domingo, 26 de junho de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA: O QUE ESPERAR DO CONFLITO QUE AINDA NÃO TERMINOU?

Há alguns meses a Rússia declarou guerra à Ucrânia, um conflito que já restou em dezenas de milhares de mortes, centenas bilhões de dólares em prejuízos e em um grande temor de que essa guerra possa se tornar global, caso a Rússia seja a vencedora. Tais acontecimentos refletem no mundo todo, com a alta do preço do petróleo e consequentemente dos combustíveis fósseis que são essenciais em todo tipo de situação.

A dependência decorrente da globalização fez com que os países se tornassem reféns dos acordos entre eles. Os blocos econômicos, os BRICS, por exemplo, são a prova de que qualquer desavença internacional pode fazer desmoronar acordos bilaterais ou multilaterais, por ocasião de que as sanções entre países é capaz de gerar o caos, tanto no tocante ao abastecimento, como no sentido da agravar a crise econômica global em curso, haja vista a conexão que liga as soberanias nacionais.

Rússia e Ucrânia estão como pivôs dessa crise. A Rússia deseja anexar territórios que já fizeram parte da extinta União Soviética. Vladimir Putin, o presidente russo, ex-integrante da KGB, serviço de inteligência soviética, entende que a Ucrânia é território estratégico aos seus intentos, contudo, inventou factóide de que o líder ucraniano está a possuir relações com o nazismo, o que não se verifica de fato. A verdade é que o megalomaníaco Putin necessita expandir territórios. É um ditador com sede de poder e com um arsenal de ogivas nucleares que podem colocar a perder o planeta inteiro.

O fato é que esse conflito já contabiliza um prejuízo insano que dificilmente esses países terão como angariar o status quo ante, posto que segue na casa dos bilhões e tais países não têm como fazer frente a esses gastos. Lembrando que no fim da segunda guerra mundial os Estados Unidos lucraram com a situação emprestando dinheiro aos derrotados. Isso fatalmente acontecerá, já que estão a financiar a Ucrânia neste conflito. A Rússia está sendo destruída economicamente, suas reservas financeiras não serão capazes de suportar tamanho prejuízo.

Os acontecimentos decorrentes desse conflito refletem em todo o mundo. A alta do petróleo, as oscilações nas bolsas de valores, a queda do PIB em vários países, a inflação generalizada..., só desgraça!!! Qual seria a finalidade disso? Enfraquecer o inimigo para conquistá-lo? Seria essa a resposta do senhor Putin a toda essa miséria que ele está a causar? Porque disso não sai riqueza!!! Estaria ele a pensar que "(...) de toda a situação de crise nasce também uma oportunidade", como naquela fala da protagonista do seriado "Ozark" da Netflix, personagem Wendy Byrde, interpretado por Laura Linney?

A verdade é que a guerra entre Rússia e Ucrânia está longe de terminar. Os EUA financiam a Ucrânia e a Rússia não desistirá! Os especialistas dizem que o conflito pode durar 2 anos ou mais. O que se absorve de tudo isso é que a insensatez humana não tem limites, como naquelas passagens descritas por Bárbara Tuchman, em seu "As Marchas da Insensatez", publicado pela Bibliex, já comentado por aqui neste blog. No seu livro a autora aponta que a insensatez humana é regida pela irracionalidade. O poder pelo poder é desejado pelos ditadores sanguinários ou papas "tarados" (Os Bórgias), sem nenhum interesse nos governados ou súditos!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário