sábado, 24 de junho de 2017

Ensino é diferente de Educação?

Assistindo a canais do Youtube, o entretenimento mais em moda que observamos nos últimos cinco anos, uma tendência atual posto que tais "youtubers" são profissionais, ("profissão" ou precarização?) para alguns, observamos que os conceitos de educação e de ensino são diversos.

Para José Monir Nasser, educação segue as 7 artes liberais (o  Trivium e o Quadrivium).

Nada do que se ensina nas escolas é educação. Porque o ensino escolar apenas quer conferir uma qualificação de "status social", ele é obrigatório nos termos da Constituição. Já a educação não, ela é livre. Busca educação quem quer!

Nesse compasso, Monir apresenta seu entendimento acerca da educação clássica. O Trivium (Lógica, Gramática e Retórica) e o Quadrivium (Aritmética, Geometria, Astronomia e Música) estas são as bases sobre as quais a educação se funda, porquanto o ensino aplicado hoje no Brasil não tem mais remédio. Não tem mais salvação. Está fadado ao fracasso.

Nesse sentido, Monir discursa sobre a falência do sistema educacional brasileiro apresentando sua experiência como professor, afirmando que o "ritual" de ensino aplicado no Brasil é aquele ditado pelo Governo Federal, logicamente se referia à LDB (Lei de Diretrizes e bases da Educação).

Entretanto, sou da opinião que educação e ensino desenvolvem-se em termos semelhantes e complementares. O ensino é deficitário porque não há incentivos dos meios de comunicação. A mídia, notadamente a televisiva, é a maior culpada por introduzir costumes e práticas avessos ao que é nomeadamente exclusivo da educação. O ensino é um dos passos para a boa educação. Não considero o conceito de educação totalmente apartado do ensino, muito ao contrário, são complementares. 

Acerca da indagação: "escola, pra que escola?"

O autodidatismo pode ser uma das ferramentas disponíveis à questão, haja vista que a escola não é o local de aprendizado, como afirma Monir, mas sim de "faz de conta"?! Entendo que ele está a se referir ao "pacto da mediocridade". Contudo, sabemos que tal "pacto" somente é firmado por pessoas ignorantes e desinformadas. Esse cenário está mudando. O mundo vem evoluindo, bem como suas tecnologias e as pessoas estão se questionando mais e aceitando menos as "migalhas" do ensino mal elaborado e "feito nas coxas"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário