.
167. O princípio do não-confisco, em matéria tributária, permite que sejam expropriados os bens utilizados na produção ou no tráfico de entorpecentes e drogas afins.
168. De acordo com o princípio do orçamento bruto, as receitas e despesas públicas devem constar da lei orçamentária, de forma a possibilitar que nela se incluam apenas saldos positivos ou negativos resultantes do confronto entre as receitas e as despesas de determinado serviço público.
169. O princípio do equilíbrio orçamentário permanece, no Brasil, como norma de hierarquia constitucional.
Acerca dos princípios constitucionais que informam o direito administrativo, julgue os próximos itens.
170. A probidade administrativa é um aspecto da moralidade administrativa que recebeu da Constituição Federal brasileira um tratamento próprio.
171. A declaração de sigilo dos atos administrativos, sob a invocação do argumento da segurança nacional, é privilégio indevido para a prática de um ato administrativo, pois o princípio da publicidade administrativa exige a transparência absoluta dos atos, para possibilitar o seu controle de legalidade.
172. A administração pública responde civilmente pela inércia em atender uma situação que exige a sua presença para evitar uma ocorrência danosa. Exemplo disso é a situação em que há demora do Estado em colocar um pára-raios em uma escola localizada em área com grande incidência de raios, o que leva a uma catástrofe, ao serem as crianças atingidas por um relâmpago em dia chuvoso. Nesse caso, o princípio da eficiência, que exige da
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
administração rapidez, perfeição e rendimento, deve incidir no processo de responsabilização do gestor público.
173. O atendimento do administrado em consideração ao seu prestígio social angariado junto à comunidade em que vive não ofende o princípio da impessoalidade da administração pública.
UnB/CESPE – TCU Caderno BRAVO – Cargo: Técnico de Controle Externo – Aplicação 29/09/2007 Julgue os itens a seguir, acerca do papel constitucional do Tribunal de Contas da União (TCU).
174. O TCU deve auxiliar o Congresso Nacional no exercício do controle externo e da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta.
175. Os ministros do TCU, por integrarem o Poder Judiciário, detêm as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos ministros do Superior Tribunal de Justiça.
176. O TCU pode, no exercício de suas atribuições, apreciar a constitucionalidade das leis e dos atos do poder público.
177. A Constituição Federal estabelece que qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o TCU.
178. Qualquer pessoa, física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária está obrigada constitucionalmente a prestar contas ao TCU.
Acerca dos direitos sociais, julgue os itens subseqüentes.
179. Os direitos sociais, de estatura constitucional, correspondem aos chamados direitos de segunda geração. Entre esses direitos, incluem-se a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados.
180. Em capítulo próprio da Constituição Federal, é apresentado o rol de todos os direitos sociais a serem considerados no texto constitucional.
Julgue os próximos itens, a respeito dos fundamentos, objetivos e princípios da Constituição Federal de 1988.
181. O pluralismo político que fundamenta a República Federativa do Brasil é conceito relacionado exclusivamente ao pluralismo partidário.
182. O princípio da dignidade da pessoa humana, por ser uma proposição geral, de caráter fluido, carece de densidade normativa apta a ensejar a possibilidade de sua utilização como fundamento de decisão judicial.
183. Um dos preceitos constitucionais estabelece que a República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos das Américas do Sul, Central e do Norte, visando à formação de uma comunidade de nações americanas.
Julgue os itens a seguir, acerca da organização administrativa da União.
184. Na organização administrativa da União, o ente político é a pessoa jurídica de direito público interno, ao passo que os entes administrativos recebem atribuição da própria Constituição para legislar, tendo plena autonomia para exercer essa função.
185. A administração direta é o conjunto de órgãos que integram a União e exercem seus poderes e competências de modo centralizado, ao passo que a administração indireta é formada pelo conjunto de pessoas administrativas, como autarquias e empresas públicas, que exercem suas atividades de forma descentralizada.
186. As entidades paraestatais, pessoas jurídicas de direito privado, não-integrantes da administração direta ou indireta, colaboram para o desempenho do Estado nas atividades de interesse público, de natureza não-lucrativa.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
187. Para a criação de uma autarquia, é exigido o registro do seu estatuto em cartório competente.
188. As empresas públicas e as sociedades de economia mista são pessoas jurídicas de direito privado.
No que concerne aos servidores públicos e ao tratamento constitucional e legal dado a esses servidores, julgue os próximos itens.
189. Em decorrência do princípio da organização legal do serviço público, somente por meio de lei podem ser criados cargos, empregos e funções públicas.
190. A norma constitucional que concede aos servidores públicos civis o direito de greve é uma norma de eficácia limitada.
UnB/CESPE – SEJUS / ES Caderno A – Cargo 1: Agente Penitenciário – Aplicação em 18/03/2007 Acerca do direito constitucional, julgue os itens a seguir.
191. A Constituição Federal (CF) considera brasileiros natos apenas aqueles nascidos no Brasil.
192. No Brasil, o voto é facultativo para os cidadãos maiores de 70 anos de idade.
193. A CF veda expressamente a proteção legal a uniões estáveis entre cidadãos do mesmo sexo.
194. Seria inconstitucional uma lei que restringisse a gratuidade do ensino público às pessoas com renda familiar inferior a dois salários-mínimos.
195. Por força constitucional, o ensino religioso nas escolas públicas é obrigatório e deve limitar-se ao ensino das religiões cristãs, pois o cristianismo é a religião oficial do Brasil.
196. Por força constitucional, havendo divergência entre a posição do pai e a da mãe acerca de questões relativas à educação dos filhos, deve prevalecer a orientação paterna.
Acerca do que dispõe a CF a respeito de crimes e tratamento dos presos, julgue os itens seguintes.
197. Por força constitucional, são inafiançáveis os crimes de racismo e de tortura.
198. Enquanto dura a pena de reclusão, ficam suspensos os direitos constitucionais do preso.
199. Respondem pelo crime de tortura tanto as pessoas que a praticam quanto as que, podendo evitá-la, se omitem.
200. O Estado brasileiro deve assegurar às presidiárias as condições necessárias para que possam permanecer com os seus filhos durante o período de amamentação.
201. Para serem resguardados os agentes policiais e os delegados de polícia contra eventuais retaliações por parte das pessoas que eles prendem, os presos não têm direito à identificação dos responsáveis pela sua prisão.
Acerca do Estado brasileiro e do estado do Espírito Santo, julgue os itens subseqüentes.
202. O Espírito Santo é um órgão da União e, por isso, é subordinado à Presidência da República.
203. As secretarias de estado do Espírito Santo são órgãos da administração direta estadual.
204. O Poder Executivo do Espírito Santo é chefiado pelo governador desse estado.
205. O Brasil adota o sistema presidencialista de governo, no qual a chefia do Estado e a chefia do governo federal são exercidos pela mesma pessoa.
206. O governador e os deputados estaduais do Espírito Santo são agentes públicos.
Acerca dos princípios preceituados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na previsão constitucional correlata, julgue os seguintes itens.
207. A consagração do princípio da presunção de inocência estabelece que ninguém deve ser considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Assim, o acusado em processo criminal, desde que primário e com bons antecedentes, não poderá ser submetido a qualquer tipo de prisão cautelar antes de sentença condenatória definitiva.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
208. A CF, ao proclamar o respeito à integridade física e moral dos presos, consagra conservação de todos os direitos fundamentais reconhecidos à pessoa livre, com exceção, obviamente, dos incompatíveis com a condição peculiar de preso.
De acordo com os dispositivos constitucionais referentes aos direitos humanos e às regras mínimas estabelecidas pela ONU acerca do tratamento dos presos, assinale os próximos itens.
209. Considere que o diretor de determinado estabelecimento prisional, ao assumir o cargo, expediu regulamento de natureza interna, proibindo os cultos religiosos e a posse de livros de instrução religiosa. Em relação à proibição imposta, é correto afirmar que ela não atenta contra nenhuma regra ou preceito constitucional, considerando-se o caráter laico do Estado brasileiro.
210. Nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido em virtude da herança.
211. A CF prevê a pena de prisão perpétua para os casos de reincidência na prática de crimes hediondos e de caráter militar.
212. O direito à propriedade material ou imaterial é restringido absolutamente ao preso, visto que ele não poderá, mesmo que temporariamente, exercer alguns direitos relativos a proprietários.
UnB/CESPE – SEGER Cargo 1: Analista Administrativo e Financeiro – Formação: Administração – Aplicação 21/10/2007 Julgue os itens a seguir.
213. O servidor público eleito para o cargo de vereador poderá, caso haja compatibilidade de horários, acumular o exercício da vereança com o de seu cargo, emprego ou função públicos.
214. No Brasil, a forma federativa de Estado constitui cláusula pétrea insuscetível de abolição por meio de reforma constitucional.
215. O controle de legalidade das leis municipais, em face da lei orgânica do município, deve ser realizado pelo tribunal de justiça do estado.
216. A comissão parlamentar de inquérito possui poderes investigatórios e, investida desse poder, pode determinar a violação de domicílio para serem realizadas a busca e a apreensão de documentos que possam elucidar as investigações.
217. A Constituição Federal garante o direito à propriedade. Contudo, a utilização e o desfrute do bem devem ocorrer de acordo com a conveniência social da utilização da coisa, ou seja, o direito do dono deve ajustar-se aos interesses da sociedade.
218. Compete à União e aos estados desapropriar imóveis rurais, por interesse social e para fins de reforma agrária.
Com relação a formas e sistemas de governo, julgue o item seguinte.
219. No sistema parlamentarista de governo, existe distinção entre o chefe de Estado e o chefe de governo. A chefia do Estado é exercida pelo presidente da República, e a chefia do governo, pelo primeiro ministro.
Relativamente ao Sistema Tributário Nacional, julgue os itens que se seguem.
220. As taxas servem ao financiamento de serviços públicos específicos e divisíveis, como, por exemplo, o de iluminação pública.
221. Os impostos federais previstos na Constituição Federal sobre os quais incide a anterioridade normal (ou seja, a não mitigada), se criados em 1.º de dezembro, podem ser cobrados a partir de 1.º de janeiro do ano seguinte.
222. Para uma obrigação ser tributo, é indispensável que seja cobrada por entes públicos ou por suas autarquias.
223. Há taxas que independem da prestação de serviços públicos específicos e divisíveis.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
224. É intransferível a competência para fiscalizar o pagamento de tributos.
225. Em regra, o crédito tributário nasce em momento posterior ao fato gerador da obrigação tributária.
UnB/CESPE – SEGER Cargo 5: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – Aplicação 21/10/2007 Julgue o item seguinte, acerca dos atos e dos poderes administrativos.
226. O Poder Judiciário pode analisar e rever o mérito de um ato administrativo.
Julgue os itens a seguir, relativos a formas e sistemas de governo, organização dos poderes, agentes públicos e administração direta e indireta.
227. A Emenda Constitucional n.º 19/1998, que trata da reforma administrativa, introduziu os entes de cooperação, ou paraestatais, denominados de 3.º setor, que fazem parte da administração pública indireta.
228. Autarquia é uma pessoa jurídica de direito público, que compõe a administração indireta e é criada para a prestação de serviço público que constitua atividade típica de Estado.
229. Agentes delegados são particulares que recebem a incumbência de executar atividade, obra ou serviço público e realizam a missão em nome próprio, por sua conta e risco, sob a permanente fiscalização do poder delegante.
230. No sistema parlamentarista, os ministros de Estado são integrantes do Poder Executivo, juntamente com o primeiro-ministro, e respondem conjuntamente pelos atos que este venha a praticar.
231. Um dos requisitos para que uma pessoa possa se candidatar a uma vaga de deputado federal é ser brasileiro nato.
232. No Congresso Nacional, a reunião conjunta é aquela em que o quorum de votação é verificado em cada casa do Congresso isoladamente, enquanto, na reunião unicameral, o quorum é verificado nas duas casas conjuntamente.
Julgue o item abaixo, a respeito da organização dos poderes.
233. 52 Compete à justiça estadual processar e julgar um prefeito por desvio de verba transferida do estado e incorporada ao patrimônio municipal.
Relativamente ao Sistema Tributário Nacional, julgue os itens que se seguem.
234. Apesar de os sindicatos serem entidades de natureza privada, as contribuições compulsórias da categoria se submetem a regras de direito tributário.
235. Um tributo submetido ao princípio da anterioridade nonagesimal (ou mitigada) e criado em 1.o de setembro de 2007 (data da publicação da lei) somente pode ser cobrado a partir de 1.o de janeiro de 2008.
236. Considere que uma obrigação pecuniária compulsória tenha sido instituída por meio de medida provisória. Nesse caso, é correto afirmar que a referida obrigação não é um tributo.
237. As contribuições de melhoria são tributos vinculados à construção de obras públicas.
238. A União não pode delegar aos estados a competência para criar tributos.
239. O sujeito ativo do tributo pode se revestir tanto da forma de contribuinte como de responsável.
Com relação à administração orçamentária e financeira, julgue o item.
240. De acordo com a Constituição Federal de 1988, para efeito de previsão ou estimativa da receita, a lei que institua ou aumente tributo deve ser aprovada antes do início do exercício. A despeito disso, a lei orçamentária da União tem feito constar receitas condicionadas.
UnB/CESPE – SEBRAE/AC Caderno ALFA - Cargo 4: Analista de Pedagogia – Aplicação 07/10/2007 Julgue os itens seguintes, de acordo com a Constituição Federal (CF) de 1988, denominada Constituição Cidadã.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
241. A dignidade da pessoa humana é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil.
242. A prevalência dos direitos humanos é um dos objetivos da República.
243. A erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais e regionais foram estipuladas como fundamento da República.
244. O princípio de promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, de raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, deve orientar o Brasil em suas relações internacionais.
245. A construção de uma sociedade livre, justa e solidária bem como a busca de soluções pacíficas para os conflitos constituem objetivos fundamentais expressos na CF.
A Emenda Constitucional n.º 53, de 19 de dezembro de 2006, estabeleceu as bases constitucionais para a implementação da política educacional responsável, entre outras ações, pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Com relação às disposições dessa emenda constitucional, julgue os itens que se seguem.
246. Fica estabelecido piso salarial profissional unificado por região para os profissionais da educação escolar pública.
247. Fica instituída a educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças com idade de zero a seis anos de idade.
248. Determina-se que a educação básica pública deve atender, prioritariamente, ao ensino a distância.
249. Ficam garantidos a todos os profissionais da educação das redes públicas e privadas de educação básica plano de carreira e ingresso por concurso público de provas e títulos.
250. Os docentes passam a ser categorizados como profissionais da educação básica.
CESPE – PETROBRAS – Cargo 2: Advogado (a) Júnior – Caderno Delta Em ação judicial impetrada contra a empresa Gama Ltda., a PETROBRAS S.A. requereu que uma lei de 1990 incidisse retroativamente para atingir contrato de prestação de serviços firmado entre si e a empresa Gama, de modo a fixar novos parâmetros de reajustes de preços, diferentes daqueles que foram originalmente pactuados no contrato. Acerca dessa situação hipotética e dos parâmetros de interpretação constitucional que se devem aplicar quando se discute o ato jurídico perfeito, julgue os itens a seguir.
251. No ordenamento jurídico vigente, a legislação infraconstitucional, ainda quando de ordem pública, não pode retroagir para alcançar ato jurídico perfeito.
252. Na hipótese considerada, tem-se um exemplo de retroação, ou seja, uma circunstância em que se pretende aplicar de imediato uma lei nova para alcançar os efeitos futuros de fatos passados. Nesse caso, está-se diante da retroatividade mínima.
Sob a égide da Constituição Federal de 1937, foi editada, em conformidade material e formal com a ordem constitucional então vigente, um decreto-lei, no ano de 1938, que regulou o setor de combustíveis.
Após promulgada a Constituição Federal de 1988 (CF), e antes que fosse editada a lei regulamentadora, na forma prevista no art. 238 da CF, que determinou que a lei ordenará a venda e revenda de combustíveis de petróleo, álcool carburante e outros combustíveis derivados de matérias-primas renováveis, respeitados os princípios da Constituição, o Ministério de Minas e Energia publicou uma portaria que, fazendo remissão ao supracitado decreto-lei de 1938 e tendo a finalidade explícita de combater o comércio clandestino de combustíveis estranhos à natureza do negócio por ele desempenhado, proibiu que os transportadores-revendedores-retalhistas vendessem gás liquefeito, petróleo, gasolina e álcool combustível. Os referidos transportadores revendedores-retalhistas desempenham atividade considerada de utilidade pública, que compreende a aquisição de combustíveis a granel, de óleos lubrificantes e de graxas envasados, o armazenamento, o transporte, a revenda a retalho
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
com entrega ao consumidor e o controle de qualidade e a assistência técnica ao consumidor quando da comercialização de combustíveis. Com referência à situação acima descrita, bem como aos princípios constitucionais e à doutrina do direito administrativo pertinentes, julgue os itens que se seguem.
253. O exercício de qualquer atividade econômica pressupõe o atendimento aos requisitos legais e às limitações impostas pela administração no regular exercício de seu poder de polícia, principalmente quando se trata de distribuição de combustíveis, setor essencial para a economia moderna.
254. Na situação descrita, o Ministério de Minas e Energia utilizou competência prevista constitucionalmente para regulamentar o setor de combustíveis. O decreto-lei que foi editado em conformidade com a Constituição de 1937 apresenta-se como um diploma legal válido para regular o setor de combustíveis na ordem constitucional de 1988, enquanto inexistente a lei regulamentadora prevista no art. 238 da CF.
Julgue os itens que se seguem, acerca do processo legislativo brasileiro.
255. A iniciativa de projetos de lei que disponham sobre vantagem pessoal concedida a servidores públicos cabe tanto ao chefe do Poder Executivo, quanto à Câmara dos Deputados ou ao Senado Federal.
256. É de competência exclusiva do Poder Legislativo iniciar o processo legislativo das matérias pertinentes ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias e aos orçamentos anuais.
Julgue os itens subseqüentes.
257. O conceito de constituição moderna corresponde à idéia de uma ordenação sistemática e racional da comunidade política por meio de um documento escrito no qual se declaram as liberdades e os direitos e se fixam os limites do poder político. Esse conceito de constituição é também conhecido como conceito oriental de constituição.
258. Entre as correntes de interpretação constitucional, pode-se apontar uma bipolaridade que se concentra entre as correntes interpretativistas e não interpretativistas das constituições. As correntes interpretativistas se confundem com o literalismo e permitem ao juiz que este invoque e aplique valores e princípios substantivos, como a liberdade e a justiça contra atos da responsabilidade do Poder Legislativo em desconformidade com a constituição.
259. O princípio de interpretação constitucional conhecido como princípio do efeito integrador impõe a coordenação e a combinação dos bens jurídicos em conflito, de forma a evitar o sacrifício total de uns em relação aos outros.
260. Segundo o método jurídico de Forsthoff, a interpretação da constituição não se distingue da interpretação de uma lei e, por isso, para se interpretar o sentido da lei constitucional, devem-se utilizar as regras tradicionais da interpretação.
A CF, de forma inovadora, previu um capítulo específico para o meio ambiente, além de ter tratado dele em diferentes dispositivos ao longo do texto constitucional. A respeito desse assunto, da política nacional do meio ambiente estabelecida na legislação infraconstitucional e das competências em matéria ambiental, julgue os itens a seguir.
261. O meio ambiente é um bem de uso comum do povo, portanto, todas as áreas ambientalmente protegidas são públicas.
262. A competência para fiscalizar a aplicação das normas ambientais é privativa da União.
263. A CF em seus artigos separa a competência material da competência legislativa para trato do meio ambiente.
264. A CF previu que lei complementar disciplinasse a política nacional do meio ambiente, razão pela qual foi recepcionada a Lei n.º 6.938/1981.
CESPE – TRF 5ª Região – Juiz Federal Substituto – Aplicação: 05/08/2007 (51 a 75 – 15 a 39)
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
Julgue os itens subseqüentes, relativos a competências dos poderes, processo legislativo e prerrogativa de foro.
265. Em face de decisão de magistrado de primeira instância que tenha recebido denúncia criminal contra parlamentar federal, pode este ajuizar reclamação no STF, por usurpação de competência dessa corte.
266. As hipóteses definidoras da competência do STF resultam de disciplina constitucional, razão por que é defeso à atividade legislativa ordinária ampliá-las de forma a abarcar ações penais que envolvam ex-autoridades e ações de improbidade.
267. O STF sufragou entendimento segundo o qual lei ordinária pode equiparar certos cargos de natureza especial ao de ministro de Estado e, assim, garantir aos seus ocupantes a mesma prerrogativa de foro criminal prevista para este.
268. Parlamentares federais, por serem agentes políticos, não respondem por improbidade administrativa, mas por crime de responsabilidade em ação a ser proposta perante o STF.
Considerando a evolução na interpretação e concretização dos direitos e das garantias individuais no âmbito da jurisdição constitucional das liberdades, julgue os itens a seguir.
269. Segundo o STF, a lei pode estender a gratuidade do registro civil de nascimento e da certidão de óbito a todos, independentemente da condição econômica do requerente, o que significa dizer que os cartórios, na qualidade de delegados do poder público, não têm direito absoluto à percepção de emolumentos por todos os serviços prestados.
270. O STF, seguindo o pensamento delineado pelo STJ, pacificou jurisprudência no sentido de que o princípio constitucional da inocência não abrange o direito de o réu condenado a pena privativa de liberdade manter-se solto em razão da interposição dos recursos especial ou extraordinário, pois a estes a lei não atribui efeito suspensivo, sendo, portanto, devida a expedição do mandado de prisão após o esgotamento da via recursal ordinária, como efeito da condenação.
271. O STF, em sua mais nova composição, reavaliando a constitucionalidade da prisão civil no ordenamento jurídico pátrio, ratificou a posição até então adotada pela corte no sentido de ser a constrição plenamente cabível à luz da Constituição Federal — seja em decorrência de inadimplemento da prestação alimentícia, seja em razão do depósito infiel e até mesmo da alienação fiduciária convertida em depósito — porque o Pacto de San José tem status de legislação ordinária, inábil, pois, para reformar o paradigma constitucional.
272. A matéria acerca dos efeitos da decisão no mandado de injunção não está solucionada em definitivo no âmbito do STF. Controverte-se a possibilidade de a prestação jurisdicional não se limitar à declaração da mora legislativa, mas de assegurar, no caso concreto, o exercício do direito pleiteado, bem assim de fixar prazo ao órgão do qual emana a omissão.
273. Dadas as repercussões de caráter geral e abstrato da decisão proferida na argüição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), o STF vem entendendo ser inadmissível a concessão de medida liminar no respectivo processo.
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao controle interno ou externo da magistratura e do Ministério Público.
274. Os mandados de segurança contra ato do Conselho Nacional do Ministério Público são processados e julgados no STJ.
275. Dado que o Conselho Nacional de Justiça tem estatura constitucional e se destina ao controle administrativo, financeiro e disciplinar do Poder Judiciário, todos os seus membros e órgãos, incluindo-se o STF, a ele estão subordinados.
276. De acordo com o STF, não se compreende na autonomia dos estados-membros competência constitucional para instituir conselho destinado ao controle da atividade administrativa e financeira da respectiva justiça.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
277. A Emenda Constitucional n.º 45/2004 mitigou a garantia da vitaliciedade dos magistrados, uma vez que previu a possibilidade de perda do cargo de magistrado por decisão da maioria absoluta dos membros do Conselho Nacional de Justiça.
278. O STF já decidiu que a competência do Conselho Nacional de Justiça não compreende o poder normativo para estabelecer, em caráter geral e abstrato, proibição de nepotismo, pois essa vedação não consta da Constituição Federal ou de leis, sendo impróprio ao órgão de controle suprir a vontade do legislador.
Acerca dos partidos políticos, direitos políticos e direitos de nacionalidade previstos na Constituição Federal, julgue os seguintes itens.
279. Mantidas as atuais regras eleitorais, nas eleições de 2010, os partidos políticos não estarão vinculados, no plano estadual, ao princípio da simetria de coligações partidárias que se realizem para a eleição presidencial.
280. Considere a seguinte situação hipotética. Uma empregada doméstica brasileira decidiu buscar emprego em país estrangeiro que estabelece como critério de aquisição de nacionalidade o jus sanguinis e lá teve um filho, cujo pai, também brasileiro, não estava a serviço do Brasil. Nessa situação, a criança não poderá obter a nacionalidade do país onde nasceu, mas poderá adquirir a nacionalidade brasileira, bastando que o registro seja feito na repartição diplomática brasileira sediada nesse país.
281. O brasileiro nato não pode ser extraditado pelo governo brasileiro a pedido de governo estrangeiro, a menos que o país requerente igualmente lhe tenha concedido nacionalidade originária.
282. A Constituição Federal exige a condição de brasileiro nato ao ocupante dos cargos de ministro do STF e de procurador-geral da República.
283. Os analfabetos, embora alistáveis, não possuem direitos políticos passivos, pois não podem concorrer a cargos eletivos.
284. A infidelidade partidária é hipótese não inserta entre as causas de perda do mandato parlamentar, como tem entendido o STF.
Julgue os próximos itens, relacionados à evolução do constitucionalismo brasileiro.
285. O prenúncio da redemocratização do Brasil foi, em 1984, o movimento civil Diretas Já, de reivindicação por eleição presidencial direta no Brasil, a qual se concretizou na aprovação, com expressiva votação pelo Congresso Nacional, da proposta de Emenda Constitucional Dante de Oliveira, que permitiu a volta dos civis ao poder e a subseqüente eleição de Tancredo Neves.
286. Na Constituição de 1891, adotou-se como forma de governo para o país a República Federativa, proclamada a 15 de novembro de 1889, e consagrou-se a dualidade da justiça, a federal e a estadual, além de se instituir o STF.
287. Fruto das revoluções de 1930 e 1932 e espelhando as grandes transformações do século XX, especialmente o fim da 1.ª Guerra Mundial, a Constituição de 1934 foi simplesmente desconsiderada pelo golpe de Estado de 1937 e pela outorga, por Getúlio Vargas, da nova Carta política, que, de inspiração fascista, teve como autor principal Francisco Campos.
288. A Constituição de 1946 era muito parecida com a de 1934 devido à coincidência de fatores políticos que marcaram a sua elaboração: a de 1934 constituiu forte reação à República Velha, e a de 1946, às tendências ditatoriais. Portanto, ambas, pode-se dizer, tiveram inspiração democrática.
289. A Constituição de 1967 foi emendada em 1969 pelo Congresso Nacional, mantendo-se, pelo menos formalmente, as eleições presidenciais pelo sistema do sufrágio universal e o voto direto e secreto.
CESPE – SEPLAG/DFTRANS – Cargo 1 – Analista de Transportes Urbanos - Especialidade: Administrador – Aplicação: 06/04/2008 (104 a 107 – 40 a 43)
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
Acerca do controle da administração pública, julgue os itens que se seguem.
290. O DFTRANS, por integrar a estrutura administrativa do DF, tem o seu controle interno sob a responsabilidade da CLDF, que o realizará com o auxílio do Tribunal de Contas do DF.
291. As atividades de controle externo envolvem a fiscalização contábil, financeira, patrimonial e operacional da administração pública, buscando analisar a legalidade, a legitimidade e a economicidade dos atos praticados.
292. Na esfera federal, o controle judiciário da administração pública é exercido pelo Tribunal de Contas da União.
293. Mesmo que não seja detentor de mandato político, qualquer cidadão é parte legítima para, nos termos legais, denunciar irregularidades ou ilegalidades junto aos respectivos tribunais de contas.
CESPE – SEPLAG/DFTRANS – Cargo 4: Analista de Transportes Urbanos - Especialidade: Direito e Legislação - Aplicação: 06/04/2008 (71 a 78 – 44 a 51) A respeito do direito constitucional, julgue os itens que se seguem.
294. Uma condição de elegibilidade para o cargo de vereador é a idade mínima de 21 anos.
295. É possível se estabelecer indenização por danos morais a uma pessoa jurídica.
296. A Constituição garante o direito à propriedade, desde que essa propriedade atenda a sua função social.
297. Considere a seguinte situação hipotética. José é proprietário de um prédio que dispõe de vista para o mar, uma vez que no terreno localizado à frente de sua casa não há nenhuma construção. Nessa situação, se o proprietário do terreno resolver edificar, José pode alegar o seu direito de propriedade para impedir que a edificação o prejudique com relação à vista de que desfruta em seu prédio.
298. A proteção do direito à vida tem como principais conseqüências a proibição da pena de morte em qualquer situação, das práticas de tortura, de eutanásia e do aborto.
299. O foro privilegiado concedido a um governador de estado fere o princípio da igualdade jurisdicional, já que concede tratamento diferenciado entre pessoas perante o Poder Judiciário.
300. O poder público pode obrigar que pessoas permaneçam em determinada localidade quando ali estiver vigente o estado de sítio.
301. No que diz respeito à propriedade autoral, a propriedade intelectual dos autores de obras literárias, artísticas e científicas somente será transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar, sendo que, após o decurso desse tempo, a obra passará a ser de domínio público.
CESPE – Prefeitura Municipal de Teresina – Cargo: Agente Fiscal de Tributos Municipais – Aplicação: 18/05/2008 (63 a 65 – 52 a 54) Acerca dos poderes do Estado e suas funções, julgue os itens seguintes.
302. Na qualidade de guarda da Constituição Federal, o Supremo Tribunal Federal, como órgão do Poder Judiciário, tem a responsabilidade de decidir acerca da juridicidade da ação dos demais poderes do Estado.
303. No exercício do sistema de freios e contrapesos, o Poder Judiciário não pode invadir a esfera reservada à decisão política dos dois outros poderes, o Legislativo e o Executivo.
304. O princípio da separação dos poderes impede, como regra, que a Câmara dos Deputados submeta a processo de perda do mandato deputado federal licenciado das suas funções para exercício de atividade no Poder Executivo, em virtude de atos praticados por esse deputado que tenham estrita vinculação com a função exercida no Poder Executivo.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
CESPE – Procuradoria Geral do Estado do Piauí - Cargo: Procurador do Estado Substituto – Aplicação: 11/05/2008 (1 a 6; 8 a 14 – 55 a 67) A superação histórica do jusnaturalismo e o fracasso político do positivismo abriram caminho para um conjunto amplo e ainda inacabado de reflexões acerca do direito, sua função social e sua interpretação. Pós-positivismo é a designação provisória e genérica de um ideário difuso, no qual se incluem a definição das relações entre valores, princípios e regras, aspectos da chamada nova hermenêutica constitucional, e a teoria dos direitos fundamentais, edificada sobre o fundamento da dignidade humana. A valorização dos princípios, sua incorporação, explícita ou implícita, pelos textos constitucionais, e o reconhecimento, pela ordem jurídica, de sua normatividade fazem parte desse ambiente de reaproximação entre direito e ética. Luís Roberto Barroso. Temas de direito constitucional. Tomo III, Rio de Janeiro: Renovar, 2005, p. 12-3 (com adaptações).
305. Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta quanto à teoria da interpretação e aplicação dos princípios e regras constitucionais.
A Princípios, normalmente, relatos objetivos, descritivos de determinadas condutas, são aplicáveis a um conjunto delimitado de situações. Assim, na hipótese de o relato previsto em um princípio ocorrer, esse princípio deve incidir pelo mecanismo tradicional da subsunção, ou seja, enquadram-se os fatos na previsão abstrata e produz-se uma conclusão. B A aplicação de um princípio, salvo raras exceções, se opera na modalidade do tudo ou nada, o que significa que ele regula a matéria em sua inteireza ou é descumprido. C Na hipótese de conflito entre dois princípios, só um deles será válido e irá prevalecer. D Os princípios, freqüentemente, entram em tensão dialética, apontando direções diversas. Por essa razão, sua aplicação se dá mediante ponderação. Diante do caso concreto, o intérprete irá aferir o peso de cada princípio. E As regras são normas que ordenam que algo seja realizado, na maior medida possível, dentro das possibilidades jurídicas e reais existentes e, por isso, são consideradas mandados de otimização, caracterizando-se pela possibilidade de serem cumpridas em diferentes graus.
306. No que concerne à repartição de competência entre as entidades federativas, assinale a opção correta.
A Lei complementar federal poderá autorizar os estados a legislar sobre questões específicas das matérias de competência privativa da União. B Aos estados caberá legislar sobre matérias de interesse geral, de acordo com o princípio da predominância do interesse. C Compete à União legislar privativamente sobre a proteção do patrimônio histórico. D Compete à União, aos estados e aos municípios legislar concorrentemente sobre navegação lacustre. E A União poderá delegar aos estados a competência para legislar sobre direito urbanístico.
307. A respeito de Federação, assinale a opção correta.
A Quanto à sua origem, a Federação brasileira foi formada por agregação. B No Brasil, hoje, existe um federalismo de segundo grau. C São entes federativos a União, os estados, o DF, os municípios e os territórios. D Os estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos estados ou territórios federais, obedecidos os requisitos legais. E A criação dos territórios e a sua transformação em estado são reguladas por meio de emenda constitucional.
308. Assinale a opção correta acerca das unidades da Federação, de seu poder constituinte e da relação que mantêm entre si.
A Princípios constitucionais sensíveis são os previstos no art. 5.º da CF que dispõem sobre direitos e garantias individuais.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
B Poder constituinte decorrente é o poder que os estados-membros da Federação têm de elaborar sua própria constituição, respeitados os princípios da CF. C O Poder Legislativo estadual é exercido, de forma bicameral, pelas assembléias legislativas e pela câmara de vereadores. D A União poderá intervir nos estados e municípios nos casos excepcionais previstos no art. 34 da CF, que incluem a necessidade de garantir o livre exercício de qualquer dos poderes nas unidades da Federação. E Os estados e o DF poderão ser divididos em municípios na forma de lei complementar de competência do Congresso Nacional. QUESTÃO 5
309. Considerando a evolução constitucional no Brasil, assinale a opção correta.
A A Constituição de 1937 trouxe diversos avanços no campo do controle de constitucionalidade das normas, conferindo ao STF amplos poderes para exercer o controle abstrato e concreto de constitucionalidade. B A Constituição de 1988 ampliou o rol de direitos e garantias individuais, prevendo, pela primeira vez, nas constituições brasileiras, o mandado de segurança e a ação popular. C Uma das inovações trazidas pela Constituição brasileira de 1891 foi a divisão do território brasileiro em estados e a ampla liberdade de culto, com o fim do catolicismo como religião oficial do Estado. D A Constituição de 1934 ficou marcada pela sua longa duração e pelo seu cunho autoritário, que permitiu a concentração de poderes nas mãos do chefe do Poder Executivo. E Entre as principais características da Constituição de 1967, pode-se citar o aprimoramento da Federação brasileira, com a descentralização de competências e o fortalecimento do princípio da separação dos poderes.
310. A respeito das prerrogativas do presidente da República, dos governadores e dos parlamentares, conforme previsto na CF, assinale a opção correta.
A Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos — salvo em flagrante de crime inafiançável — nem processados criminalmente, sem prévia licença de sua Casa. B A inviolabilidade parlamentar prevista na CF refere-se apenas ao campo penal, não abrangendo a inviolabilidade civil. C Para que o presidente da República e os governadores sejam processados criminalmente, não é necessária licença prévia da respectiva casa legislativa. D A imunidade processual impede que os parlamentares sejam investigados sem prévia licença da respectiva casa legislativa. E Como não é um direito pessoal, mas uma garantia funcional e institucional, a inviolabilidade penal do parlamentar é irrenunciável.
311. Considere que uma lei de determinado estado da Federação exija que os veículos oficiais a serem adquiridos pela administração pública utilizem combustíveis renováveis ou, no caso de utilizarem combustíveis derivados do petróleo, que tais veículos sejam produzidos no próprio estado. Acerca dessa situação, assinale a opção correta de acordo com a CF e com a jurisprudência sobre o tema.
A A lei descrita é constitucional, visto que tem por escopo a preservação do meio ambiente ou o incentivo à atividade econômica, valores esses protegidos pela CF. B A restrição imposta por essa lei, em relação ao universo de concorrentes em eventual licitação, está em consonância com o princípio da razoabilidade, sendo, portanto, constitucional, visto que a aquisição de veículos produzidos no estado gerará mais empregos e aumentará a arrecadação de tributos, os quais serão revertidos em benefício da própria coletividade.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
C A lei em questão é inconstitucional apenas na parte que exige que os veículos adquiridos utilizem combustíveis renováveis, pois, nesse aspecto, fere o princípio da razoabilidade e limita o universo de competidores. D Caso existam no estado, no mínimo, três competidores em condições de fornecer os veículos nos moldes previstos na lei, a competição entre os licitantes estará assegurada e a restrição será, portanto, constitucional. E A lei é inconstitucional apenas na parte que exige que os veículos oficiais sejam produzidos no próprio estado, visto que viola norma constitucional segundo a qual é vedado à União, aos estados, ao DF e aos municípios criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si.
312. No que concerne à ordem social, assinale a opção correta de acordo com o disposto na CF.
A Compete ao poder público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base no caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão bipartite e com a participação dos trabalhadores e dos empregadores. B Para efeito de aposentadoria, é assegurada a contagem, de forma autônoma, do tempo de contribuição na administração pública ou na atividade privada, rural e urbana, não sendo lícita a compensação financeira entre os dois sistemas. C É vedado o aporte de recursos a entidade de previdência privada pela União, pelos estados, pelo DF e pelos municípios, suas autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e outras entidades públicas, ainda que na qualidade de patrocinador. D A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, o processamento e a transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização. E A assistência social será prestada a quem dela necessitar, desde que o interessado seja contribuinte da seguridade social.
313. Segundo a CF, o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de
A educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças de até cinco anos de idade. B ensino fundamental e médio, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria. C atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente em escolas exclusivas para portadores de necessidades especiais. D ensino religioso, de matrícula obrigatória nas escolas públicas de ensino fundamental. E atuação prioritária dos municípios no ensino fundamental e médio.
314. De acordo com Alexandre de Moraes (Direito Constitucional, São Paulo: Atlas, 2001, p. 511), o ato que consiste no acolhimento que uma nova constituição posta em vigor dá às leis e aos atos normativos editados sob a égide da Carta anterior, desde que compatíveis consigo, é denominado
A repristinação. B recepção. C desconstitucionalização. D revogação tácita. E adequação.
315. Os princípios de regência da administração pública que estão expressamente previstos na Constituição do Estado do Piauí são apenas os princípios da
A legalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência. B legalidade, da impessoalidade, da moralidade e da economicidade.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
C legalidade, da impessoalidade, da moralidade e da publicidade. D legalidade, da impessoalidade e da eficiência. E moralidade, da eficiência e da publicidade.
316. Quanto à administração pública, assinale a opção correta conforme a CF.
A Somente por emenda constitucional poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação. B A administração fazendária e seus servidores fiscais terão, dentro de suas áreas de competência e jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos, na forma da lei. C É vedada a percepção de mais de uma aposentadoria à conta do regime de previdência dos servidores públicos, ainda que os cargos sejam acumuláveis na atividade. D Ao servidor ocupante, exclusivamente, de emprego público ou de cargo temporário, bem como de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, aplica-se o regime de previdência social dos servidores públicos efetivos, observados o tempo de contribuição e a idade do servidor. E Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração integral do cargo, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
317. Assinale a opção correta a respeito da ordem econômica e financeira de acordo com a CF.
A É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, sendo imprescindível, contudo, em qualquer caso, a autorização do órgão público competente. B Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, sendo determinante para os setores público e privado. C A exploração direta da atividade econômica pelo Estado, via de regra, é permitida, desde que não viole direito individual nem afete a livre concorrência. D A lei disporá sobre a ordenação dos transportes aéreo, aquático e terrestre, devendo, quanto à ordenação do transporte internacional, observar os acordos firmados pela União, atendido o princípio da reciprocidade. E A política de desenvolvimento urbano, executada pelo poder público estadual, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento econômico das cidades. CESPE – Procuradoria Geral do Estado da Paraíba – Cargo: Procurador de estado – Aplicação: 02/03/2008 (1; 5 e 6; 17; 21 a 36 – 68 a 87)
318. Considere-se que o governo do estado da Paraíba tenha celebrado contrato com uma sociedade de economia mista federal. Nessa situação, caso exista interesse do estado da Paraíba em discutir judicialmente alguma cláusula oriunda desse contrato, deverá ser proposta ação contra a mencionada sociedade perante
A uma das varas da justiça federal. B uma das varas da justiça comum estadual. C o Tribunal Regional Federal da 5.ª Região. D o Tribunal Regional Federal da 1.ª Região. E o Superior Tribunal de Justiça (STJ).
319. É lícito ao poder público intervir na propriedade privada para preservar o interesse público. No município de João Pessoa, por exemplo, as edificações na faixa litorânea não podem ultrapassar a altura equivalente a quatro andares. Esse tipo de intervenção caracteriza
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
A servidão administrativa. B ocupação temporária. C tombamento. D limitação administrativa. E desapropriação.
320. Não constitui requisito para a caracterização da função social da propriedade para fins rurais o(a)
A aproveitamento racional e adequado do espaço. B utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e a preservação do meio ambiente. C preservação da flora e da fauna nativas. D observância das disposições que regulam as relações de trabalho. E exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores.
321. Não constitui pressuposto do mandado de segurança o(a)
A lesão ou ameaça de lesão. B ilegalidade ou abuso de poder. C ato de autoridade. D direito líquido e certo não amparado por habeas corpus ou habeas data. E dano ao patrimônio público.
322. Acerca do conceito, do objeto, dos elementos e da classificação das constituições, assinale a opção correta.
A A constituição é, na visão de Ferdinand Lassalle, uma decisão política fundamental e, não, uma mera folha de papel. B Para Carl Schimidt, o objeto da constituição são as normas que se encontram no texto constitucional, não fazendo qualquer distinção entre normas de cunho formal ou material. C O dispositivo constitucional que arrola os princípios gerais da atividade econômica, como o da propriedade privada e sua função social, é considerado elemento socioideológico da constituição, revelador do compromisso de um Estado não meramente individualista e liberal. D Como, no Brasil, a CF admite mudança por meio de emenda à constituição, respeitados os limites por ela impostos, ela é considerada semi-rígida. E A distinção entre constituição formal e material é relevante para fins de aferição da possibilidade de controle de constitucionalidade das normas infraconstitucionais. QUESTÃO 22
323. Acerca da interpretação e aplicação das normas constitucionais e dos direitos e garantias individuais, de acordo com os precedentes do Supremo Tribunal Federal (STF), assinale a opção correta.
A O direito à gratuidade da tarifa de transporte público dos indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos não é considerado direito fundamental de eficácia plena, de modo que esse direito subjetivo somente passou a ser garantido a partir do estatuto do idoso. B A nova interpretação dada pela administração pública a uma mesma lei não pode retroagir, em qualquer situação, em face da regra constitucional do direito adquirido. C O habeas corpus não é a medida idônea para impugnar decisão judicial que autoriza a quebra de sigilos fiscal e bancário em procedimento criminal, visto que a quebra do sigilo, por si só, não repercute no direito de ir e vir do indivíduo. D O Ministério Público não está legitimado a ingressar com ação civil pública para proteger direitos individuais homogêneos. E Não viola o sigilo do domicílio o ingresso, sem autorização judicial, em estabelecimento de pessoa jurídica, para a apreensão, em operação do Fisco, de documentos que possam demonstrar eventual sonegação de tributos por parte dessa sociedade. QUESTÃO 23
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
324. Com relação ao poder constituinte, à teoria da recepção e às emendas à constituição, assinale a opção correta.
A A teoria do poder constituinte, desenvolvida pelo abade Emmanuel Sieyès no manifesto O que é o terceiro estado? contribuiu para a distinção entre poder constituído e poder constituinte. B Uma norma infraconstitucional que não seja compatível, do ponto de vista formal ou material, com a nova constituição, é por esta revogada. C Considere-se que o Senado Federal tenha rejeitado, no final do ano de 2007, proposta de emenda à CF. Nessa hipótese, nova proposta de emenda não poderá ser apresentada, com a mesma matéria, no ano de 2008. D Mutação constitucional, conforme doutrina majoritária, é definida como a mudança no texto da constituição, seja por meio de emenda, seja por revisão. E Considere-se que a assembléia legislativa de um estado da Federação tenha promulgado emenda à Constituição estadual, de iniciativa de parlamentar, dispondo acerca do regime jurídico dos servidores públicos do estado. Nessa hipótese, não há qualquer violação à Constituição estadual ou Federal, visto que a iniciativa privativa do chefe do executivo está restrita aos projetos de lei. QUESTÃO 24
325. Quanto ao controle de constitucionalidade, assinale a opção correta.
A Entre os modelos clássicos de controle de constitucionalidade, destaca-se o modelo norte-americano de sistema concentrado de controle de constitucionalidade, segundo o qual a Suprema Corte Americana tem competência para julgar a inconstitucionalidade das leis de forma concentrada e com eficácia erga omnes. B Em que pese o controle de constitucionalidade, no Brasil, ser preponderantemente exercido pelo Poder Judiciário, a doutrina registra exemplos de controle repressivo a cargo do Poder Legislativo — como o exercido pelo Congresso Nacional na rejeição de medida provisória inconstitucional. C No âmbito do controle difuso de controle de constitucionalidade, a chamada cláusula de reserva de plenário é obrigatória para o julgamento de cada processo em que se aprecie questão de constitucionalidade. D No âmbito do controle concentrado de constitucionalidade, faz-se necessária a edição de resolução, por parte do Senado Federal, para que determinada lei seja suspensa em relação às pessoas que não tenham sido parte no processo. E Decidida pelo plenário do STF a inconstitucionalidade de uma lei, o Congresso Nacional é obrigado a emitir decreto legislativo que suspenda a eficácia da norma declarada inconstitucional.
326. Ainda quanto ao controle concentrado de constitucionalidade das leis, assinale a opção correta.
A Durante a tramitação de um projeto de lei no Congresso Nacional, não é possível a utilização do controle jurisdicional de constitucionalidade. B Resolução administrativa do Conselho Nacional de Justiça que discipline determinada matéria, de forma geral e abstrata, pode ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade. C Os decretos emitidos pelo presidente da República, em nenhuma hipótese, podem ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade. D Na omissão da lei de regência em relação ao prazo prescricional, a ação direta de inconstitucionalidade se submete ao prazo previsto no Decreto Lei n.º 20.910/1932, ou seja, ao prazo prescricional de cinco anos. E Caso uma norma estadual seja impugnada perante o STF, nos autos de uma ação direta de inconstitucionalidade, a defesa do ato cabe ao procurador-geral do estado.
327. Acerca do controle difuso de controle de constitucionalidade das leis, assinale a opção correta.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
A A competência do STF para julgar, em sede de recurso extraordinário, as causas decididas em única ou última instância, quando a decisão recorrida julgar válida lei local contestada em face de lei federal, não tem por finalidade promover a defesa do pacto federativo, mas a compatibilidade da lei estadual em face da lei federal. B No âmbito da argüição de descumprimento de preceito fundamental, a liminar pode ser concedida para suspender a eficácia do ato normativo impugnado ou da decisão judicial, mesmo na hipótese de coisa julgada. C Considere-se que um recurso extraordinário interposto em 22 de novembro de 2007 tenha o mérito julgado, pelo STF, em 24 de março de 2008, quando seja acolhida a preliminar da repercussão geral. Nessa hipótese, os recursos sobrestados devem ser encaminhados, pelos tribunais, turmas de uniformização ou turmas recursais, ao STF para que ele aplique aquele entendimento. D O STF, de forma excepcional, tem admitido eficácia ex nunc às declarações de inconstitucionalidade no âmbito do controle difuso. E Não é possível a utilização da via da ação civil pública para declarar, mesmo que incidentalmente, a inconstitucionalidade de uma lei, sob pena de usurpação da competência do STF, já que a sentença proferida naquela ação tem eficácia erga omnes.
328. No que se refere à organização do Estado, assinale a opção correta.
A Os sítios arqueológicos, conforme a CF, são bens dos estados, no entanto a competência material para protegê-los é comum da União, dos estados e dos municípios. B A participação do estado da Paraíba no resultado da exploração do petróleo localizado em sua dimensão territorial ou a compensação financeira por essa exploração são consideradas receitas originárias do estado, não cabendo ao Tribunal de Contas da União (TCU) fiscalizar a aplicação desses recursos. C A decretação de intervenção da União nos estados ou no Distrito Federal (DF), quando houver a violação aos chamados princípios sensíveis, será feita por meio da ação direta de inconstitucionalidade interventiva, cabendo, inclusive, nesse caso, pedido de liminar. D Como é de competência dos estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, nada impede que seja utilizada medida provisória editada pelo governador para regulamentar esse serviço, desde que haja previsão na Constituição Estadual autorizando-o a fazê-lo. E Compete privativamente à União legislar sobre produção e consumo.
329. Com relação à organização dos poderes, assinale a opção correta.
A As comissões parlamentares de inquérito devem ser criadas por prazo certo para a apuração de fato determinado; nesse ponto, não constituem violação constitucional eventuais prorrogações sucessivas, mesmo que para a legislatura seguinte. B No âmbito nacional, as sessões legislativas ocorrem no período de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1.º de agosto a 22 de dezembro, e cada legislatura, na Câmara dos Deputados, compreende quatro sessões legislativas. C Os deputados federais são eleitos em conformidade com o sistema proporcional, ou seja, são eleitos deputados aqueles que logrem maior votação nas urnas de cada estado. D O deputado federal que praticar crime antes da diplomação poderá ser processado e julgado normalmente pelo STF, enquanto durar o mandato legislativo. No entanto, a pedido de partido político com representação na casa, o andamento do processo poderá ser suspenso, se houver decisão, por voto ostensivo e nominal, da maioria absoluta dos parlamentares. E Denomina-se presidencialismo a forma de governo em que o presidente da República é o chefe do Estado e de governo e parlamentarismo, aquela em que o presidente da República, eleito democraticamente, é o chefe de Estado, e o primeiro-ministro, escolhido pelo presidente da República, é o chefe de governo.
330. Quanto aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
A Segundo a doutrina majoritária, a Emenda Constitucional (EC) n.º 45/2004 representou um grande retrocesso no que se refere aos direitos e garantias fundamentais, visto que os tratados internacionais, nesse aspecto, conforme jurisprudência do STF, já eram recebidos como normas constitucionais, independentemente do quorum qualificado por ela instituído. B O presidente da República, os governadores de estado e do DF e os prefeitos que concorram a outros cargos eletivos, tais como o de senador ou deputado, devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito. C Os partidos políticos adquirem personalidade jurídica com o registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). D São brasileiros natos os nascidos, no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira. E Ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria nas questões judiciais, mas, não, nas administrativas.
331. No que se refere ao controle de constitucionalidade, assinale a opção correta.
A Conforme o STF, é possível analisar, em sede de reclamação, a constitucionalidade de lei de teor idêntico ou semelhante à lei que já tenha sido objeto da fiscalização abstrata de constitucionalidade perante o STF. B São competentes para julgar a constitucionalidade da lei em face da Constituição Federal e Estadual, por meio da argüição de descumprimento a preceito fundamental (ADPF), respectivamente, o STF e os tribunais de justiça dos estados. C Com base no princípio da subsidiariedade, será cabível a ADPF mesmo quando cabível, na espécie, o mandado de segurança, o habeas corpus, o habeas data ou o mandado de injunção. D Como pressuposto da ação declaratória de constitucionalidade, exige-se a comprovação da controvérsia doutrinária ou judicial acerca da interpretação ou aplicação de lei ou ato normativo federal e estadual que coloque em risco a presunção de sua constitucionalidade. E A decisão que declara a constitucionalidade ou inconstitucionalidade da lei ou do ato normativo em ação direta ou em ação declaratória de constitucionalidade é irrecorrível, ressalvadas a interposição de embargos declaratórios e a ação rescisória.
332. Acerca da ordem econômica, assinale a opção incorreta.
A Inclui-se, entre os princípios da ordem econômica, a defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de fabricação e prestação. B Segundo a CF, os investimentos de capital estrangeiro serão, com base no interesse nacional, disciplinados por lei, a qual incentivará os reinvestimentos e regulará a remessa de lucros. C Ressalvados os casos previstos na CF, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei. D Constitui monopólio da União o transporte do petróleo bruto de origem nacional ou estrangeira, bem assim o transporte, por meio de conduto, de petróleo bruto, seus derivados e gás natural de qualquer origem. E A União, os estados, o DF e os municípios devem dispensar às microempresas e às empresas de pequeno porte, assim definidas em lei, tratamento jurídico diferenciado, com vistas a incentivá-las pela simplificação de suas obrigações administrativas, tributárias, previdenciárias e creditícias, ou pela eliminação ou redução destas por meio de lei.
333. Quanto ao processo legislativo, assinale a opção correta.
A É de competência privativa do presidente da República a iniciativa de proposição de projeto de lei que disponha acerca do parcelamento de débitos tributários.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
B Considere-se que determinada medida provisória que determine aumento de certo imposto tenha sido publicada no dia 15/11/2007 e convertida em lei em 11/2/2008. Nessa hipótese, o referido tributo não pode ser cobrado, com aumento, no exercício de 2008. C Os projetos de lei somente podem ser votados no plenário do Congresso Nacional ou no de uma de suas casas. D Os estados e municípios não têm autorização constitucional para aceitarem proposta de lei de origem popular. E O aumento da remuneração dos servidores do Poder Legislativo deve ser apreciado por meio de resolução, visto que constitui competência privativa do Congresso Nacional.
334. Acerca da ordem social, assinale a opção correta.
A Um servidor estadual que tenha regime próprio de previdência social pode filiar-se como segurado facultativo no regime geral de previdência social. B Os estados e o DF podem vincular a fundo estadual ou distrital de fomento à cultura até cinco por cento de sua receita tributária líquida, para o financiamento de projetos e programas culturais. C É vedado aos estados e ao DF vincular parcela de sua receita orçamentária a entidades públicas de fomento ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica. D É comum a competência material e legislativa da União, dos estados, do DF e dos municípios, no que se refere à proteção ao meio ambiente. E Compete aos municípios a apreciação discricionária da concessão da gratuidade, no transporte coletivo urbano, aos idosos com mais de 65 anos de idade.
335. No que se refere à Constituição do Estado da Paraíba, assinale a opção correta.
A Compete à Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba processar e julgar o procurador-geral de justiça, mas não o procurador-geral do estado, nos crimes de responsabilidade. B Não há previsão constitucional quanto à possibilidade de o governador editar medidas provisórias. C A mesa da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba bem como qualquer de suas comissões podem convocar secretário de estado para prestar, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando em crime de responsabilidade a ausência injustificada. D Compete privativamente à Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba aprovar, previamente, a alienação ou concessão de bens públicos urbanos e rurais. E Apesar de a procuradoria-geral do estado promover significativos cortes nas suas despesas orçamentárias correntes, estará impedida de utilizar tais recursos na forma de adicional ou prêmio de produtividade aos seus procuradores e servidores, mesmo que isso venha a ser disciplinado na Constituição estadual.
336. Acerca da organização e competência do Poder Judiciário e das funções essenciais à justiça, assinale a opção correta.
A Ação popular proposta contra o presidente da República é de competência originária do STF. B Mandado de segurança impetrado por empresa pública federal contra ato ilegal e abusivo praticado por secretário de um estado da Federação deve ser julgado pelo tribunal de justiça desse estado. C Com o advento da EC n.º 45/2004, as ações de indenização por danos materiais ou morais do servidor público não celetista impetradas contra o respectivo ente federativo, mesmo diante do regime estatutário, devem ser julgadas pela justiça do trabalho. D Compete à justiça federal julgar as causas entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e município ou pessoa domiciliada ou residente no país.
E Considere-se que determinado estado da Federação tenha o nome inscrito no cadastro de inadimplentes diante do alegado descumprimento de cláusulas insertas em convênio firmado com a União. Nessa situação, eventual litígio existente entre a União e esse estado será de
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
competência da justiça federal, visto que não há, na hipótese, conflito federativo a atrair a competência do STF.
337. De acordo com a CF, constitui exigência de lei complementar, no âmbito do direito tributário, a
A instituição de contribuição social sobre a remuneração paga aos autônomos. B concessão de isenção pela União no caso de imposto sobre circulação de mercadorias e serviços. C instituição de contribuição de melhoria quando a obra pública que implique valorização imobiliária referir-se a localidade que beneficie dois estados da Federação. D instituição de empréstimo compulsório por estado da Federação com o objetivo de atender despesas extraordinárias decorrentes de calamidade pública. E instituição, pela União, de imposto sobre grandes fortunas. CESPE – Procuradoria Geral do estado do Espírito Santo – Cargo: Procurador do Estado de 1ª categoria – Aplicação: 27/04/2008 (1 a 4; 9 a 16; 75 a 77 – 88 a 102) Um deputado estadual apresentou à assembléia legislativa de seu estado projeto de lei com os seguintes artigos. Art. 1.º Ficam os cemitérios localizados no estado obrigados a dispensar o pagamento de taxas e tarifas para a realização de velório e sepultamento de doadores de órgãos ou tecidos. § 1.º Fará jus à dispensa de que trata o caput a pessoa que tiver doado, por ato próprio ou por meio de seus familiares ou responsáveis, seus órgãos ou tecidos corporais para fins de transplante médico. § 2.º Compõem as despesas com funeral, entre outras, taxas e emolumentos fixados pela administração pública, tarifas cobradas pelos serviços executados, incluindo urna funerária de padrão igual ao adotado pela assistência social, remoção e transporte do corpo, taxas de velório e sepultamento, bem como sepultura e campa individualizada. § 3.º Se os familiares ou responsáveis pelo de cujus optarem por urna funerária de padrão superior à oferecida pelo estado, será cobrado o valor da diferença entre os preços das urnas funerárias. § 4.º A doação de que trata esta lei deverá atender à clientela do Sistema Único de Saúde do estado. Art. 2.º Os herdeiros do doador de órgão receberão R$ 250,00 por órgão doado que for aproveitado em transplante. Art. 3.º Revogam-se as disposições em contrário. Art. 4.º Esta lei entra em vigor 30 dias após a publicação. Mesmo sem previsão orçamentária para fazer frente às despesas decorrentes da lei, inadvertidamente o governador a sancionou, ocorrendo a sua publicação no Diário Oficial do estado. Somente em seguida é que foi lembrada pelo secretário de fazenda municipal a escassez de recursos para custear os benefícios criados pela lei. Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.
338. O governador poderá ajuizar ação direta de inconstitucionalidade (ADI) perante o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei em comento, por vício de iniciativa, em razão de ela criar despesas sem indicação da fonte de custeio.
339. O fato de o governador haver sancionado a lei lhe retira a pertinência temática para ajuizamento de ação direta de inconstitucionalidade.
340. A iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo para a propositura de leis sobre determinados assuntos descritos na Constituição Estadual é tema que não pode ser alterado por emenda por ser uma decorrência do princípio da separação dos poderes.
341. A concessão de isenção de tributo é matéria de iniciativa privativa do governador, motivo pelo qual a exclusão do crédito tributário das taxas é inconstitucional.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
Julgue os itens subseqüentes de acordo com o entendimento do STF quanto ao controle de constitucionalidade das leis.
342. Não se admite o controle concentrado de normas de efeito concreto.
343. É condição de admissibilidade de ação declaratória de constitucionalidade a demonstração da controvérsia jurisprudencial sobre a compatibilidade entre a norma questionada e o dispositivo da Constituição Federal.
344. Está sedimentada a adoção da transcendência dos fundamentos determinantes para fins de exame de admissibilidade de reclamação.
345. Norma que cuide de tempo de espera de atendimento em estabelecimento bancário, limitando-o a vinte minutos, pode ser objeto de ADI no STF.
Quanto às comissões parlamentares de inquérito (CPIs), julgue os seguintes itens.
346. Deputados e senadores não são obrigados a testemunhar em CPI acerca de informações recebidas ou prestadas em razão do exercício do mandato.
347. A CPI instaurada no Poder Legislativo estadual não pode promover a quebra de sigilo bancário de pessoa submetida a investigação.
348. Deve ser julgada prejudicada a ação de mandado de segurança impetrada contra ato de CPI que vier a se extinguir em decorrência da conclusão de seus trabalhos investigatórios.
349. O fato objeto de apuração poderá ser determinado ao longo do período de funcionamento da CPI.
Acerca da ampliação da competência da justiça do trabalho promovida pela chamada reforma do Poder Judiciário (Emenda Constitucional n.º 45/2004), julgue os itens a seguir.
350. As controvérsias entre os servidores públicos estatutários e as pessoas jurídicas de direito público sobre a aplicação do respectivo estatuto passaram para a competência da justiça do trabalho.
351. Com a previsão expressa da competência para o julgamento de mandados de segurança quando o ato questionado envolver matéria sujeita à jurisdição trabalhista, haverá julgamento de recursos em mandados de segurança na subseção especializada do TST (SBDI-2) e também nas turmas desse tribunal.
352. Os processos sobre indenização pelo empregador por dano moral ou patrimonial decorrentes de acidente do trabalho já sentenciados antes do advento da EC mencionada devem ser deslocados para a justiça do trabalho, em razão da nova competência.
CESPE – Ministério Público do Estado do Amazonas – Cargo: Promotor de Justiça Substituto – Caderno 1 – Aplicação: 02/12/2007 (1 a 8 – 103 a 110) Sobre o Estado, relembraremos apenas o que dizem os manuais: Estado é uma nação politicamente organizada, conceito sintético que demandaria desdobramentos esclarecedores, pelo menos quanto aos chamados elementos constitutivos do Estado e, principalmente, sobre o modo como, em seu interior, se exerce a violência física legítima, cujo monopólio Max Weber considera necessário à própria existência do Estado Moderno. Gilmar F. Mendes, Inocêncio M. Coelho e Paulo G. G. Branco. Curso de direito constitucional. São Paulo, Saraiva, 2007.
353. A partir das idéias contidas no texto acima, assinale a opção correta acerca do indivíduo, da sociedade e do Estado.
A A idéia de Estado de Direito, desde os primórdios da construção desse conceito, está associada à de contenção dos cidadãos pelo Estado. B A soberania do Estado, no plano interno, traduz-se no monopólio da edição do direito positivo pelo Estado e no monopólio da coação física legítima, para impor a efetividade das suas regulações e dos seus comandos. C Os tradicionais elementos apontados como constitutivos do Estado são: o povo, a uniformidade lingüística e o governo.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
D Os fenômenos globalização, internacionalização e integração interestatal puseram em franca ascendência o modelo de Estado como unidade política soberana. E O vocábulo nação é bastante adequado para expressar tanto o sentido de povo, quanto o de Estado.
354. Julgue os itens a seguir, relativos ao poder constituinte.
I Historicamente, o poder constituinte originário representa a ocorrência de fato anormal no funcionamento das instituições estatais, geralmente associado a um processo violento, de natureza revolucionária, ou a um golpe de estado. II O poder constituinte originário é inicial, autônomo e incondicionado. III O poder constituinte originário retira o seu fundamento de validade de um diploma jurídico que lhe é superior e prévio. IV O poder de reforma é criado pelo poder constituinte originário, que lhe estabelece o procedimento a ser seguido e as limitações a serem observadas. V Quem tenta romper a ordem constitucional para instaurar outra e não obtém adesão ou sucesso na empreitada não exerce poder constituinte originário e pode vir a se submeter a processo criminal pela prática de crime. A quantidade de itens certos é igual a A 1. B 2. C 3. D 4. E 5.
355. Com relação aos conceitos pertinentes à interpretação e aplicabilidade das normas constitucionais programáticas e ao controle de constitucionalidade, assinale a opção correta.
A As chamadas normas programáticas contidas na CF detêm força jurídica para determinar a cessação da vigência, por inconstitucionalidade superveniente, das normas legais anteriores à CF que disponham em sentido contrário a elas. B As normas programáticas possuem força normativa para obstar os efeitos de normas legais que lhes sejam contrárias, disso resultando a inconstitucionalidade material. C As normas programáticas não possuem eficácia sistemática e integrativa no contexto da interpretação da CF até que venham a se tornar exeqüíveis. D As normas programáticas fixam diretivas ou critérios, sobre os assuntos de que tratam, para o legislador ordinário, sendo impossível, no entanto, falar-se em ação direta de inconstitucionalidade por omissão em caso de inércia legislativa. E As normas programáticas são simples programas, exortações morais ou apelos ao legislador, o que compromete por completo a sua eficácia vinculante. Os habitantes das Américas foram chamados de índios pelos europeus que aqui chegaram. Uma denominação genérica, provocada pela primeira impressão que eles tiveram de haverem chegado às Índias. Mesmo depois de descobrir que não estavam na Ásia, e sim em um continente até então desconhecido, os europeus continuaram a chamá-los assim, ignorando propositalmente as diferenças lingüístico-culturais. Era mais fácil tornar os nativos todos iguais, tratá-los de forma homogênea, já que o objetivo era um só: o domínio político, econômico e religioso. É necessário reconhecer e valorizar a identidade étnica específica de cada uma das sociedades indígenas em particular, compreender suas línguas e suas formas tradicionais de organização social, de ocupação da terra e de uso dos recursos naturais. Isso significa respeito pelos direitos coletivos especiais de cada uma delas e a busca do convívio pacífico, por meio de um intercâmbio cultural, com as diferentes etnias. Internet: (com adaptações).
356. Tendo o texto acima como referência inicial e por base os ditames da ordem social constitucional, assinale a opção incorreta.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
A A CF reconhece a organização social, os costumes, as línguas, crenças e tradições das comunidades indígenas, de modo que assume a existência de minorias nacionais, instituindo normas de proteção de sua singularidade étnica. B Os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o MP em todos os atos do processo. C As normas constitucionais sobre a relação dos indígenas com suas terras e o reconhecimento de seus direitos originários sobre elas consolidam e consagram o indigenato, o qual, por sua vez, não se confunde com a ocupação ou mera posse. O indigenato, portanto, não se rege simplesmente por normas de direito civil. D A mineração em terras indígenas só pode ser efetivada com autorização do Congresso Nacional, após ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra. E As terras de aldeamentos extintos, mas ocupados por indígenas em passado remoto, pertencem à União, razão pela qual deve esta figurar como parte em ação de usucapião de imóvel compreendido no perímetro do antigo aldeamento indígena. O MP estadual ajuizou ação civil pública contra o município X e o estado Y, requerendo a condenação solidária de ambos a fornecerem, gratuitamente, medicamentos para tratamento de AIDS a indivíduos residentes naquela localidade e que, sendo portadores do vírus HIV, fossem destituídos de recursos financeiros para tanto. O juiz, em primeira instância, condenou o município e o estado ao fornecimento gratuito, na forma requerida pelo MP.
357. Acerca da controvérsia hipotética acima posta, assinale a opção correta.
A O caráter programático da regra que garante o direito à saúde e que tem por destinatários todos os entes políticos que compõem, no plano institucional, a organização federativa do Estado brasileiro não gera o direito requerido pelo MP, visto que a norma é apenas uma promessa constitucional que depende de atos concretos para a sua implementação. B Ao condenar os entes políticos, a decisão violou norma constitucional que determina que programas e projetos não podem ser instituídos sem previsão antecedente em lei orçamentária anual. C A condenação solidária ocorrida fere a repartição de competências para a operacionalização dos serviços de saúde e a gestão financeira de recursos, atingindo o pacto federativo. D O reconhecimento judicial da validade jurídica de programas de distribuição gratuita de medicamentos a pessoas carentes, portadoras do vírus HIV, dá efetividade a preceitos fundamentais da CF e representa, na concreção do seu alcance, um gesto de apreço à vida e à saúde das pessoas, especialmente daquelas que são hipossuficientes. E A decisão ofende a separação dos poderes, pois atua em âmbito próprio da discricionariedade do Poder Executivo.
358. Acerca das regras instituídas pela CF no título referente à organização do Estado, assinale a opção correta.
A Lei estadual que fixa o número de vereadores ou a forma como essa fixação deve ser feita não ofende a autonomia dos municípios. B A observância das regras federais pelos entes estaduais fere a garantia de autonomia dos estados-membros. C A autonomia constitucional reconhecida ao DF lhe confere a prerrogativa de dispor sobre o regime jurídico de seus servidores civis. Assim, a política de remuneração estabelecida pela União em favor dos seus agentes públicos não se estende automaticamente aos servidores civis do DF. D É cabível que lei estadual autorize a utilização, por suas polícias civil e militar, de armas de fogo apreendidas e em situação irregular. E Está inserida na competência legislativa dos estados a normatização do uso de película de filme solar nos vidros dos veículos automotores.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
359. Assinale a opção que está em harmonia com o sistema constitucional erigido acerca da organização dos poderes.
A A ausência, nas constituições estaduais, da previsão de um prazo razoável para que o governador possa se ausentar do território nacional, sem prévia necessidade de autorização do Poder Legislativo local, compromete o sistema de freios e contrapesos que deve existir entre os poderes instituídos. B As normas constitucionais que impõem disciplina nacional ao ICMS configuram limitações às quais se deve opor a autonomia dos estados. C As restrições constitucionais inerentes ao exercício do mandato parlamentar estendem-se aos suplentes. Desse modo, a eleição e o exercício do mandato de prefeito, por exemplo, acarretam a perda da condição jurídica de suplente parlamentar, o que impede qualquer convocação para a substituição do titular. D Preceito de constituição estadual que submete relatório de impacto ambiental ao crivo de comissão permanente e específica da assembléia legislativa do estado, para a concessão de autorização de atividade potencialmente danosa ao meio ambiente, consubstancia ato de poder de polícia legitimamente exercido pelo Poder Legislativo. E Ato administrativo de tribunal de contas estadual que defere aos seus auditores isonomia de vencimentos com os ocupantes do mesmo cargo em tribunal de contas municipal assegura o princípio da isonomia.
360. A respeito das normas constitucionais que regem os órgãos de defesa do Estado e das instituições democráticas, assinale a opção correta.
A Como regra, não cabe habeas corpus em relação a punições disciplinares militares. Contudo, admite-se a veiculação desse instrumento contra punição disciplinar militar quando a discussão se referir a quatro pressupostos de legalidade, quais sejam: a hierarquia, o poder disciplinar, o ato ligado à função e a pena suscetível de ser aplicada disciplinarmente. B O militar da ativa não pode estar filiado a partido político. Assim, ainda que ele seja alistável, é inelegível, pois a filiação partidária é exigível como condição de elegibilidade. C A gestão da segurança pública, como parte integrante da administração pública, é atribuição privativa dos Poderes Legislativos estaduais. D Constituição estadual pode dar interpretação ampliativa ao conceito de segurança pública dado pela CF a fim de incluir, entre os órgãos encarregados dessa atividade, a chamada polícia penitenciária, a cargo da qual deve estar a vigilância dos estabelecimentos penais. E O âmbito material da polícia aeroportuária confunde-se com o policiamento ostensivo do espaço aéreo. Assim, não pode a polícia militar dos estados exercer a atividade de radiopatrulha aérea, pois essa atividade é privativa da União. CESPE – Ministério Público do Estado do Amazonas – Cargo 1: Agente Técnico – Função: Analista de Banco de Dados – Caderno A – Aplicação: 20/01/2008 A respeito das funções essenciais à justiça, julgue os itens a seguir.
361. As funções essenciais à justiça incluem o Ministério Público, a Advocacia, a Advocacia Pública e a Defensoria Pública.
362. A defesa judicial dos direitos e interesses das populações indígenas é função institucional do Ministério Público.
363. Considere que um promotor de justiça do estado do Amazonas tenha se aposentado em 1.º de janeiro de 2007 e que, no dia 2 de fevereiro de 2007, tenha começado a atuar como advogado perante o Tribunal de Justiça do estado do Amazonas. Nessa situação, a conduta do promotor é uma conduta possível, pois ele já estava aposentado quando iniciou suas atividades como advogado perante o referido tribunal.
Acerca dos direitos e das garantias fundamentais, julgue os itens que se seguem.
364. A Constituição Federal de 1988 proíbe a pena de morte em qualquer caso.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
365. Considere que, em determinada cooperativa, um cooperado tenha praticado conduta contrária ao estatuto social, e que, por isso, a diretoria da cooperativa tenha decidido excluí-lo sumariamente, fundamentando essa decisão no caráter punitivo e na conduta contrária ao estatuto. Nessa situação, a diretoria agiu corretamente, pois a decisão foi fundamentada em dispositivo do estatuto.
366. São inconstitucionais, por ferirem o princípio da igualdade, cláusulas do estatuto de uma empresa de porte internacional que atribuam a profissionais estrangeiros vantagens que não alcancem profissionais brasileiros.
367. Se um governador de estado editasse decreto proibindo todo e qualquer ato de manifestação na via pública que dá acesso à sede do governo, agiria de acordo com os princípios constitucionais, já que estaria visando à proteção tanto do prédio sede do governo quanto das autoridades que nele despacham.
368. O uso de algemas em um cidadão pacato, de bons antecedentes, que não oferece nenhum risco para a sociedade, preso em razão de atraso de prestação alimentícia, fere o princípio da proporcionalidade e da razoabilidade.
369. A memória contida em um computador está protegida pela garantia da inviolabilidade da intimidade das pessoas.
CESPE – Ministério Público do Estado do Amazonas – Cargo 6: Agente Técnico – Função: Jurídico – Caderno F – Aplicação: 20/01/2008 (51 a 60 – 120 a 129) No que diz respeito às funções essenciais à justiça, em especial ao Ministério Público, julgue os itens a seguir.
370. Um membro do Ministério Público estadual pode ser designado para atuar como membro do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do estado.
371. O Ministério Público da União compreende o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público Militar e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Sendo assim, o tribunal competente para julgar um habeas corpus impetrado contra um membro do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios que atua na 1.ª instância é o TRF da 1.ª Região.
372. A unidade, a indivisibilidade e a independência funcional são princípios institucionais do Ministério Público.
373. Um promotor de justiça do estado do Amazonas, no exercício pleno de suas funções, pode ser membro da executiva regional de um partido político.
A respeito dos direitos e deveres fundamentais, julgue os itens que se seguem.
374. A Emenda Constitucional n.º 26/2000 incluiu, entre os direitos sociais, o direito a moradia. Sendo assim, o bem de família do fiador em contrato de locação não pode ser penhorado, pois fere o direito social da moradia.
375. A opção de nacionalidade (referente aos brasileiros natos), prevista na Constituição Federal, tem caráter personalíssimo, e pode ser manifestada somente depois de alcançada a capacidade plena.
376. A gratuidade do registro civil de nascimento é constitucional, pois constitui base para o exercício da cidadania.
377. O direito de greve de servidor público ainda não foi devidamente regulamentado. Sendo assim, segundo entendimento do STF, aos casos de greve desses servidores devem ser aplicadas, no que couber, as mesmas normas do exercício do direito de greve da iniciativa privada.
No que diz respeito às atribuições e responsabilidades do presidente da República, julgue os seguintes itens.
378. Apesar de competir ao presidente da República conferir condecorações e distinções honoríficas, essa atribuição pode ser delegada aos ministros de Estado.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
379. A imunidade formal relativa à prisão do presidente da República não se aplica ao Poder Executivo estadual.
CESPE – Ministério do Meio Ambiente – Cargo: Analista Ambiental – Área de Concentração I: Administração e Planejamento em Meio Ambiente – Caderno Alfa – Aplicação: 27/04/2008 Com base na doutrina e nas normas do direito constitucional, julgue os itens seguintes.
380. É da competência privativa de cada estado-membro definir, dentro dos seus limites geográficos, os espaços territoriais a serem especialmente protegidos e respectivos componentes, sendo a alteração e a supressão permitidas por meio de decreto do Poder Executivo.
381. É de competência municipal promover adequado ordenamento de seu território, dispondo, por exemplo, acerca da localização das atividades comerciais, industriais e de serviços, e da utilização das áreas urbanas.
Com base no direito constitucional, julgue os itens subseqüentes.
382. A instalação de obra ou atividade causadora, mesmo que apenas potencialmente, de significativa degradação do meio ambiente deve ser precedida por estudo de impacto ambiental, exigindo-se, ainda, o atendimento ao princípio da publicidade.
383. Usinas que se destinam a operar com reator nuclear só poderão ser instaladas mediante definição do local específico de seu funcionamento, estabelecida por lei de cada estado ou do Distrito Federal.
CESPE – INSS – Cargo 7: Analista do Seguro Social com Formação em Direito – Caderno H – Aplicação: 16/03/2008 Em relação aos institutos do direito adquirido, da coisa julgada e do ato jurídico perfeito, julgue os itens a seguir, de acordo com o entendimento jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal (STF).
384. O princípio constitucional segundo o qual a lei nova não prejudicará o ato jurídico perfeito não se aplica às normas infraconstitucionais de ordem pública.
385. As leis interpretativas que geram gravames são aplicáveis a fatos ocorridos a partir de sua entrada em vigor, mas não a situações sujeitas ao domínio temporal exclusivo das normas interpretadas, sob pena de violação ao ato jurídico perfeito.
386. O direito à aposentadoria é regido pela lei vigente ao tempo da reunião dos requisitos da inatividade, inclusive quanto à carga tributária incidente sobre os proventos.
387. Os servidores públicos de autarquias que promovem intervenção no domínio econômico têm direito adquirido a regime jurídico.
388. As normas constitucionais originárias podem alcançar fatos consumados no passado, se expressamente assim dispuserem, não podendo ser oposta coisa julgada, nem ato jurídico perfeito.
389. As normas que alteram padrão monetário e, devido a essa alteração, estabelecem critérios de conversão de valores se aplicam de imediato, não podendo a existência de ato jurídico perfeito se opor a elas.
Considerando o entendimento jurisprudencial do STF, julgue os itens seguintes, que versam sobre as limitações constitucionais ao direito de tributar.
390. A fundação pública mantenedora da Universidade de Brasília tem imunidade tributária em relação a taxa de limpeza pública instituída pelo Distrito Federal.
391. É possível que tratado internacional incorporado ao ordenamento brasileiro conceda isenção de imposto sobre circulação de mercadorias e prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação (ICMS) sobre veículos importados.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
392. A imunidade tributária concedida a jornais não alcança a tinta utilizada para a impressão.
393. A contribuição social criada por lei publicada em 20 de dezembro de determinado ano somente poderá ser exigida em 1.º de janeiro do ano seguinte.
394. As medidas necessárias ao esclarecimento dos consumidores acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e serviços devem ser determinadas por lei.
No que concerne à autonomia e competência de estados e municípios, assim como à competência da União, julgue os itens que se seguem.
395. Os estados podem, por meio de lei, anistiar seus servidores de ilícitos penais praticados contra a administração pública estadual.
396. Na repartição vertical de competências, a teoria dos poderes remanescentes assegura aos municípios as competências legislativas que não sejam reservadas à União ou aos estados.
397. É constitucional lei municipal que disponha sobre a fixação do tempo máximo que o público pode esperar por atendimento em agências bancárias localizadas em seu território.
398. Os municípios com mais de 1 milhão de habitantes podem, por meio de lei complementar, criar seus conselhos de contas.
399. As comissões parlamentares de inquérito são conseqüência do sistema de freios e contrapesos adotado pela Constituição Federal.
Com base nos princípios constitucionais que regem os servidores públicos, julgue os itens subseqüentes.
400. servidor que ocupa apenas cargo temporário de livre nomeação e exoneração, ao se aposentar, estará sujeito ao regime geral de previdência social.
401. É possível, para efeitos de aposentadoria, a contagem em dobro do tempo de serviço prestado às Forças Armadas por pessoa que ingressou no serviço público, com 21 anos de idade, em 1.º de janeiro de 1999.
402. O comportamento omissivo do presidente da República no que se refere à deflagração do processo legislativo para a revisão geral de vencimento dos servidores públicos não implica o dever de a União indenizar por perdas e danos.
403. A parcela correspondente ao cargo comissionado acrescida ao vencimento de servidor que também ocupa cargo efetivo integra a base de cálculo de sua contribuição previdenciária.
A respeito do controle da administração realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), julgue os seguintes itens, de acordo com o entendimento do STF.
404. Compete ao TCU apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de nomeação de cargos comissionados nas autarquias federais.
405. A demora superior a cinco anos para que o TCU aprecie a legalidade da concessão de aposentadoria implica a necessidade de convocação dos interessados, com a abertura do contraditório e da ampla defesa.
406. É abusiva a responsabilização de advogado público que ofertar parecer em consulta facultativa e não-vinculativa, salvo culpa ou erro grosseiro, apurados em processo judicial ou administrativo.
407. O TCU tem competência para anular e suspender contratos administrativos, assim como para determinar à autoridade administrativa que promova a anulação desses contratos e, se for o caso, da licitação que os originou
CESPE – Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA/ES) – Cargo 1: Advogado- - caderno A – Aplicação: 07/10/2007
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, indeferiu liminar pleiteada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas nas Atividades de Meio
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
Ambiente e nos Entes de Fiscalização e Regulação dos Serviços de Energia Elétrica, Saneamento, Gás e Meio Ambiente no Distrito Federal (STIU/DF). O sindicato pretendia suspender os efeitos da decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que determinou à Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. (ELETRONORTE) cessar o pagamento do adicional referente ao Decreto-Lei n.º 1.971/1982 aos funcionários admitidos após 28/12/1983. O sindicato declara que o TCU praticou ato arbitrário. Alega que o TCU deixou de observar os princípios do devido processo legal, da ampla defesa, do contraditório, da segurança jurídica, da coisa julgada, da legalidade e boa-fé. A decisão, segundo o STIU/DF, atingiu os salários sem, no entanto, dar a oportunidade ao direito de defesa e do contraditório. O advogado do sindicato explica que o adicional ocorreu em razão do acordo coletivo de trabalho celebrado entre o sindicato dos empregados e a ELETRONORTE em 29/10/1986, e termo aditivo assinado em 1987, quando os empregados tiveram incorporados aos seus salários, a partir de março de 1987, o valor correspondente ao adicional do Decreto-Lei n.º 1.971/1982. O acordo beneficiaria os empregados admitidos após novembro de 1982. Internet: com adaptações). Com referência aos fatos narrados no texto acima e a aspectos jurídicos a ele correlacionados, julgue os itens seguintes.
408. O cabimento de recurso extraordinário para o STF interposto contra acórdão do TCU, assim como a concessão de medida cautelar, está condicionado à existência de violação às normas da Constituição Federal.
409. A decisão do TCU, após transitar em julgado, constitui título executivo judicial.
410. Na exigência constitucional de capacitação técnica, os 9 membros do TCU precisam ter, além de notório saber jurídico, conhecimentos contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública.
411. Toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize bens e valores da União ou por ela repassados se sujeitará à fiscalização e ao julgamento pelo TCU.
412. Na situação descrita no texto, o TCU exerceu sua competência de apreciar as contas da ELETRONORTE.
Julgue os itens a seguir, acerca do controle de constitucionalidade das leis.
413. A existência de ação direta de inconstitucionalidade no STF ajuizada contra lei estadual do Espírito Santo, tendo como parâmetro de controle a Constituição Federal, impede o ajuizamento de idêntica ação no respectivo tribunal de justiça, em razão de eventual violação também à Constituição Estadual.
414. O descumprimento de decisão do STF em ação direta de inconstitucionalidade que julgou norma estadual, pelo governador do respectivo ente federal, possibilita o ajuizamento de reclamação.
415. A existência de normas de reprodução obrigatória nas constituições estaduais possibilita a interposição de recurso extraordinário para o STF.
416. A decisão do STF em controle concentrado de constitucionalidade, em regra, vale a partir da publicação do acórdão do julgamento.
417. A argüição de descumprimento de preceito fundamental somente pode ser ajuizada pelos legitimados para propositura de ação direta de inconstitucionalidade.
A respeito da competência atribuída à justiça do trabalho, julgue os itens a seguir.
418. As ações de indenização por dano moral, ainda quando decorrentes da relação de trabalho, estão excepcionadas da competência da justiça do trabalho em face da natureza civil da pretensão deduzida, devendo ser processadas e julgadas pela justiça comum estadual ou federal, conforme as partes que integrem a relação jurídica processual.
419. A justiça do trabalho não tem competência para o julgamento de habeas corpus, mesmo que o ato questionado envolva matéria sujeita a sua atribuição, devendo tais remédios constitucionais ser processados e julgados pela justiça comum federal.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
420. Compete à justiça do trabalho processar e julgar as ações oriundas da relação de trabalho, ainda que tenham por parte ente da administração pública direta e indireta da União, dos estados, do Distrito Federal ou dos municípios.
CESPE – Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA/ES) – Cargo 5: Analista de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Área: Direito – Caderno E – Aplicação: 07/10/2007 Acerca do controle de constitucionalidade das leis, julgue os itens que se seguem.
421. A decisão de mérito, em ação direta de inconstitucionalidade, que julgou inconstitucional lei estadual do Espírito Santo vincula a administração direta, que fica impedida de aplicar a referida lei.
422. Não cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra acórdão do Tribunal de Justiça do Espírito Santo que tenha declarado a inconstitucionalidade de lei municipal que contrariava a Constituição Estadual por ofensa ao princípio da separação dos poderes.
423. O governador do estado do Espírito Santo não pode ajuizar, perante o STF, ação direta de inconstitucionalidade contra lei do estado do Rio de Janeiro.
424. Os partidos políticos somente podem propor ação direta de inconstitucionalidade relativa ao exercício dos direitos políticos descritos na Constituição Federal.
425. O advogado-geral da União é sempre ouvido nos processos de ação direta de inconstitucionalidade.
A respeito dos direitos políticos, julgue os itens seguintes.
426. Os analfabetos são inelegíveis.
427. Tanto o alistamento eleitoral quanto o voto são facultativos para os analfabetos.
428. Para que o presidente da República, no exercício do cargo, se candidate a senador, deve renunciar ao respectivo mandato até seis meses antes da eleição.
429. Lei ordinária pode prever os casos de inelegibilidade.
CESPE – Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” - FUNDAC/PB – Cargo 1: Advogado – Aplicação: (45 a 47 – 180 a 182)
430. A Constituição Federal assegura, no art. 5.º, inciso XI, que: “a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial”. Os locais abrangidos pelo conceito de domicílio considerado pelos doutrinadores e pela jurisprudência incluem o(a)
A sala da secretária em um escritório de advocacia. B salão de festas de um edifício residencial. C sala de audiências de um tribunal. D quarto de hotel ocupado por um hóspede.
431. Na hipótese de estarem o presidente da República e o vice-presidente da República em viagem ao exterior, em missão oficial, assume interinamente a Presidência da República o
A presidente da Câmara dos Deputados. B presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). C presidente do Senado Federal. D ministro da Casa Civil da Presidência da República.
432. Os legitimados a propor ação direta de inconstitucionalidade perante o STF não incluem o(a)
A governador de estado. B mesa de assembléia legislativa.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
C federação sindical. D entidade de classe de âmbito nacional. CESPE – Defensoria Geral da União – Cargo: Defensor Público da União de 2ª Categoria – Aplicação: 18/11/07 A nacionalidade, vínculo jurídico que faz da pessoa um dos elementos componentes da dimensão pessoal do Estado, distingue-se da cidadania, condição pela qual um indivíduo possui o gozo e o exercício dos direitos políticos. Há diferentes formas e critérios de aquisição da nacionalidade. Com relação à condição de nacional e de estrangeiro a ser submetido ao processo de naturalização, julgue os itens seguintes.
433. A nacionalidade do indivíduo pode ser originária ou adquirida. No Brasil, não há distinção de direitos em razão do tipo de nacionalidade.
434. Nos termos da legislação infraconstitucional, um estrangeiro pode adquirir a nacionalidade brasileira mesmo que não saiba falar nem escrever em português.
CESPE – Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará - Defensor Público Substituto – Caderno 1 - Aplicação: 20/01/2008 Em relação ao Poder Legislativo, julgue os próximos itens de acordo com o entendimento do STF.
435. Lei ordinária pode revogar lei complementar.
436. A sanção do governador a projeto de lei de iniciativa de deputado estadual que disponha sobre reajuste de defensores públicos estaduais sana a inconstitucionalidade formal.
437. É constitucional lei estadual que proíba a comercialização de produto alimentício no estado por considerá-lo nocivo à saúde.
438. Desde que prevista competência na Constituição estadual, pode o governador editar medida provisória.
Julgue os seguintes itens, relacionados ao controle de constitucionalidade das leis.
439. O autor da ação direta de inconstitucionalidade pode desistir do feito até a notificação das autoridades que participaram da elaboração da norma impugnada.
440. O prazo para ajuizar rescisória contra acórdão do tribunal de justiça proferido em ação direta de inconstitucionalidade é de dois anos contados do trânsito em julgado.
441. O STF pode decidir ação direta de constitucionalidade por outros fundamentos ainda que não alegados na petição inicial em razão da causa de pedir aberta.
442. O controle difuso de constitucionalidade tem sua origem histórica no direito norte-americano, no caso Marbury versus Madison.
443. A decisão cautelar na ação declaratória de constitucionalidade, por criação do constituinte derivado, somente adquire eficácia vinculante quando o STF expressamente a atribui.
Em relação aos direitos e garantias individuais e coletivas, julgue os itens a seguir.
444. A anterioridade tributária não é cláusula pétrea da Constituição Federal de 1988.
445. É essencial para verificação da legitimação que o autor de ação popular demonstre a condição de cidadão brasileiro no exercício dos direitos políticos.
446. O mandado de segurança está vocacionado para fins cíveis, não constituindo instrumento idôneo para o processo penal, que dispõe do habeas corpus para sanar eventuais ilegalidades.
Em relação aos tribunais superiores, julgue os itens que se seguem.
447. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) detém competência para homologação de sentença estrangeira.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
448. Conflito de competência entre o Tribunal Regional do Trabalho no Ceará e o respectivo tribunal regional federal será apreciado pelo STF.
449. O julgamento das causas em que forem partes organismo internacional, de um lado, e de outro, um município será realizado pela justiça federal, devendo eventual recurso ordinário interposto contra a sentença ser julgado pelo STJ.
Em relação à Defensoria na Constituição Federal de 1988, julgue os itens que se seguem.
450. A Defensoria Pública da União tem autonomia funcional e administrativa.
451. O defensor público é remunerado por meio de subsídio.
452. Aos defensores públicos é assegurada a garantia da inamovibilidade.
CESPE – Governo do Estado da Paraíba - Cargo: Auditor de Contas Públicas – Aplicação: 09/03/2008 (27 e 28; 34 a 36 – 203 a 207)
453. Em relação aos tribunais de contas, assinale a opção correta.
A A empresa que tiver seu contrato administrativo suspenso por decisão do tribunal de contas estadual pode interpor apelação para o tribunal de justiça, que a receberá, em regra, no efeito devolutivo. B O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba pode fiscalizar e julgar a aplicação de recursos da União em obras realizadas no estado, desde que haja prévio convênio com o Tribunal de Contas da União. C O tribunal de contas não tem poder de determinar quebra de sigilo bancário. D O tribunal de contas pode reexaminar ato judicial transitado em julgado concessivo de vantagem funcional a servidor público por ocasião da sua aposentadoria. E O procurador-geral de justiça indicará o membro do Ministério Público que funcionará perante o Tribunal de Contas do Estado.
454. Em relação ao controle judicial da administração pública, assinale a opção correta.
A O mandado de segurança é o instrumento adequado para determinar à administração a retificação de dados. B Não há decadência para a impetração de mandado de segurança contra ato omissivo. C A ação civil pública não se presta ao controle de atos lesivos ao meio ambiente. D O condenado por improbidade administrativa à perda de direitos políticos, transitada em julgado, não pode, enquanto perdurarem os efeitos da decisão judicial, propor ação popular. E O mandado de injunção não é instrumento adequado à determinação de edição de portaria por órgão da administração direta.
455. Em relação ao poder constituinte, assinale a opção correta.
A A iniciativa popular para apresentação de proposição legislativa não pode dar início a proposta de emenda à Constituição. B A ausência de promulgação de emenda à Constituição pelo presidente da República confere poder ao presidente do Congresso para promulgá-la. C O poder constituinte originário está limitado à observância das cláusulas pétreas. D Emenda à Constituição pode determinar que o presidente da República seja eleito pelos integrantes do Congresso Nacional. E O poder constituinte decorrente é ilimitado e incondicionado.
456. Em relação ao processo legislativo, assinale a opção correta.
A Resolução do Senado é hierarquicamente inferior a lei ordinária. B Na constituição estadual, é inconstitucional a previsão de edição de medida provisória por governador. C Lei ordinária pode revogar lei complementar. D O presidente da República tem iniciativa privativa para apresentação de projeto de lei em matéria tributária da União.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
E Medida provisória é instrumento adequado para dispor sobre relação de emprego protegida contra demissão sem justa causa.
457. Em relação ao controle de constitucionalidade das normas jurídicas, assinale a opção correta de acordo com o entendimento do STF.
A As normas anteriores à Constituição Federal de 1988 não podem ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade. B As normas do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias não podem ser parâmetros normativos de controle porque são hierarquicamente inferiores aos dispositivos da parte permanente da Constituição Federal. C O município pode ajuizar ação direta de inconstitucionalidade perante o tribunal de justiça de seu estado, desde que impugne lei municipal em face da constituição estadual. D As decisões do STF em ações diretas de inconstitucionalidade não são dotadas de efeito vinculante. E Medidas cautelares são cabíveis apenas em ações diretas de inconstitucionalidade. CESPE – Advocacia Geral da União – Cargo: Procurador Federal de 2ª Categoria – Aplicação: 01/07/2007 (24 a 32 – 208 a 216) Um partido político ajuizou ação direta de inconstitucionalidade devido à omissão da expressão ―sob a proteção de Deus‖ do preâmbulo da Constituição de determinado estado da Federação. Para tanto, o partido alegou que o preâmbulo da CF é um ato normativo de supremo princípio básico com conteúdo programático e de absorção compulsória pelos estados, que o seu preâmbulo integra o texto constitucional e que suas disposições têm verdadeiro valor jurídico. A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.
458. A invocação a Deus, presente no preâmbulo da CF, reflete um sentimento religioso, o que não enfraquece o fato de o Estado brasileiro ser laico, ou seja, um Estado em que há liberdade de consciência e de crença, onde ninguém é privado de direitos por motivo de crença religiosa ou convicção filosófica.
459. O preâmbulo constitucional possui destacada relevância jurídica, situando-se no âmbito do direito e não simplesmente no domínio da política.
460. O preâmbulo da CF é norma central de reprodução obrigatória na Constituição do referido estado-membro.
Em relação aos direitos e interesses das populações indígenas, julgue os itens que se seguem.
461. A demarcação de terras indígenas tem, entre outras, a função de criar uma nova delimitação espacial da titularidade indígena, tendo características de ato constitutivo.
462. Caso uma comissão parlamentar de inquérito com funcionamento em Brasília intime um indígena, que mora no estado de Mato Grosso, a prestar depoimento na condição de testemunha, no DF, haverá violação às normas constitucionais que conferem proteção específica aos povos indígenas, uma vez que a intimação do indígena configuraria, em tese, constrangimento à sua liberdade de locomoção, por ser vedada pela CF a remoção dos grupos indígenas de suas terras, salvo nas hipóteses constitucionalmente elencadas.
463. A CF, ao assegurar aos índios direitos sobre as terras que tradicionalmente ocupam, foi coerente com a tradição do direito indigenista que consagrou o indigenato, ou seja, o instituto jurídico por meio do qual se reconhece, no Brasil, o direito dos índios sobre as terras que ocupam, independentemente de título aquisitivo, nos mesmos moldes do sistema romanístico da posse e da propriedade, previsto pela legislação civil.
Quanto à hermenêutica constitucional, julgue os itens seguintes.
464. O princípio da unidade da CF, como princípio interpretativo, prevê que esta deve ser interpretada de forma a se evitarem contradições, antinomias ou antagonismos entre suas normas.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
465. Não existe relação hierárquica fixa entre os diversos critérios de interpretação da CF, pois todos os métodos conhecidos conduzem sempre a um resultado possível, nunca a um resultado que seja o unicamente correto. Essa pluralidade de métodos se converte em veículo da liberdade do juiz, mas essa liberdade é objetivamente vinculada, pois não pode o intérprete partir de resultados preconcebidos e, na tentativa de legitimá-los, moldar a norma aos seus preconceitos, mediante a utilização de uma pseudo-argumentação.
466. As correntes interpretativistas defendem a possibilidade e a necessidade de os juízes invocarem e aplicarem valores e princípios substantivos, como princípios de liberdade e justiça, contra atos de responsabilidade do Poder Legislativo que não estejam em conformidade com o projeto da CF. As posições não-interpretativistas, por outro lado, consideram que os juízes, ao interpretarem a CF, devem limitar-se a captar o sentido dos preceitos nela expressos ou, pelo menos, nela claramente explícitos.
CESPE – OAB/SP – 135º Exame de Ordem – 1ª Fase – Aplicação: 18/05/2008
467. Segundo a Constituição de 1988, constitui crime inafiançável e imprescritível
A a prática da tortura. B a prática do racismo. C o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins. D o definido em lei como hediondo.
468. São brasileiros natos
A os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros que estejam a serviço de seu país. B os nascidos, no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente. C os nascidos, no estrangeiro, de pai e mãe brasileiros, desde que ambos estejam a serviço da República Federativa do Brasil. D os nascidos, no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, antes de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.
469. O servidor público da administração direta, autárquica ou fundacional investido no mandato de prefeito municipal
A será necessariamente afastado do cargo, emprego ou função que esteja ocupando, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração. B perceberá, se houver compatibilidade de horários, as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo. C será afastado do cargo, emprego ou função que esteja ocupando, caso não haja compatibilidade de horários, sendolhe facultado optar pela sua remuneração. D perceberá, incondicionalmente, as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo.
470. São de iniciativa privativa do presidente da República as leis que disponham sobre
A normas gerais para a organização do Ministério Público e do Poder Judiciário dos estados, do Distrito Federal e dos territórios. B a fixação do subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). C matéria tributária. D criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta.
471. A súmula do STF com efeito vinculante
A pode ser aprovada mediante decisão da maioria absoluta dos seus membros. B não pode ser revista ou cancelada de ofício pelo próprio STF. C não é de observância obrigatória para a administração pública estadual e municipal.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
D pode ter seu cancelamento provocado por aqueles legitimados à propositura da ação direta de inconstitucionalidade.
472. O Conselho Nacional de Justiça
A não integra o Poder Judiciário. B tem seus atos sujeitos a controle apenas no STF. C ainda não teve a constitucionalidade da sua instituição apreciada pelo STF. D exerce função jurisdicional em todo o território nacional.
473. Compete ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgar, originariamente,
A o mandado de segurança contra ato de ministro de Estado. B a extradição solicitada por Estado estrangeiro. C a argüição de descumprimento de preceito fundamental decorrente da Constituição. D a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo estadual.
474. A ação declaratória de constitucionalidade
A foi instituída pelo constituinte originário na Constituição de 1988. B pode ser proposta por qualquer cidadão, perante o STF. C somente será julgada se existir controvérsia judicial relevante sobre a aplicação da lei ou do ato normativo de que trata a ação. D não admite pedido de medida cautelar, haja vista a presunção de constitucionalidade das leis e atos normativos.
475. A concessão de medida cautelar pelo STF, nas ações diretas de inconstitucionalidade,
A tem o mesmo efeito da revogação da lei ou ato normativo impugnado. B torna aplicável a legislação anterior acaso existente, salvo expressa manifestação em sentido contrário. C é sempre dotada de efeito ex tunc. D será dotada de eficácia erga omnes se houver expressa manifestação do Tribunal nesse sentido.
476. No controle difuso da constitucionalidade,
A somente os tribunais poderão declarar a inconstitucionalidade das leis e atos normativos, pelo voto da maioria dos seus membros. B a declaração de inconstitucionalidade nunca produzirá efeitos erga omnes. C as decisões proferidas em única ou última instância estarão sujeitas a recurso extraordinário, quando declararem a inconstitucionalidade de lei federal. D o processo deverá ser suspenso, se houver ação direta de inconstitucionalidade contra a mesma lei ou ato normativo pendente de julgamento no STF. CESPE – Procuradoria Geral do Estado do Ceará - Cargo: Procurador de Estado de 3ª Categoria – Aplicação: 23/03/2008
477. De acordo com a repartição de competências prevista na Constituição Federal, assinale a opção correta.
A Segundo a jurisprudência do STF, é constitucional lei estadual que disponha sobre o ensino de língua espanhola aos alunos da rede pública do respectivo estado. B Segundo a jurisprudência do STF, é constitucional lei estadual que disponha sobre a utilização de película solar nos vidros dos veículos. C É competência privativa da União estabelecer e implantar política de educação para a segurança do trânsito. D Compete à União, aos estados, ao DF e aos municípios legislar concorrentemente sobre proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
E Compete privativamente à União legislar sobre direito tributário e financeiro.
478. A respeito do direito constitucional, assinale a opção correta.
A As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios poderão ser alienadas mediante autorização do Congresso Nacional. B Segundo a jurisprudência do STF, dispositivo de constituição estadual que confira independência funcional aos procuradores estaduais é inconstitucional por ferir a Constituição Federal. C A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, sendo vedado o tratamento diferenciado a empresas de pequeno porte, ainda que constituídas sob as leis brasileiras e com sede e administração no país. D O MP é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados. E O STF poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional e infraconstitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou ao seu cancelamento, na forma estabelecida em lei.
479. Ainda acerca do direito constitucional, assinale a opção correta.
A Compete ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgar as causas e os conflitos entre a União e os estados, a União e o DF, ou entre uns e outros, incluindo as respectivas entidades da administração indireta. B Compete ao STF a homologação de sentenças estrangeiras e a concessão de exequátur às cartas rogatórias. C Compete ao STF julgar as causas em que forem partes Estado estrangeiro ou organismo internacional de um lado e, do outro, município ou pessoa residente ou domiciliada no país. D Compete ao STJ julgar o mandado de injunção, quando a elaboração da norma regulamentadora for atribuição de órgão, entidade ou autoridade federal, da administração direta ou indireta, excetuados os casos de competência do STF e dos órgãos da justiça militar, da justiça eleitoral, da justiça do trabalho e da justiça federal. E Ao Conselho Nacional de Justiça, que funcionará junto ao STJ, cabe a supervisão administrativa e orçamentária da justiça federal de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema e com poderes correicionais, cujas decisões terão caráter vinculante.
480. Segundo a jurisprudência do STF e o ordenamento jurídico brasileiro, assinale a opção correta.
A É possível, por meio da reclamação, impugnar a aplicação ou a rejeição, por parte da administração ou do Poder Judiciário, de lei de teor idêntico àquela que já foi objeto do controle de constitucionalidade no STF, requerendo-se a declaração incidental de sua inconstitucionalidade, ou de sua constitucionalidade, conforme o caso. B As leis municipais que violem dispositivos da Constituição Federal poderão ser objeto de controle abstrato no STF. C A medida cautelar concedida em ação direta de inconstitucionalidade (ADI) não tem efeito vinculante, visto que precária e provisória. D Caso o partido político autor de ADI perca sua representação no Congresso Nacional no curso do julgamento da ação, o processo será extinto sem julgamento do mérito. E É obrigatória a intervenção do Ministério Público na ADI. Se o procurador-geral da República for o autor da ação, será nomeado um outro membro do Ministério Público para atuar como custos legis.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
481. Assinale a opção correta acerca da argüição de descumprimento de preceito fundamental.
A Qualquer pessoa lesada ou ameaçada por ato do poder público pode propor argüição de descumprimento de preceito fundamental. B Atos de particular que descumpram preceito constitucional fundamental, em detrimento de direito subjetivo, estão sujeitos ao controle por meio de argüição de descumprimento de preceito fundamental. C Não se admite a argüição de descumprimento de preceito fundamental quando a controvérsia for fundada em ato normativo anterior à Constituição Federal. D Considerar-se-á procedente ou improcedente a argüição de descumprimento de preceito fundamental se em um ou em outro sentido se tiverem manifestado pelo menos dois terços dos ministros. E O controle da constitucionalidade, em abstrato, das leis municipais pode ser feito pelo STF por meio de argüição de descumprimento de preceito fundamental.
482. Assinale a opção correta a respeito de direito constitucional.
A As imunidades de deputados ou senadores não subsistirão durante o estado de sítio. B Na sessão legislativa extraordinária, o Congresso Nacional somente deliberará sobre a matéria para a qual foi convocado. Assim, havendo medidas provisórias em vigor na data de convocação extraordinária do Congresso Nacional, estas não poderão ser votadas. C A deliberação de cada uma das casas do Congresso Nacional sobre o mérito das medidas provisórias dependerá de juízo prévio sobre o atendimento de seus pressupostos constitucionais. D Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável, nem processados criminalmente sem prévia licença de sua Casa. E As medidas provisórias terão sua votação iniciada em qualquer das casas legislativas.
483. No referente ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), assinale a opção correta.
A O CNJ é órgão do Poder Judiciário com poder jurisdicional em todo o território nacional. B As decisões do CNJ fazem coisa julgada formal e material. C Ao CNJ cabe rever, em grau de recurso, as decisões jurisdicionais dos membros do Poder Judiciário. D Os atos do CNJ estão sujeitos ao controle jurisdicional do STF. E Nos crimes de responsabilidade, os membros do CNJ são julgados perante o STF.
484. Quanto às atribuições e competências do STF, assinale a opção correta.
A Compete ao STF julgar ação popular ajuizada contra o presidente da República. B Na ADI, a causa de pedir pode ser desconsiderada ou suprida por outra, conforme jurisprudência do STF. C Segundo a jurisprudência dominante, compete ao STF julgar habeas corpus impetrado contra decisão de relator que, em habeas corpus requerido a tribunal superior, denegue liminar. D Segundo a jurisprudência dominante, compete ao STF julgar mandado de segurança contra ato de ministro de Estado no exercício de competência delegada pelo presidente da República. E Segundo a jurisprudência dominante, compete ao STF julgar mandado de segurança impetrado contra ato do Tribunal Superior Eleitoral.
485. Quanto aos direitos fundamentais, assinale a opção correta.
A A Constituição de 1937 trouxe, como inovação, diversos direitos sociais relativos aos trabalhadores, os quais não eram previstos nas constituições anteriores.
B Direitos fundamentais como o princípio da legalidade, a livre manifestação do pensamento, a liberdade religiosa, o princípio da reserva legal, a independência judicial, o princípio do juiz natural, a individualização da pena, a liberdade de profissão e o direito de petição somente
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
surgiram no ordenamento jurídico brasileiro, de forma expressa, na Constituição Federal de 1988. C Em regra, as normas constitucionais que prescrevem direitos fundamentais têm eficácia contida e dependem de regulamentação. D A teoria jusnaturalista fundamenta os direitos humanos em uma ordem superior universal, imutável e inderrogável. Segundo essa teoria, os direitos humanos não são criações dos legisladores, tribunais ou juristas e, conseqüentemente, não podem desaparecer da consciência dos homens. E A noção de direitos fundamentais é contemporânea ao surgimento da idéia de constitucionalismo, que permitiu insculpir um rol mínimo de direitos humanos em um documento escrito, derivado diretamente da vontade popular.
486. Com relação aos princípios interpretativos das normas constitucionais, assinale a opção correta.
A Segundo o princípio do efeito integrador, na resolução de problemas jurídico-constitucionais, deverá ser dada maior primazia aos critérios favorecedores da integração política e social, bem como o reforço da unidade política. B De acordo com o princípio da eficiência ou da efetividade, na resolução de problemas constitucionais, deve-se dar primazia aos direitos do Estado. C Segundo o princípio da conformidade funcional, deve o intérprete harmonizar os bens jurídicos em conflito, de modo a evitar o sacrifício de uns em relação aos outros. D O princípio da força normativa da Constituição estabelece que o intérprete deve ater-se ao que consta do texto das normas constitucionais. E Segundo o princípio da unidade da Constituição, uma constituição não deve ser interpretada a partir de valores e princípios contidos em outras constituições. CESPE – PMDF – Cargo: Oficial Policial Militar Capelão – Caderno A – Aplicação: 11/03/2007 Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca dos direitos e das garantias fundamentais, seguida de uma assertiva a ser julgada.
487. Miguel, casado e pai de três filhos, foi condenado pela justiça do Distrito Federal (DF) a trinta anos de prisão por assalto a bancos, seqüestro e vários outros crimes. Em janeiro de 2006, ele foi assassinado no interior de sua cela por colegas de carceragem, em Brasília. Nessa situação, cabe ao Estado indenizar a viúva e os três filhos de Miguel, uma vez que o dever de guarda e o respeito à integridade física e moral dos detentos é do Estado.
488. Patrícia foi condenada pela justiça do DF, em março de 2006, à pena de quinze anos de reclusão por tráfico de drogas. Patrícia, grávida de quatro meses, foi recolhida à penitenciária feminina de Brasília após a condenação. Sua filha Isabela nasceu no dia 4 de setembro de 2006, em hospital público da capital federal, onde Patrícia permaneceu internada por três dias, sob escolta policial, para amamentar sua filha. Ao retornar ao estabelecimento prisional, recebeu a informação da diretora do presídio de que não poderia continuar com sua filha. Assim, Isabela ficou sob os cuidados da avó. Nessa situação, a informação prestada pela diretora da penitenciária está fundamentada na Constituição Federal, que protege os direitos das crianças e adolescentes, filhos de mães condenadas por tráfico de drogas.
O presidente da República editou decreto que institui estado de defesa, justificado pela instabilidade institucional nos principais aeroportos do país, sobretudo pelos constantes atrasos de vôos. Em seguida, encaminhou o decreto ao Congresso Nacional, dentro do prazo constitucional, para aprovação ou rejeição do ato. Em face dessa situação hipotética, julgue o item abaixo à luz das disposições constitucionais sobre o estado de defesa.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
489. Na hipótese considerada, os poderes do presidente da República são absolutos; portanto, caso o decreto seja rejeitado pelo Congresso Nacional, o presidente poderá, legitimamente, alegando relevância e urgência, restabelecer o estado de defesa.
Acerca do estado de sítio, julgue o item seguinte.
490. Na vigência de estado de sítio, no caso de declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira, poderão ser tomadas medidas de restrição a direitos fundamentais. Em casos de crimes contra a segurança nacional, poderão as autoridades estaduais das polícias militares autorizar a prática de tortura, desde que expressamente fundamentada e acompanhada de médico legalmente habilitado.
Renato foi presidente de centro acadêmico e do diretório central dos estudantes da Universidade de Brasília quando cursou medicina. Já médico graduado, foi presidente dos conselhos regional e federal de medicina. Atualmente, é oficial da ativa do corpo de saúde do Exército. Pelo seu passado político e objetivando uma futura candidatura a deputado federal, Renato dirigiu-se à sede de um partido político em Brasília – DF para filiar-se. O presidente do partido local negou-lhe a filiação e informou-lhe que, de acordo com a Constituição, aos militares da ativa não é permitida a filiação a partidos políticos. À luz da Constituição Federal, julgue o item que se segue, relativo à situação hipotética acima.
491. Na situação considerada, a afirmação do presidente do partido está correta.
No item seguinte, é apresentada uma situação hipotética acerca da nacionalidade, seguida de uma assertiva a ser julgada.
492. Um casal de cidadãos argentinos passou as férias do último verão no litoral de Santa Catarina. A mulher, grávida de 8 meses, deu à luz Henrique, em hospital da rede pública da cidade. Nessa situação, segundo a Constituição Federal, Henrique é considerado brasileiro nato.
Julgue os itens que se seguem, com relação à organização do Estado.
493. Considere a seguinte situação hipotética. Leila, mãe de uma filha de 13 anos de idade e outra de 10 anos de idade, residente em Brasília – DF, encaminhou uma carta ao governador do DF e ao secretário de cultura local, relatando sua preocupação com as cenas abusivas de sexo e violência em uma série de programas de TV. Sugeriu que a classificação para efeito indicativo fosse mais rigorosa. Nessa situação, Leila não observou a Constituição Federal, uma vez que a competência para exercer a classificação para efeito indicativo é da União e não do DF.
494. Considere a seguinte situação hipotética. Governador recém-eleito de um estado da Federação, em entrevista coletiva à imprensa, anunciou um projeto para criar um tribunal de contas no âmbito de cada município, com o objetivo de auxiliar no sistema de controle interno de cada Poder Executivo municipal. Após a entrevista, um advogado declarou à imprensa que o projeto do governador era inconstitucional, pois a Constituição Federal proíbe essa criação. Nessa situação, a declaração do advogado está em conformidade com a Constituição Federal, que veda a criação de tribunais de contas municipais.
Acerca dos direitos sociais, cada um dos seguintes itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
495. Um rapaz de 17 anos de idade foi contratado para trabalhar em um restaurante no período noturno, com uma jornada de seis horas. Ao tomar conhecimento do contrato, o advogado do dono do restaurante informou imediatamente ao seu cliente que a situação do rapaz recém-contratado era vedada pela Constituição Federal. Nessa situação, as informações
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
do advogado não estão corretas, pois o que é vedado pela Constituição é o trabalho noturno aos menores de 16 anos.
496. Pedro é caixa de banco privado em Brasília – DF. Foi presidente do sindicato dos bancários do DF na última gestão. Registrou a candidatura em agosto de 2004 e tomou posse no cargo em dezembro do mesmo ano. Em novembro de 2005, cometeu falta grave na sua agência e foi demitido do banco pelo gerente. Nessa situação, a demissão é ilegal, uma vez que o mandato como presidente se encerrará em dezembro de 2006.
Em cada um dos itens que se seguem, relativos à administração pública, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
497. Ari é servidor concursado do Ministério da Educação desde 1990. Lotado na representação do Ministério em Belo Horizonte – MG, elegeu-se vereador no último pleito eleitoral. Com uma carga horária de 40 horas no MEC, não havia como compatibilizar seus horários com o mandato eletivo. Seguindo as disposições da Constituição Federal, afastou-se do cargo do MEC para exercer apenas o mandato de vereador. Nessa situação, e à luz da Constituição, Ari poderá optar pela remuneração de seu cargo no MEC ou pela de vereador.
498. Joaquim é servidor público estável, cargo de auxiliar judiciário — área serviços gerais, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) há 12 anos. Em setembro de 2006, recebeu um expediente do presidente do tribunal, informando que seu cargo seria extinto a partir de outubro e que ficaria em disponibilidade a partir dessa data. Irresignado, Joaquim procurou o diretor da divisão de recursos humanos do tribunal. Informou-lhe o diretor não haver razão para se preocupar, pois receberia sua remuneração integral enquanto não fosse aproveitado em outro cargo. Nessa situação, à luz da Constituição, é correto afirmar que as informações prestadas pelo diretor da divisão de recursos humanos estão incorretas.
CESPE – TJDFT – Cargo 2: Analista Judiciário – Área: Judiciária – Aplicação: 02/03/2008 A defesa da Constituição da República representa o encargo mais relevante do Supremo Tribunal Federal (STF). O STF — que é o guardião da Constituição, por expressa delegação do Poder Constituinte — não pode renunciar ao exercício desse encargo, pois, se a Suprema Corte falhar no desempenho da gravíssima atribuição que lhe foi outorgada, a integridade do sistema político, a proteção das liberdades públicas, a estabilidade do ordenamento normativo do Estado, a segurança das relações jurídicas e a legitimidade das instituições da República restarão profundamente comprometidas. ADI 2.010-MC., Rel. min. Celso de Mello, julgamento em 30/9/1999, DJ de 12/4/2002. O papel do STF na ordem constitucional, citado no excerto acima, foi positivamente afetado pela introdução da exigência da repercussão geral para o exame dos recursos extraordinários. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
499. Uma das finalidades da introdução do mecanismo da repercussão geral nos recursos extraordinários foi o de firmar o papel do STF como corte constitucional e não como instância recursal.
500. A repercussão geral exigida para a análise dos recursos extraordinários faz que o STF decida uma única vez cada questão constitucional, sem necessidade de pronunciamento em outros processos com matéria idêntica, de modo que a solução extrapole o interesse subjetivo das partes.
501. A análise da repercussão geral é de competência exclusiva do STF.
502. A verificação da existência da preliminar formal de repercussão geral é de competência exclusiva do tribunal ou da turma recursal de origem.
Acerca da Constituição Federal e de suas normas, julgue os itens subseqüentes.
503. A vigência e a eficácia de uma nova constituição implicam a supressão da existência, a perda de validade e a cessação de eficácia da anterior constituição por ela revogada, salvo das normas constantes do texto anterior que permaneçam materialmente
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
harmônicas com a ordem constitucional superveniente. Nessa hipótese, ocorre o fenômeno da recepção.
504. O sentido sociológico da Constituição como uma folha de papel, cuja verdadeira característica está na organização dos fatores reais do poder em uma dada sociedade, contrasta com a visão da força normativa da Constituição, segundo a qual a Constituição não se pode submeter à vontade dos poderes constituídos e ao império dos fatos e das circunstâncias. A Constituição espraia sua força normativa por sobre o ordenamento jurídico, e todos os atos estatais que com ela contrastem expõem-se à censura jurídica do Poder Judiciário.
505. Os poderes absolutos do Estado viabilizam, dentro de cada comunidade estatal concreta, o exercício dos direitos e garantias individuais e coletivos e a prática efetiva das liberdades públicas.
Acerca do controle de constitucionalidade, julgue os itens que se seguem.
506. O incidente de deslocamento do processo da argüição de inconstitucionalidade, das turmas de um tribunal ao seu plenário ou órgão especial, quando não houver pronunciamento destes, é desnecessário se o ato normativo questionado já tiver sido declarado inconstitucional por quaisquer das turmas do STF.
507. Compete ao STF processar e julgar, originariamente, ação direta de inconstitucionalidade contra lei ou ato normativo municipal, frente à Constituição Federal, pois qualquer norma em contrário constituiria tese limitativa à condição de guardião da Constituição Federal ostentada pelo STF.
Acerca das competências e atribuições dos tribunais de justiça dos estados e de sua relação com o Poder Legislativo, julgue os itens subseqüentes.
508. A cláusula constitucional que atribui exclusividade ao Tribunal de Justiça para instaurar o processo legislativo em matéria de organização e divisão judiciárias do estado não impede os parlamentares de propor emendas ao respectivo projeto de lei. Nesse sentido, o referido projeto pode sofrer emendas parlamentares que acarretem, inclusive, aumento da despesa prevista.
509. Compete à Constituição do estado definir as atribuições do respectivo tribunal de justiça, nos termos da Constituição da República. Tal competência não pode ser transferida ao legislador infraconstitucional.
CESPE – TJDFT – Cargo 4: Analista Judiciário – Especialidade: Administração – Aplicação: 02/03/2008 Acerca dos princípios fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988, julgue os itens a seguir.
510. A expressão República Federativa enuncia, respectivamente, uma forma de governo e uma forma de Estado.
511. A construção de uma sociedade livre, justa e solidária é um objetivo, ao passo que a dignidade da pessoa humana é um fundamento da República Federativa do Brasil.
Acerca dos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens seguintes.
512. Considere a seguinte situação hipotética. Giovani, brasileiro nato, que é jogador de futebol, profissional, foi contratado por um clube italiano, pelo qual atua há mais de 4 anos. No entanto, a lei italiana que disciplina essa atividade passou a limitar a quantidade de jogadores estrangeiros em cada clube. Para continuar a residir na Itália e atuar como jogador profissional, Giovani adquiriu a nacionalidade italiana. Nessa situação hipotética, com base na Constituição brasileira em vigor, o referido atleta não perderá sua nacionalidade brasileira.
513. São imprescritíveis, conforme a Constituição brasileira em vigor, os crimes hediondos, de racismo, de tortura, de tráfico ilícito de drogas.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
514. O sindicato de trabalhadores tem legitimidade para impetrar mandado de segurança coletivo na defesa de seus filiados.
515. Os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988 não comportam qualquer grau de restrição, já que são considerados cláusulas pétreas.
516. Conforme a doutrina majoritária, o princípio nemo tenetur se detegere, de que ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo, só tem aplicação em relação ao réu preso e não ao réu solto.
Fernanda, com 16 anos de idade, após participar das últimas eleições municipais, resolveu propor ação popular visando anular ato administrativo que entende ser violador da regra de precedência da ordem de classificação para a nomeação de candidatos aprovados em concurso público. Acerca dessa situação hipotética e das normas que regem os concursos públicos, julgue os itens que se seguem.
517. Fernanda poderá ingressar com a ação popular mesmo não possuindo ainda 18 anos de idade.
518. O candidato aprovado em concurso público, em regra, não tem direito subjetivo a ser nomeado. Se, porém, for nomeado, tem direito subjetivo público a ser empossado.
Acerca da organização do Estado, julgue os próximos itens.
519. O DF tem competência concorrente com a União para legislar sobre matéria relacionada a procedimentos em matéria processual.
520. Compete à União legislar, de forma privativa, sobre a Defensoria Pública do Distrito Federal, podendo haver delegação desse poder ao DF, desde que feita por meio de lei ordinária.
521. O julgamento de crime político é de competência da justiça federal, com recurso ordinário para o respectivo tribunal regional federal.
Acerca da organização do Poder Judiciário, julgue os itens subseqüentes.
522. O ministro-corregedor do Conselho Nacional de Justiça, que deve ser oriundo do Superior Tribunal de Justiça, tem competência para receber reclamações e denúncias, de qualquer interessado, relativas aos magistrados e aos serviços judiciários.
523. O tribunal regional eleitoral é composto por sete juízes, dos quais dois devem ser escolhidos e nomeados, pelo respectivo tribunal de justiça, entre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pela respectiva seção da Ordem dos Advogados do Brasil.
524. O chamado quinto constitucional está presente nos tribunais regionais federais, nos tribunais de justiça, no Tribunal Superior do Trabalho e nos tribunais regionais do trabalho.
CESPE – TJDFT – Cargo 1: Analista Judiciário – Área: Judiciária – Aplicação: 02/03/2008 Acerca dos princípios explícitos e implícitos da administração pública, julgue os itens subseqüentes.
525. A Constituição Federal faz menção expressa apenas aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade.
526. Diversos princípios administrativos, embora não estejam expressamente dispostos no texto constitucional, podem ser dela deduzidos logicamente, como conseqüências inarredáveis do próprio sistema administrativo-constitucional.
Acerca da organização do Estado, na forma como prevista pela Constituição Federal, julgue os itens a seguir.
527. Estaria em conformidade com a Constituição Federal a vinculação do reajuste de vencimentos de servidores estaduais ou municipais a índices federais de correção monetária.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
528. A organização e a manutenção dos serviços locais de segurança pública do DF (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros) são de competência privativa do próprio DF.
529. São da competência legislativa da União a definição dos crimes de responsabilidade e o estabelecimento das respectivas normas de processo e julgamento.
530. Compete ao DF legislar sobre a cobrança de preço de estacionamento de veículos em áreas pertencentes a instituições particulares de ensino fundamental, médio e superior instaladas no DF.
CESPE – TJDFT – Cargo 38: Técnico Judiciário – Área: Administrativa – Aplicação: 02/03/2008 Acerca dos princípios fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens a seguir.
531. A cooperação entre os povos para o progresso da humanidade é definida na Constituição como objetivo fundamental da República Federativa do Brasil.
532. A integração econômica, política, social e cultural dos povos, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações, é uma determinação constitucional que rege a relação entre a República Federativa do Brasil e os países da América Latina.
Acerca dos direitos e garantias fundamentais, cada um dos itens subseqüentes apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
533. Em documento dirigido ao governo do Distrito Federal, determinada entidade religiosa sediada nessa unidade da Federação descreveu a forma como organizava seus cultos para justificar pedido de subvenção com recursos financeiros públicos. Nessa situação, o pedido pode ser atendido, pois a Lei Magna permite a subvenção de recursos financeiros públicos às entidades religiosas, desde que essa distribuição se faça de forma igualitária e impessoal. Além disso, a liberdade de consciência e de crença religiosa, assegurada pela Constituição, autoriza que o respectivo culto se faça na forma como definida pelas respectivas entidades religiosas, sem qualquer interferência do Estado.
534. João é proprietário de um apartamento na Asa Norte, em Brasília, que se encontra alugado a Maria. Com o objetivo de verificar as condições de manutenção do referido imóvel e utilizando uma chave reserva, João ingressou no apartamento, sem o consentimento de Maria. Nessa situação, não houve qualquer violação a direito fundamental, pois João apenas exerceu o seu direito de proprietário-locador.
535. Determinada associação de apoio à terceira idade, pessoa jurídica legalmente estabelecida, tem por objetivo cuidar da saúde física e psíquica de pessoas com mais de 60 anos de idade. No entanto, após vistoria das instalações físicas da associação pela autoridade competente, constatou-se que o prédio não tinha condições de servir de asilo aos idosos. Nessa situação, cabe à administração local dissolver compulsoriamente a referida associação, por meio de ato administrativo.
Acerca da organização do Estado, julgue os próximos itens.
536. No âmbito da repartição de competências materiais, é de competência comum da União, estados, DF e municípios registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais em seus territórios.
537. No âmbito da competência legislativa concorrente, a superveniência de lei federal sobre normas gerais tratando determinada matéria de forma inovadora revoga lei estadual anteriormente editada, no que lhe for contrário.
538. As terras devolutas pertencem aos estados, com exceção das terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei.
Acerca da organização do Poder Judiciário, julgue os itens seguintes.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
539. O Conselho Nacional de Justiça é órgão integrante da estrutura do Poder Judiciário, com jurisdição em todo o território nacional.
540. A Constituição Federal, após o advento da Emenda Constitucional n.o 45/2004, vedou as férias coletivas nos juízos e tribunais de segundo grau, o que não se estende aos tribunais superiores.
541. A Constituição autoriza que servidores da justiça possam receber delegação para a prática de certos atos de competência dos juízes, como atos de administração ou de mero expediente.
542. Compete ao Supremo Tribunal Federal a iniciativa de projeto de lei que disponha sobre a criação e a extinção de cargos e a remuneração dos serviços auxiliares do TJDFT, já que esse tribunal pertence à União.
543. Um sexto dos membros do Superior Tribunal de Justiça deve necessariamente ser oriundo da carreira de advogados.
544. Os tribunais regionais federais, os tribunais de justiça dos estados e do Distrito Federal e os tribunais regionais do trabalho podem funcionar descentralizadamente, constituindo câmaras regionais, a fim de assegurar o pleno acesso do jurisdicionado à justiça em todas as fases do processo.
CESPE – TST – Cargo 1: Analista Judiciário – Área: Judiciária – Aplicação: 17/02/2008 Acerca do Direito Constitucional, julgue os itens a seguir.
545. Seria inconstitucional a concessão de empréstimo pelo Banco Central do Brasil ao TST, com o objetivo de financiar projeto de modernização da Justiça do Trabalho.
546. No plano federal, existe lei orçamentária anual específica para o Poder Judiciário, de iniciativa privativa do Supremo Tribunal Federal (STF), que define as receitas e despesas dos tribunais superiores, bem como das justiças do trabalho, militar e federal.
547. O controle externo da execução orçamentária do TST é realizado pelo Congresso Nacional, com o auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU).
548. Um ministro do STF é hierarquicamente superior a um ministro do TST.
549. A Constituição da República atribui à Justiça do Trabalho a competência para julgar causas trabalhistas em que a União figura como ré.
550. Recente alteração constitucional introduziu no rol dos órgãos que formam a Justiça do Trabalho os Juizados Especiais do Trabalho, que são competentes para julgar causas trabalhistas de menor complexidade.
551. Considere que uma emenda à Constituição Federal (CF) revogue o dispositivo que atribui à União competência privativa para legislar sobre direito do trabalho. Nessa situação, a competência para legislar sobre essa matéria passaria a ser estadual.
552. Considere que determinado empregado entenda que uma cláusula de seu contrato de trabalho seja inválida porque ela tem por base lei federal que ele julga inconstitucional. Nessa situação, o referido empregado não pode impugnar essa lei mediante ação direta de inconstitucionalidade, mas pode impugnar a validade do seu contrato de trabalho mediante argüição de descumprimento de preceito fundamental.
553. Considere que Andréa, nascida na França e naturalizada brasileira há cinco anos, é uma advogada de 37 anos, que há doze anos exerce essa profissão no Brasil. Nesse caso, Andréa pode ser nomeada juíza de um tribunal regional do trabalho (TRT), mas não pode ser nomeada ministra do TST.
554. É compatível com a Constituição Federal (CF) o custeio de programas de assistência social mediante a utilização de receitas provenientes de contribuição para a seguridade social.
O presidente da República apresentou projeto de lei criando uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, tendo sido essa proposição legislativa aprovada por ambas as casas do Congresso Nacional. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
555. Esse projeto deverá ser submetido à sanção do presidente da República, que poderá vetá-lo, mesmo que ele tenha sido aprovado pelo Congresso nos termos em que foi proposto.
556. É compatível com a CF determinação no sentido de que os agentes públicos da referida autarquia sejam empregados públicos regidos pelo regime trabalhista.
Considere que o STF, em sede de controle difuso de constitucionalidade, tenha declarado a inconstitucionalidade de lei municipal que atribuía aos empregados domésticos direito a receber gratificação de 200% pelo trabalho efetuado em domingos e feriados. Com relação a essa situação, julgue os itens que se seguem.
557. Essa decisão seria incompatível com a CF, pois o STF não é competente para controlar a constitucionalidade de leis municipais.
558. A referida lei seria inconstitucional porque a CF não atribui aos empregados domésticos direito a remuneração do serviço extraordinário.
Considere que, recentemente, tenha sido aprovada emenda à Constituição de Sergipe, inserindo dispositivo que estabelece a impenhorabilidade de imóveis residenciais que sirvam como residência ao proprietário do bem. Sabendo disso, um deputado federal de Alagoas ingressou com ação direta de inconstitucionalidade (ADI) perante o STF, argumentando que a referida emenda viola a Constituição Federal, na medida em que é de competência privativa da União a legislação acerca de direito civil e de processo civil. Essa ação, contudo, foi extinta, sem julgamento de mérito, em função da ilegitimidade ativa da parte autora. Acerca dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.
559. A extinção da ADI pelo STF foi correta, pois deputados federais somente têm legitimidade para impugnar, mediante controle concentrado, leis do estado cuja população eles representam.
560. O estado de Sergipe tem competência para legislar sobre a referida matéria, pois se trata de regulamentação do direito social de moradia, que é previsto na própria Constituição Federal.
CESPE – TST – Cargo 2: Analista Judiciário – Área: Administrativa – Aplicação: 17/02/2008 Acerca dos direitos fundamentais, julgue os itens que se seguem.
561. Considere que uma lei federal tenha estabelecido que os servidores condenados por ato de improbidade administrativa sejam afastados dos respectivos cargos e percam definitivamente o direito de serem nomeados para cargos públicos na administração federal. Nessa situação, a referida lei incide em inconstitucionalidade.
562. Em seu art. 5.º, a Constituição Federal (CF) determina que ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante. Essa disposição é uma norma de eficácia contida, pois, para se garantir a sua aplicação, é necessária edição de normas infraconstitucionais.
563. É compatível com a CF a manutenção da nacionalidade de um brasileiro nato que resida há quinze anos em um Estado asiático e que tenha adquirido a nacionalidade desse Estado, mediante naturalização, como condição para permanecer trabalhando e exercer seus direitos civis, naquele país.
564. No que concerne ao direito de greve, a CF determina que lei ordinária definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.
Considere a situação hipotética em que o Congresso Nacional tenha aprovado emenda à CF, apresentada pelo presidente da República, determinando a revogação do parágrafo único do art. 7.º do texto constitucional, que exclui dos empregados domésticos vários dos direitos
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
assegurados aos demais trabalhadores. Considere, ainda, que, após a promulgação da emenda, um partido político tenha ingressado no Supremo Tribunal Federal (STF) com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), postulando a invalidação da emenda por motivo de violação de cláusula pétrea. Com relação a essa situação, julgue os itens a seguir.
565. Para ter sido aprovada, a referida emenda à CF precisou obter, em cada casa do Congresso Nacional, a aprovação de, no mínimo, 60% dos membros que a compõem.
566. O referido partido político está correto ao sustentar que a emenda constitucional acima mencionada viola cláusula pétrea.
567. O STF não pode apreciar a referida ADI porque a CF exclui expressamente da sua competência a declaração de inconstitucionalidade de emendas à CF.
Acerca do Poder Judiciário, julgue os itens subseqüentes.
568. O Conselho Superior da Justiça do Trabalho é o órgão do Conselho Nacional de Justiça competente para exercer o controle externo da atividade dos juízes e tribunais do trabalho.
569. A CF atribui somente ao STF a competência para realizar controle de constitucionalidade de leis federais, sendo vedado, portanto, aos juízes e tribunais do trabalho julgar questões constitucionais que envolvam decisão acerca da constitucionalidade de uma lei federal.
570. Compete ao STF julgar causa de matéria trabalhista ajuizada contra o Estado da Argentina.
571. É compatível com a CF o fato de um tribunal regional do trabalho autorizar um juiz a ele vinculado a residir na capital do estado, em vez de residir no município em que ele exerce sua atividade judicante.
No que se refere ao direito constitucional, julgue os itens seguintes.
572. Considere que, em uma sessão do Senado Federal, que é composto por 81 membros, estivessem presentes 71 senadores e tenha havido exatos 36 votos pela aprovação de determinado projeto de lei complementar. Nessa situação, é correto concluir que o referido projeto foi rejeitado.
573. O presidente da República pode, por meio de decreto presidencial, transferir para um órgão da Presidência determinada competência atribuída ao Ministério do Trabalho.
574. A representação judicial do TST deve ser feita por membros da Defensoria Pública da União.
CESPE – TST – Cargo 8: Técnico Judiciário – Área: Administrativa – Aplicação: 17/02/2008 (51 a 59 – 325 a 333) Acerca do Direito Constitucional, julgue os itens a seguir.
575. Os ministros do TST são julgados pelo Superior Tribunal de Justiça, no caso de crimes comuns, e pelo Supremo Tribunal Federal, no caso de crimes de responsabilidade.
576. Não existe Poder Judiciário municipal.
577. O presidente da República, mediante decreto, pode criar um novo órgão público, mas a extinção de órgãos que integram a administração federal somente pode ser realizada por meio de lei.
578. A Defensoria Pública da União é o órgão do Ministério Público da União responsável por oferecer assistência judiciária gratuita à população.
O presidente da República apresentou projeto de lei que amplia para 10% o percentual de vagas destinadas a pessoas portadoras de deficiência nos concursos públicos para a administração federal. Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
579. Esse projeto é de iniciativa privativa do presidente da República, em virtude da matéria que ele regula.
580. Se esse projeto for rejeitado pela Câmara dos Deputados, o presidente da República poderá recorrer ao Senado Federal contra essa decisão.
O Distrito Federal editou lei determinando que os trabalhadores domésticos tenham direito a gratificação de 150% no tocante a trabalhos realizados em período noturno. Nessa situação hipotética, julgue os próximos itens.
581. Essa determinação viola o princípio da igualdade, porque trata o trabalho doméstico de modo diverso das outras atividades profissionais.
582. Essa lei é inconstitucional, porque trata de matéria que é de competência privativa da União.
583. A Constituição Federal de 1988 atribui aos trabalhadores domésticos direito a seguro desemprego, remuneração diferenciada para serviço noturno e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
CESPE – Prefeitura Municipal de Aracajú – Cargo: Procurador do Município – Caderno Bravo – Aplicação: 28/01/2008 Em relação aos direitos fundamentais, julgue os itens que se seguem de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).
584. Admite-se a condução coercitiva do réu em ação de investigação de paternidade para que seja submetido a exame de DNA a fim de saber se é o pai de criança.
585. É permitida a aplicação de pena de perdimento de bens.
586. É inconstitucional a imposição legal de prazo decadencial para impetração de mandado de segurança.
587. A extradição de brasileiro naturalizado é autorizada para crime praticado após a naturalização.
Com referência ao controle de constitucionalidade de leis, julgue os itens seguintes de acordo com o posicionamento do STF.
588. O amicus curiae não tem legitimidade para recorrer de decisões proferidas em ação declaratória de inconstitucionalidade, salvo daquelas que não o admitam como tal no processo.
589. Normas infraconstitucionais anteriores à Constituição Federal de 1988 não podem ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade.
590. O Ato das Disposições Constitucionais Transitórias é hierarquicamente inferior à parte permanente da Constituição por se limitar a cuidar da passagem de um regime constitucional para um outro novo.
591. O governador de Sergipe não pode ajuizar, no STF, ação direta de inconstitucionalidade contra lei paulista que cuida de isenção de ICMS, por carecer de pertinência temática.
592. O município de Aracaju pode ajuizar, perante o Tribunal de Justiça de Sergipe, ação direta de inconstitucionalidade de lei municipal que fira a Constituição estadual.
CESPE – Prefeitura Municipal de Vila Velha – Cargo 6: Técnico Municipal de Nível Superior I – Área: Auditoria – Caderno G - Aplicação: 02/04/2008 Acerca do direito constitucional, julgue os itens a seguir.
593. No sistema jurídico brasileiro, é competência privativa do Supremo Tribunal Federal (STF) o controle de constitucionalidade das leis federais.
594. Compete ao Congresso Nacional exercer o controle externo das contas prestadas anualmente pelo presidente da República.
595. A invocação de controle judicial da legalidade de atos administrativos somente é cabível após o esgotamento das instâncias de controle interno da administração.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
596. As empresas públicas, diferentemente das sociedades de economia mista, são submetidas ao dever de contratar empregados mediante concurso público.
597. Seria inconstitucional a quebra de sigilo telefônico, mediante determinação judicial, para fins de investigação voltada à apuração de infrações administrativas.
598. Por força constitucional, cada município brasileiro deve instituir um tribunal de contas municipal.
CESPE – Polícia Civil do Estado de Tocantins – Cargo: Delegado de 1ª Classe – Caderno Alfa - Aplicação: 27/01/2008 Julgue os itens a seguir, relativos à natureza jurídica, à classificação e aos elementos da Constituição.
599. A concepção política de Constituição, elaborada por Carl Schmitt, compreende-a como o conjunto de normas que dizem respeito a uma decisão política fundamental, ou seja, a vontade manifestada pelo titular do poder constituinte.
600. Quanto ao conteúdo, a Constituição material compreende as normas que, mesmo não sendo pertinentes à matéria constitucional, se encontram inseridas em um documento escrito e solene.
601. Constituição-garantia é a que, além de legitimar e limitar o poder do Estado em face da sociedade, traça um plano de evolução política e metas a serem alcançadas no futuro.
602. Os elementos orgânicos que compõem a Constituição dizem respeito às normas que regulam a estrutura do Estado e do poder, fixando o sistema de competência dos órgãos, instituições e autoridades públicas.
Relativamente à organização dos Poderes Legislativo e Executivo, julgue os itens subseqüentes.
603. O Poder Legislativo é do tipo bicameral porque reúne, em um mesmo corpo, uma Casa que cumpre o papel de iniciadora do processo legislativo (a Câmara dos Deputados) e uma Casa que cumpre sempre o papel de revisora (o Senado Federal).
604. O presidente da República, no exercício de suas funções, só pode ser preso após o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.
605. A imunidade formal garante ao parlamentar, desde a expedição do diploma, a impossibilidade de, em qualquer caso ou circunstância, ser ou permanecer preso ou ser processado sem autorização de sua respectiva Casa legislativa.
606. O presidente da República só pode ser submetido a julgamento perante o STF, nas infrações penais comuns, após autorização da Câmara dos Deputados, por dois terços de seus membros.
A respeito das normas constitucionais no âmbito da segurança pública, julgue os itens que se seguem.
607. As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, apesar de serem forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos governadores. Isso é válido também para a polícia militar e a polícia civil do Distrito Federal (DF), que também são subordinadas ao governador do DF.
608. As polícias civis estão incumbidas da função de polícia ostensiva e da preservação da ordem pública, além da função de polícia judiciária e da apuração de infrações penais.
Considerando o que dispõem as normas a respeito dos direitos políticos e partidos políticos constantes da Constituição Federal, julgue os seguintes itens.
609. Os analfabetos são inelegíveis, salvo se exercerem o direito de alistabilidade.
610. Apesar de terem organização e caráter nacional, os partidos políticos, no Brasil, não estão obrigados à vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
611. Em nenhuma hipótese o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do presidente da República, de governador de estado ou de prefeito municipal, podem ser candidatos a cargos eletivos no território de jurisdição do titular.
De acordo com a disciplina constitucional acerca do Poder Judiciário e do Ministério Público, julgue os próximos itens.
612. Os tribunais de justiça dos estados dispõem de competência para exercer o controle de constitucionalidade das leis e dos atos normativos municipais em face da Constituição Estadual, mas não diante da Constituição Federal.
613. Entre as funções institucionais do Ministério Público, estão o controle da atividade policial e a requisição de diligências investigatórias e da instauração de inquérito policial, indicados os fundamentos jurídicos de suas manifestações processuais.
CESPE – Polícia Civil do Estado de Tocantins – Cargo: Agente de Polícia Civil – Caderno A - Aplicação: 27/01/2008 A organização político-administrativa brasileira foi assunto tratado com especial atenção pela Assembléia Nacional Constituinte de 1988, respeitando-se sempre o pacto federativo. Julgue os itens a seguir, acerca da organização político-administrativa brasileira.
614. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil abrange apenas a União, os estados e os municípios, todos gozando de autonomia.
615. O governador do estado do Tocantins é eleito para um mandato de quatro anos e, ao tomar posse no cargo, indica o seu substituto legal, o vice-governador.
616. A administração pública brasileira está dividida em direta e indireta, não existindo a forma mista
Julgue os itens a seguir, relativos ao exercício do poder de reforma constitucional.
617. A Constituição Federal não pode ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio, salvo se houver prévia anuência dos líderes partidários e da mesa do Congresso Nacional.
618. Em regra, a emenda à Constituição é promulgada pelas mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e submetida à sanção presidencial se tiver sido proposta pelo presidente da República.
619. A matéria constante de proposta de emenda constitucional rejeitada ou havida por prejudicada só pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa mediante iniciativa da maioria absoluta dos membros de qualquer das casas do Congresso Nacional.
Considere-se que o presidente da República tenha vetado integralmente um projeto de lei, que retornou ao Congresso Nacional, com as razões do veto. Nessa situação, é correto dizer que,
620. se o veto for apreciado pelo Congresso Nacional no prazo de quinze dias a contar de seu recebimento, ele só poderá ser rejeitado pelo voto de dois terços dos deputados e senadores.
621. se o veto não for mantido, o projeto de lei será enviado, para promulgação, ao presidente da República, que, nesse caso, não poderá mais optar por sancioná-lo ou novamente vetá-lo.
622. Se o veto for mantido, o projeto de lei será arquivado, não havendo possibilidade de esse mesmo veto ser reanalisado por parte do Poder Legislativo.
Tendo em vista a classificação das constituições, julgue os itens subseqüentes.
623. Constituição em sentido formal é a que trata de temas e matérias de índole constitucional, legitimando o poder transferido pela sociedade ao Estado.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
624. Constituição em sentido material é a que trata de matéria tipicamente constitucional, compreendendo as normas que dizem respeito à estrutura mínima e essencial do Estado.
A respeito dos direitos fundamentais, julgue os itens a seguir.
625. O preso tem o direito de saber os motivos de sua prisão e a identificação das autoridades ou agentes que a estão efetuando, para que eventuais ilegalidades e abusos sejam apontados.
626. Ao disciplinar o direito de propriedade, a Constituição estabelece, como regra geral, que a desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, se dará mediante prévia indenização em dinheiro.
Considerando aspectos referentes à disciplina constitucional sobre os direitos e garantias fundamentais, julgue os seguintes itens.
627. O ordenamento constitucional brasileiro veda a cassação de direitos políticos, razão pela qual só admite a suspensão, mas não a perda, desses direitos.
628. A perda de nacionalidade ocorrerá, em qualquer circunstância, se o brasileiro vier a adquirir outra nacionalidade.
629. Qualquer indivíduo que figure como objeto de procedimentos investigatórios policiais ou que ostente, em juízo penal, a condição jurídica de imputado, tem o direito de permanecer em silêncio, incluindo-se aí, por implicitude, a prerrogativa processual de o acusado negar, ainda que falsamente, perante a autoridade policial ou judiciária, a prática da infração penal.
630. O direito ao contraditório e à ampla defesa é assegurado aos litigantes em processo judicial, mas não em processo administrativo, pois, no caso deste, o administrado sempre terá garantida a possibilidade de recorrer à instância judicial.
631. As normas que compõem o art. 5.º da Constituição Federal, por consagrarem direitos e deveres individuais e coletivos, não podem ser consideradas normas constitucionais apenas em sentido formal, mas sim normas que integram a denominada Constituição material.
CESPE – Secretaria do Estado de Justiça do Espírito Santo – Cargo 1: Agente Penitenciário – Caderno A - Aplicação: 18/03/2007 Acerca do direito constitucional, julgue os itens a seguir.
632. A Constituição Federal (CF) considera brasileiros natos apenas aqueles nascidos no Brasil.
633. No Brasil, o voto é facultativo para os cidadãos maiores de 70 anos de idade.
634. A CF veda expressamente a proteção legal a uniões estáveis entre cidadãos do mesmo sexo.
635. Seria inconstitucional uma lei que restringisse a gratuidade do ensino público às pessoas com renda familiar inferior a dois salários-mínimos.
636. Por força constitucional, o ensino religioso nas escolas públicas é obrigatório e deve limitar-se ao ensino das religiões cristãs, pois o cristianismo é a religião oficial do Brasil.
637. Por força constitucional, havendo divergência entre a posição do pai e a da mãe acerca de questões relativas à educação dos filhos, deve prevalecer a orientação paterna.
Acerca do que dispõe a CF a respeito de crimes e tratamento dos presos, julgue os itens seguintes.
638. Por força constitucional, são inafiançáveis os crimes de racismo e de tortura.
639. Enquanto dura a pena de reclusão, ficam suspensos os direitos constitucionais do preso.
640. Respondem pelo crime de tortura tanto as pessoas que a praticam quanto as que, podendo evitá-la, se omitem.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
641. O Estado brasileiro deve assegurar às presidiárias as condições necessárias para que possam permanecer com os seus filhos durante o período de amamentação.
642. Para serem resguardados os agentes policiais e os delegados de polícia contra eventuais retaliações por parte das pessoas que eles prendem, os presos não têm direito à identificação dos responsáveis pela sua prisão.
CESPE – Secretaria de Estado de Gestão do Acre – Cargo 2: Advogado – Aplicação: 24/02/2008 Acerca do direito constitucional, julgue os itens a seguir.
643. A Constituição Federal atribui ao presidente da República competência para sancionar ou vetar emendas ao texto constitucional.
644. Seria incompatível com a Constituição da República lei estadual do Acre que estabelecesse que as manifestações populares que implicassem a ocupação de praças públicas dependeriam de prévia autorização das autoridades policiais e do pagamento de taxa de utilização de logradouros públicos.
645. Considere que, no curso de uma investigação criminal, um juiz de direito tenha determinado a quebra do sigilo telefônico dos investigados, e que a escuta telefônica realizada em decorrência dessa decisão tenha revelado dados que comprovam a ocorrência de atos de corrupção que envolviam servidores públicos estaduais que não estavam sendo diretamente investigados. Nessa situação, tais provas poderiam ser utilizadas para embasar processo administrativo disciplinar contra os referidos servidores.
646. São desprovidas de efeito vinculante e de eficácia erga omnes as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) em sede de controle difuso de constitucionalidade de leis federais.
647. Considere que o Ministério Público do Acre realize inquérito civil para a apuração de infrações ambientais por parte de mineradoras localizadas no estado. Nessa situação, o Ministério Público atua em descompasso com a Constituição Federal, pois a competência para realizar o inquérito civil é atribuída às polícias civis.
648. Seria incompatível com a Constituição da República uma lei estadual do Acre que atribuísse às guardas municipais a competência para a realização de policiamento ostensivo e preservação da ordem pública nos limites territoriais do respectivo município.
649. A argüição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) é um instrumento que substituiu o mandado de injunção como meio de controle da inconstitucionalidade por omissão.
650. Considere que seja editada uma lei federal determinando que são penalmente imputáveis os maiores de 16 anos. Essa lei seria incompatível com a Constituição Federal.
Uma emenda à Constituição do Acre determinou que o ensino médio seria gratuito apenas para integrantes de famílias com renda familiar inferior a cinco salários mínimos. Por entender que essa emenda violava a Constituição da República, um partido político ingressou perante o STF com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), postulando a declaração de inconstitucionalidade do referido diploma legislativo. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
651. A referida emenda é incompatível com a Constituição da República.
652. A referida ADI deve ser indeferida pelo STF porque a ADI é um instrumento de controle de constitucionalidade de atos normativos federais, sendo descabido postular por esta via a declaração de inconstitucionalidade de emendas a constituições estaduais.
CESPE – TCE/AC – Cargo 1: Analista de Controle Externo – Especialidade: Administração/Aplicação: 25/05/2008
653. De acordo com a Constituição Federal, é vedada a apresentação de emendas parlamentares ao projeto de lei do orçamento que tratem de despesas sobre
A transferências voluntárias para estados e municípios.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
B previdência social. C Poder Legislativo. D serviço da dívida. E tribunal de contas.
654. O processo de exame e julgamento de tomadas e prestações de contas anuais é expressão máxima do poder controlador do TCU exercido em auxílio ao Congresso Nacional. Considerando as normas constitucionais acerca de controle externo, assinale a opção correta em relação a esse tema.
A Constatada a ocorrência de ilegalidade no ato concessivo de aposentadoria, é lícito ao TCU proceder a inovação no título jurídico de aposentado, ordenando correção posterior. B O Poder Judiciário, quando atua em caso que envolva improbidade administrativa, possui a competência para requerer inspeção e auditoria aos tribunais de contas, responsáveis pela verificação da legalidade da gestão governamental. C Compete ao Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem dos limites de delegação legislativa, bem como apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo. D O TCU tem competência para fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a União participe, de forma direta ou indireta, nos termos do que consta como sendo empresa controlada. E As contas dos ordenadores de despesas são julgadas pelo controle interno.
655. A medida provisória
A pode tratar de matéria reservada a lei complementar. B pode tratar de matéria penal e processual. C deve ser votada primeiramente na Câmara dos Deputados. D tem eficácia por 45 dias, sendo prorrogável uma única vez. E depende de maioria absoluta para ser aprovada.
656. O STF tem admitido controle de constitucionalidade de
A lei ou ato normativo anterior à Constituição Federal. B decreto autônomo, quando este não busca regulamentar uma lei. C ato infra-legal, como o decreto que regulamenta lei à qual está subordinado. D lei ou ato normativo estadual que se opõe à Constituição Federal, no julgamento de ação declaratória de constitucionalidade. E lei ou ato normativo municipal que se opõe à Constituição Federal, no julgamento de ação direta de inconstitucionalidade genérica.
657. Acerca do controle de constitucionalidade, assinale a opção correta.
A O advogado-geral da União não pode atuar na ação direta de inconstitucionalidade. B A decisão que declarar a inconstitucionalidade de uma lei estadual, no controle concentrado, não vincula a assembléia legislativa que a aprovou, que pode, por isso, editar nova lei com idêntico teor. C A decisão de declaração de inconstitucionalidade no controle concentrado vincula, inclusive, o STF. D Os efeitos da decisão de declaração de inconstitucionalidade, no controle concentrado, em geral, não retroagem. E A decisão de declaração de inconstitucionalidade, no controle concentrado, não vincula o estado-membro, que pode continuar a aplicar a lei. CESPE – TCU – Cargo: Analista de Controle Externo – Todas as áreas – Caderno A - Aplicação: 29/09/2007 Julgue os itens seguintes, acerca das regras constitucionais sobre o controle externo.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
658. O Tribunal de Contas da União (TCU) aprecia a legalidade do ato concessivo de aposentadoria e, encontrando-se este em conformidade com a lei, procede a seu registro. Essa apreciação é competência exclusiva do TCU e visa ordenar o registro do ato, o que torna definitiva a aposentadoria, nos termos da lei. Entretanto, se, na apreciação do ato, detectarse ilegalidade, não compete ao TCU cancelar o pagamento da aposentadoria, inclusive para respeitar o princípio da segregação.
659. De acordo com a Constituição Federal, o controle externo é competência do Congresso Nacional, responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária e operacional da administração indireta, bem como por fiscalizar, por intermédio do TCU, a prestação de contas das pessoas ou empresas que não pertençam à administração pública.
660. Considere que o TCU, ao proceder a fiscalização da construção de uma rodovia federal, verifique ilegalidade, sobrepreço da obra, bem como pendências de implementação de medidas anteriores, por ele determinadas. Nesse caso, o TCU deverá sustar a execução do ato impugnado e comunicar a decisão à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal.
661. Todas as manifestações das cortes de contas têm valor e força coercitiva, entretanto, só os acórdãos condenatórios têm eficácia de título executivo, ou seja, unicamente os processos de contas, abrangendo tanto as contas anuais quanto as contas especiais, podem ser julgados, ensejando a constituição de título executivo e podem ter como efeito a produção de coisa julgada.
662. A função judicante é expressa quando o TCU exerce a sua competência infraconstitucional de julgar as contas de gestão dos administradores públicos. Entretanto, no tocante às prestações de contas apresentadas pelo governo federal, compete ao TCU apenas apreciá-las e emitir parecer prévio, já que compete ao Congresso Nacional julgá-las, com base na emissão do parecer emitido pela comissão mista permanente de senadores e deputados.
Tendo em vista a aplicação dos diversos critérios de classificação das constituições ao modelo brasileiro de 1988, julgue os itens a seguir.
663. A Constituição Federal de 1988 (CF) é considerada pela maior parte da doutrina constitucionalista como uma constituição rígida. Há, no entanto, visão que — atentando para o fato de a CF ter um núcleo imutável, que não se submete a modificações nem mesmo por emenda — a classifica como super-rígida.
664. Por expressar apenas as regras básicas de organização do Estado e os preceitos referentes aos direitos fundamentais, a CF é considerada como uma constituição analítica.
665. Quanto à forma, a CF é uma constituição escrita, pois se acha consolidada em usos e costumes, convenções e textos esparsos, bem como na jurisprudência formada sobre os temas constitucionais.
A respeito do poder constituinte de reforma, julgue os itens subseqüentes.
666. O poder de reforma inclui tanto o poder de emenda como o poder de revisão do texto constitucional.
667. O poder de reforma é criado pelo poder constituinte originário e se confunde com ele ao estabelecer o procedimento a ser seguido para as alterações constitucionais e as limitações a serem observadas.
668. O poder de reforma recebe, doutrinariamente, as mais diferentes denominações, sendo seus sinônimos as expressões poder constituinte derivado ou poder constituinte de segundo grau.
669. No Brasil, o poder de emendar a Constituição só se concretiza quando a proposta de emenda reúne, entre outros requisitos, o voto favorável de três quintos dos membros de cada casa do Congresso Nacional e em dois turnos de votação em cada uma delas.
Como no Estado Federal há mais de uma ordem jurídica incidente sobre um mesmo território e sobre as mesmas pessoas, impõe-se a adoção de mecanismo que favoreça a eficácia da ação
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
estatal, evitando conflitos e desperdício de esforços e recursos. A repartição de competências entre as esferas do federalismo é o instrumento concebido para esse fim. Gilmar Ferreira Mendes, Inocêncio Mártires Coelho e Paulo Gustavo Gonet Branco. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva, 2007. Julgue os próximos itens, acerca da repartição de competências e da organização do Estado brasileiro.
670. Ao lado da repartição de competências, que consiste na atribuição, pela Constituição Federal, a cada ente federado, de uma matéria que lhe seja própria, há a repartição de rendas, cujo objetivo é assegurar a autonomia dos entes federados.
671. Com relação à repartição de competências administrativas entre a União e os estados-membros, adotou-se a técnica da competência remanescente, segundo a qual aos estadosmembros são reservadas as competências que não sejam da União e do DF. Quanto às competências dos municípios, essas são comuns a estes e aos estados-membros.
672. Em matéria legislativa, a repartição de competência chamada remanescente ou reservada dos estados corresponde àquela em que a competência estadual é decorrente da delegação pela União, por meio de lei complementar.
Julgue os itens que seguem, relativos a medidas provisórias (MPs).
673. As MPs produzem, ao serem editadas, pelo menos dois efeitos: o efeito inovador da ordem jurídica e o efeito provocador do Congresso Nacional para que este delibere sobre o assunto.
674. É possível regular por MP matéria que a Constituição reserva à iniciativa legislativa exclusiva dos Poderes Legislativo ou Judiciário ou mesmo a outros órgãos como o Ministério Público e o tribunal de contas, pois não há, quanto a isso, vedação constitucional explícita.
675. Um conceito válido de MP é aquele que a entende como um ato normativo primário, sob condição resolutiva, de caráter excepcional no quadro da separação dos poderes.
676. O Poder Judiciário não detém competência para exercer crítica sobre o juízo de existência dos pressupostos da MP, pois eles são discricionários.
CESPE – TCU – Cargo: Técnico de Controle Externo – Caderno Bravo - Aplicação: 29/09/2007 Julgue os itens a seguir, acerca do papel constitucional do Tribunal de Contas da União (TCU).
677. O TCU deve auxiliar o Congresso Nacional no exercício do controle externo e da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta.
678. Os ministros do TCU, por integrarem o Poder Judiciário, detêm as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos ministros do Superior Tribunal de Justiça.
679. O TCU pode, no exercício de suas atribuições, apreciar a constitucionalidade das leis e dos atos do poder público.
680. A Constituição Federal estabelece que qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o TCU.
681. Qualquer pessoa, física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária está obrigada constitucionalmente a prestar contas ao TCU.
Acerca dos direitos sociais, julgue os itens subseqüentes.
682. Os direitos sociais, de estatura constitucional, correspondem aos chamados direitos de segunda geração. Entre esses direitos, incluem-se a educação, a saúde, o trabalho,
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados.
683. Em capítulo próprio da Constituição Federal, é apresentado o rol de todos os direitos sociais a serem considerados no texto constitucional.
Julgue os próximos itens, a respeito dos fundamentos, objetivos e princípios da Constituição Federal de 1988.
684. O pluralismo político que fundamenta a República Federativa do Brasil é conceito relacionado exclusivamente ao pluralismo partidário.
685. O princípio da dignidade da pessoa humana, por ser uma proposição geral, de caráter fluido, carece de densidade normativa apta a ensejar a possibilidade de sua utilização como fundamento de decisão judicial.
686. Um dos preceitos constitucionais estabelece que a República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos das Américas do Sul, Central e do Norte, visando à formação de uma comunidade de nações americanas.
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
GABARITO
1. C
2. E
3. C
4. C
5. E
6. E
7. C
8. C
9. C
10. C
11. C
12. E
13. C
14. C
15. E
16. C
17. E
18. C
19. C
20. E
21. C
22. E
23. E
24. C
25. C
26. E
27. *i
28. C
29. C
30. D
31. A
32. A
33. D
34. D
35. C
36. C
37. B
38. B
39. C
40. D
41. A
42. C
43. A
44. A
45. D
46. C
47. B
48. *ii
49. B
50. D
51. B
52. C
53. A
54. B
55. B
56. C
57. D
58. *iii
59. B
60. E
61. C
62. B
63. A
64. E
65. A
66. E
67. E
68. D
69. D
70. B
71. Civ
72. B
73. C
74. E
75. C
76. C
77. E
78. C
79. E
80. E
81. E
82. E
83. E
84. C
85. E
86. E
87. E
88. C
89. C
90. E
91. E
92. C
93. C
94. C
95. E
96. E
97. C
98. E
99. E
100. E
101. *v
102. C
103. E
104. C
105. E
106. C
107. E
108. E
109. E
110. E
111. C
112. C
113. E
114. C
115. E
116. C
117. E
118. C
119. C
120. E
121. C
122. E
123. C
124. E
125. E
126. E
127. E
128. E
129. C
130. E
131. C
132. E
133. E
134. E
135. *vi
136. C
137. C
138. E
139. E
140. E
141. C
142. C
143. E
144. E
145. C
146. *
147. *
148. E
149. E
150. C
151. E
152. E
153. C
154. E
155. C
156. C
157. C
158. E
159. E
160. C
161. E
162. C
163. E
164. C
165. C
166. *
167. E
168. E
169. E
170. C
171. E
172. C
173. E
174. C
175. E
176. C
177. C
178. C
179. C
180. E
181. E
182. E
183. E
184. E
185. C
186. C
187. E
188. C
189. C
190. C
191. E
192. C
193. E
194. C
195. E
196. E
197. C
198. E
199. C
200. C
201. E
202. E
203. C
204. C
205. C
206. C
207. E
208. C
209. E
210. C
211. E
212. E
213. C
214. C
215. E
216. E
217. C
218. E
219. C
220. E
221. E
222. E
223. C
224. E
225. C
226. E
227. E
228. C
229. C
230. C
231. E
232. C
233. C
234. C
235. E
236. E
237. C
238. C
239. E
240. C
241. C
242. E
243. E
244. E
245. E
246. E
247. E
248. E
249. E
250. E
251. C
252. C
253. C
254. C
255. E
256. E
257. E
258. E
259. E
260. C
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
261. E
262. E
263. C
264. E
265. C
266. C
267. C
268. E
269. C
270. E
271. Evii
272. Cviii
273. E
274. E
275. E
276. C
277. E
278. E
279. C
280. Eix
281. E
282. E
283. C
284. C
285. E
286. C
287. C
288. C
289. E
290. E
291. C
292. E
293. C
294. E
295. C
296. C
297. E
298. E
299. E
300. C
301. C
302. C
303. C
304. C
305. D
306. A
307. D
308. B
309. C
310. E
311. E
312. D
313. A
314. B
315. C
316. B
317. D
318. B
319. D
320. C
321. E
322. C
323. E
324. A
325. B
326. B
327. D
328. B
329. B
330. B
331. *x
332. D
333. B
334. *xi
335. D
336. D
337. E
338. E
339. E
340. C
341. E
342. C
343. C
344. E
345. E
346. C
347. E
348. C
349. E
350. E
351. C
352. E
353. B
354. D
355. B
356. E
357. D
358. C
359. A
360. A
361. C
362. C
363. Exii
364. E
365. E
366. C
367. E
368. C
369. C
370. E
371. C
372. C
373. E
374. E
375. C
376. C
377. C
378. E
379. C
380. E
381. C
382. C
383. E
384. E
385. C
386. E
387. E
388. C
389. C
390. E
391. C
392. C
393. E
394. C
395. E
396. E
397. C
398. E
399. C
400. C
401. E
402. C
403. E
404. E
405. C
406. C
407. E
408. E
409. E
410. C
411. C
412. C
413. E
414. C
415. C
416. E
417. C
418. E
419. E
420. *xiii
421. C
422. E
423. E
424. E
425. C
426. C
427. C
428. C
429. E
430. D
431. A
432. C
433. E
434. *xiv
435. C
436. E
437. Exv
438. C
439. E
440. E
441. C
442. C
443. E
444. E
445. C
446. E
447. C
448. E
449. C
450. E
451. C
452. C
453. C
454. Dxvi
455. A
456. C
457. A
458. C
459. E
460. E
461. E
462. C
463. E
464. C
465. C
466. E
467. B
468. B
469. A
470. D
471. D
472. B
473. A
474. C
475. B
476. C
477. A
478. B
479. D
480. Axvii
481. E
482. C
483. D
484. B
485. D
486. A
487. C
488. E
489. E
490. E
491. C
492. C
493. C
494. C
495. E
496. E
497. C
498. C
499. C
500. *xviii
501. C
502. E
503. E
504. C
505. E
506. E
507. E
508. C
509. C
510. C
511. C
512. C
513. E
514. C
515. E
516. E
517. C
518. C
519. C
520. E
521. E
522. C
523. E
524. C
525. E
526. C
527. E
528. E
529. C
530. E
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
531. E
532. C
533. E
534. E
535. E
536. C
537. E
538. C
539. E
540. C
541. C
542. E
543. E
544. C
545. *xix
546. E
547. C
548. E
549. C
550. E
551. C
552. E
553. E
554. C
555. *xx
556. *xxi
557. E
558. E
559. E
560. E
561. *xxii
562. E
563. C
564. C
565. C
566. E
567. E
568. E
569. E
570. E
571. C
572. C
573. C
574. E
575. E
576. C
577. E
578. E
579. C
580. E
581. E
582. C
583. E
584. E
585. C
586. E
587. E
588. C
589. C
590. E
591. E
592. E
593. E
594. C
595. E
596. E
597. C
598. E
599. C
600. E
601. E
602. C
603. E
604. E
605. E
606. C
607. C
608. E
609. E
610. C
611. E
612. *xxiii
613. C
614. E
615. E
616. C
617. E
618. E
619. E
620. E
621. C
622. C
623. E
624. C
625. C
626. C
627. E
628. E
629. C
630. E
631. C
632. E
633. C
634. E
635. C
636. E
637. E
638. C
639. E
640. C
641. C
642. E
643. E
644. C
645. C
646. C
647. E
648. C
649. E
650. C
651. C
652. E
653. D
654. C
655. C
656. B
657. B
658. C
659. *xxiv
660. *xxv
661. E
662. E
663. C
664. E
665. E
666. C
667. E
668. C
669. C
670. C
671. E
672. E
673. C
674. E
675. C
676. E
677. C
678. E
679. C
680. C
681. C
682. C
683. E
684. E
685. E
686. E
i anulado, pois a questão não restringiu a hipótese recursal ao recurso ordinário. Em conseqüência, mesmo sendo concessiva a decisão, se ela contrariar expressa disposição legal ou constitucional caberá recurso especial. ii anulada porque a questão não comporta uma resposta bastante objetiva, dado que a divisão entre os atos de chefia de estado e de chefia de governo é controvertida, mesmo havendo argumentos relevantes para sustentar as duas classificações. iii anulada. O art. 169, § 4.o, da CF permite, excepcionalmente, a exoneração de servidores estáveis, o que torna a questão sem resposta. iv anulada porque não há opção correta. O inciso V do § 4.º do art. 121 da CF/88 trata apenas de recurso, não especificando ser este recurso especial. O art. 276 do CE afirma que esse recurso, no caso de denegação de habeas corpus, mandado de segurança ou mandado de injunção, é o ordinário, e não o especial. Portanto, também há erro na opção apontada como gabarito. v anulado, dado que a indicação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho em vez de Escola Nacional da Magistratura do Trabalho pode conduzir a equívocos, inclusive porque diversas associações de magistrados adotam tal nomenclatura, enquanto tais escolas privadas não se confundem com aquela prevista no art. 111-A, § 2.º, II, da CF. vi anulado. A expressão ―todo trabalhador‖ poderia indevidamente alcançar os trabalhadores domésticos, embora o parágrafo único do art. 7.º não indique o item XXV. Portanto, baseado no parágrafo, o candidato poderia entender pela incorreção da assertiva, quando a intenção inicial era julgar o item à luz do item XV, que descreve o direito, e não as exceções a sua aplicabilidade. vii A legitimidade da prisão civil do depositário infiel, ressalvada a hipótese excepcional do devedor de alimentos, encontra-se em discussão no Plenário (RE 466343/SP, v. Informativos 449 e 450);
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar
andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/
viii O STF julgou Mandado de Injunção (MI 670, MI 708 e MI 712) – em 10/2007 – e pacificou entendimento de que os servidores públicos poderão utilizar a lei de greve da iniciativa privada enquanto não editada a lei específica para o serviço público; ix A alteração promovida pela EC 54 de 09/2007 torna o gabarito prejudicado; x Anulada. - há duas opções corretas, uma delas a apontada no gabarito e a outra referente ao princípio da subsidiariedade na ADPF, porque o princípio da subsidiariedade apenas impede a ADPF se houver outro meio capaz de sanar a lesividade e a questão não deixa claro este aspecto. xi Anulada. - a opção apontada como correta não está em conformidade com o § 6.º do art. 216 da CF/88, que define, no caso, o limite de até cinco décimos por cento de sua receita tributária líquida, e não ―cinco por cento‖, como está na opção. xii Ainda não houve regulamentação do assunto – o entendimento apontado pelo examinador é de que a proibição alcança todo o território onde o agente exercia suas atividades e não de forma específica como está na Constituição ―no juízo ou tribunal do qual se afastou‖. xiii Anulada. - Conquanto o item tenha se baseado na literalidade do art. 114, I, da Constituição Federal de 1988, recente interpretação restritiva dada ao dispositivo pelo STF, ao conceder liminar nos autos da Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 3.395-6 (ainda pendente de julgamento definitivo), poderia ensejar dúvida na interpretação do item. Ementa: ―Inconstitucionalidade. Ação direta. Competência. Justiça do Trabalho. Incompetência reconhecida. Causas entre o Poder Público e seus servidores estatutários. Ações que não se reputam oriundas de relação de trabalho. Conceito estrito desta relação. Feitos da competência da Justiça Comum. Interpretação do art. 114, inc. I, da CF, introduzido pela EC 45/2004. Precedentes. Liminar deferida para excluir outra interpretação. O disposto no art. 114, I, da Constituição da República, não abrange as causas instauradas entre o Poder Público e servidor que lhe seja vinculado por relação jurídico-estatutária‖ (ADIN 3395-6). xiv Anulada. - em decorrência de emprego de terminologia distinta da expressa na Lei do Estatuto Estrangeiro (Lei n.º 6.815/1980, art. 112, inciso IV), que menciona os termos ―ler e escrever‖, e não ―falar/escrever‖, como está no item. xv O STF mudou entendimento na ADI 3937 entendo que a proteção à saúde dá ao Estado o direito de proibir a comercialização de alimentos nocivos à saúde; xvi Embora esta seja a alternativa apontada pelo gabarito, a condenação por ato de improbidade gera a suspensão de direitos políticos e não a perda conforme a questão – veja o Art. 37 §4º; xvii Embora a alternativa A seja verdadeira, é possível controle de constitucionalidade abstrato por meio de ADPF das leis municipais, portanto a letra B se mostra imperfeita e também deve ser tida como verdadeira – veja a questão 231 E do mesmo examinador; xviii Anulada. - por ser demasiado abrangente. A decisão única se refere apenas ao caso de negativa de existência de repercussão geral. Caso a decisão seja no sentido de que a causa possui repercussão geral, o STF deverá analisar os demais recursos sobrestados pelo tribunal. A forma peremptória como o item foi redigido não permite albergar a diferença existente entre as duas situações acima descritas. xix Anulada. - extrapola o conteúdo programático definido no edital. Da parte de Finanças Públicas, só se abrange o tema ―orçamentos‖, mas não a previsão constitucional das funções do Banco Central. xx Anulada. - o edital refere-se à organização dos poderes, no item 7, mas nos subitens ele faz referência apenas ao poder Judiciário. Dessa forma, cobranças sobre as competências do presidente da República e do Congresso, especialmente com relação a processo legislativo, extrapolam o programa. xxi Anulada. xxii Anulada. - divergência interpretativa suficiente para que o item não possa ser considerado objetivamente correto, apesar de haver vedação constitucional de penas de caráter perpétuo. xxiii Anulada. - por dar margem a dupla interpretação. O item faz menção genérica ao controle de constitucionalidade, não deixando claro se se trata de controle concentrado ou difuso. xxiv Anulada. - contém afirmação muito genérica, o que impossibilita uma resposta objetiva. xxv Anulada. - devido à incompletude do enunciado. Da forma como está redigido, o item não deixa claro se a citada ―construção de uma rodovia federal‖ caracterizava concretamente a execução de um contrato e se ―sustar a execução do ato impugnado‖ refira-se à suspensão do contrato. " (Fonte:
Direito Constitucional Provas do CESPE Prof. André Alencar -  andre.concursos@terra.com.br Grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário