terça-feira, 22 de dezembro de 2020

A Secreta Arma dos "Narcisistas"!

A observação impertinente acerca do comportamento narcisista, de certas pessoas, está a prejudicar o imaginário social sobre tal conduta e a abordagem que se deve tomar nas situações em que o ser, socialmente identificável como ser humano, se depara com alguém destituído de empatia. A anulação de tal pessoa ou o cancelamento da mesma não resolve o problema e traz em seu bojo o rótulo, a estigmatização dos ditos sociopatas.

O comportamento narcisista é muito comum nos dias de hoje. Narciso, da mitologia grega, era um homem belo que sofreu uma praga e foi condenado a olhar para a sua imagem refletida em um rio até a sua morte, daí o porquê de a flor de Narciso crescer a beira de rios. Daí vem o termo "narcisista"! 

São pessoas que pensam ser melhores que outras e colocam-se acima delas. Dominantes. Um comportamento sociopata dominante que se soma à falta da empatia com o próximo, ou seja, o sociopata pensa apenas em si mesmo. O outro é visto como um objeto, algo para que o sociopata possa se apoiar a fim de lograr êxito no seus objetivos.

Contudo, a estigmatização, a anulação de tal pessoa ou mesmo o cancelamento da mesma, faz com que ela seja tomada como bode expiatório de todos os males sociais vigorantes. O que cai na falácia do rótulo e da vitimização. O sociopata, narcisista, é alguém que deseja o mal alheio. É alguém que quer que os outros se prejudiquem para que ele prospere. Ele se incomoda com o sucesso alheio, na medida em que não é o seu sucesso. 

Há comportamentos narcisistas na sociedade, sem que necessariamente isso signifique que um narcisista típico é um sociopata. A nossa sociedade fomenta esse tipo de comportamento. Um comportamento exclusivista desapegado do alheio (não altruísta, mas egoísta). Centrista, centrado no "eu". 

Seria extremamente falacioso dizer que nenhum de nós, seres socialmente encaixados na sociedade atual, tem ou teve algum comportamento narcisista nos últimos anos. Todos já nos deparamos com esse comportamento alguma vez na vida. É do ser humano. A sociedade em si fomenta esse tipo de comportamento. 

Por isso penso que estigmatizar o comportamento narcisista, colocar rótulos em todos, equiparando-os a sociopatas, que realmente são perigosos ao comportamento socialmente adequado, seria como vitimizá-los. Seria fornecer a eles a arma que eles desejam possuir para destroçar aos que consideram seus adversários.

Os sociopatas, não somente por serem destituídos de empatia, mas por serem, em sua gênese, maus e por realizarem a maldade na vida alheia, prejudicando a muitos, devem por isso, ser condenados ao esquecimento que é o verdadeiro castigo para um sociopata tradicional.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário