quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Gosto Não se Discute?


"A expressão parece ter sido criada para encerrar uma discussão. Quando alguém apela para a tal da “questão de gosto”, é como se dissesse: “chega de conversa, inútil discutir”.

A partir daí nenhuma polêmica parece necessária, ou mesmo possível.

“Você gosta de Beethoven? Eu prefiro ouvir fanfarra de colégio.” Questão de gosto.

Levada a sério, radicalizada, a “questão de gosto” dispensa razões e argumentos, estanca o discurso crítico, desiste da reflexão, afirmando despoticamente a instância definitiva da mais rasa subjetividade. Gosto disso, e pronto, estamos conversados.

Ao interlocutor, para sempre desarmado, resta engolir em seco o gosto próprio, impedido de argumentar. Afinal, gosto não se discute. Mas se tudo é questão de gosto, a vida vale a morte, o silêncio vale a palavra, a ausência vale a presença − tudo se relativiza ao infinito. 

Num mundo sem valores a definir, em que tudo dependa do gosto, não há lugar para uma razão ética, uma definição de princípios, uma preocupação moral, um empenho numa análise estética. O autoritarismo do gosto, tomado em sentido absoluto, apaga
as diferenças reais e proclama a servidão ao capricho. Mas há quem goste das fórmulas ditatoriais, em vez de enfrentar o desafio de ponderar as nossas contradições". (Emiliano Barreira, inédito)

Este é o nosso mundo!

Bem vindo ao lar dos sem opinião, sem crédito, sem atividade e etc. Tudo é relativizado num mundo cada vez mais distanciado de valores morais e éticos. Aliado a ativistas do "bem" que apenas almejam impor as suas vontades aos demais. Desprezam, contudo, valores seculares que jamais deveriam ser esquecidos, porquanto formam a base de toda a sociedade, junto com as famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário