terça-feira, 22 de junho de 2021

A Passagem das Velhas Ideias para os Novos Pensamentos!

Ideias e pensamentos fazem parte do repertório de alguém inquieto e que não se acostuma com a mesmice, com a burocracia do que está ali à sua frente, o status quo, a medusa sedutora do que já está estabelecido, como se não pudesse ser modificado, da mesma feita em que se conta no "Mito de Sísifo", ensaio de Albert Camus, que ganhou até uma versão apocalíptica com a série da Netflix coreana de mesmo nome.

Para quem desconhece acerca da "filosofia do absurdismo" de Camus, Sísifo foi um personagem da mitologia grega "que foi condenado a repetir eternamente a tarefa de empurrar uma pedra até o topo de uma montanha, sendo que, toda vez que estava quase alcançando o topo, a pedra rolava novamente montanha abaixo até o ponto de partida por meio de uma força irresistível, invalidando completamente o duro esforço despendido". (Wikipedia) 

Aí está o absurdo, o esforço em vão para se alcançar algo e fracassar desgraçadamente! Seria a solução para tal desilusão o suicídio? O suicídio egoísta de Durkheim? Não!

A saída é a indignação e a insubordinação ao que aí está, a passagem de velhas ideias para novos pensamentos que poderão impulsionar mudanças. Estas são necessárias para repaginarmos o que foi destruído, consumido pela inatividade, pelo medo paralisante e pela sufocante falta de perspectivas!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário