quinta-feira, 25 de maio de 2017

Brasil: um país de Tolos?

Muito fácil apontar o dedo e condenar uma pessoa utilizando-se dos seus defeitos para poder denegri-la, acabar com sua reputação, com sua moral e com seu bom nome. O que não se percebem são suas lutas e desafios diante de uma realidade cada vez mais estranha ao que é conhecido das grandes massas.

Nesse sentido, muitos são os que criticam o Brasil como sendo um país cheio de pessoas alienadas, conformadas, mas felizes. Isso é uma enorme falácia. Ninguém é feliz no Brasil. Não existe esse papo de que aqui não sabemos escolher nossos governantes ou representantes. O fato mascarado por trás dessas falácias é que, em nosso país, não temos muitas pessoas interessadas no bem comum. Cada qual quer salvar a sua própria pele. Garantir a sua sobrevivência ou a sobrevivência do seu luxo. Há uma enormidade de pessoas interessadas em manter o seu poder, mas não em favorecer os interesses da nação.

Contudo, olhar esses defeitos apenas faz-nos crer que devemos buscar uma modificação na mentalidade do brasileiro de modo geral. A justiça e o ministério público estão aí para darem um exemplo de como as coisas deveriam ser. Não obstante tenhamos uma corja de bandidos e saqueadores no poder, podemos modificar essa realidade escolhendo políticos menos corruptos. Uma saída de gênio é investigar a vida de cada candidato. Ocorre que o "povão" não tem acesso a essas informações.

Aí entram os itinerantes que deviam existir para informar, a cada cidadão, sobre os podres de cada candidato. Mesmo que digam as más línguas que isso é detração, mas sabemos que esta é essencial no jogo democrático. Eu mesmo quase votei em corrupto, mas fui informado da índole do mau-caráter e não votei nele. Resultado, o canalha não se elegeu.

Se essa tarefa de detração fosse ampliada, dificilmente teríamos tantas pessoas engajadas consigo mesmas. Faríamos escolhas mais acertadas, votando em pessoas mais interessadas no bem comum.

O Brasil não é um país de tolos. Verdadeiramente, somos uma nação em aprendizado e estamos começando a entender como funciona a corrupção. O remédio já está sendo ministrado, espero que haja cura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário