sábado, 30 de maio de 2015

O Ato de Pensar e Refletir de Maneira Errada ou Inadequada!

O pensamento é uma arma que pode nos sufocar e angustiar. No âmbito do cristianismo o ditado é que a mente vazia seria uma oficina do diabo (o gênio ruim que se manifesta de forma sutil e espalha o seu veneno). No mesmo sentido danoso, o ato de pensar acelerado pode prejudicar a saúde, conforme pontua Augusto Cury:

"(...) a maioria de nós perceberá que utiliza excessivamente a memória, por isso pensa excessivamente e se desgasta também excessivamente, gerando a síndrome do pensamento acelerado (SPA). Emoções flutuantes, pensamentos antecipatórios, excesso de compromissos, fazem parte do cardápio de uma pessoa hiperpensante."(CURY, Augusto. O Código da Inteligência: a formação de mentes brilhantes e a busca pela excelência emocional e profissional. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil/Ediouro, 2008, p. 14-15).

Pensar antes de falar, refletir antes de agir, meditar quando se está passando por um problema grave, todas essas atitudes fazem parte do repertório de pessoas sábias. Sabemos, contudo, que o mundo moderno está recheado de estultícia e o ato de pensar de maneira errante e inadequada, com "maus olhos", como descreve a Bíblia, é uma constante nos nossos dias. 

Raramente vigiamos quando estamos a dialogar e pensamos antes de falar sobre tal ou qual coisa. Jesus disse: "orai e vigiai". Orar, meditar, pensar, para mim parecem sinônimos. O pensamento acelerado, entretanto, ativa o gatilho das más lembranças, por isso a sábia lição do Maior Psicólogo, "vigiai e perdoai". 

Vigiar e perdoar duas coisas altamente complicadas de se fazer e de se aprender. Contudo, o ato de pensar de modo errante pode destruir nosso eu interior e torná-lo peça despicienda na vida. Não é necessário que nos culpemos por sermos incapazes de perdoar porque o perdão acaba acontecendo naturalmente quando novos fatos ou vidas adentram em nosso convívio. O vigiar pertence ao tempo. Quando possuirmos maturidade e semearmos coisas boas, a vigília será automática. Ninguém quer possuir maus pensamentos que flutuem em um mar de lama e miséria ou quer?

A síndrome do pensamento acelerado faz-nos refletir sobre toda essa tecnologia que experimentamos. É necessário parar e refletir, utilizar de maneira salutar a memória e o pensamento, na linha de construção de coisas melhores:

"Se as pessoas usassem mais racionalmente sua memória, desgastariam menos seu cérebro, acordariam mais dispostas, elogiariam mais o dia que desabrocha, criariam mais oportunidades para conquistar quem amam, para ter gestos únicos, reações inesperadas, atitudes deslumbrantes".(Idem, p. 15)

Assim, importante que o ato de pensar seja feito de forma comedida. O acometido pela síndrome do pensamento acelerado deve esvaziar a sua mente e esquecer um pouco dos problemas. Algumas vezes escrever ou teclar, como estou a fazer aqui, ajuda a descarregar esse peso magnético e poluído de cargas negativas de pensamentos, a que estamos sujeitos todos os dias, introduzidos pelas mídias que frequentamos. Destarte, meditar é algo importante para o que sofre de pensamentos erráticos e inadequados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário