quarta-feira, 14 de março de 2018

Buracos de Minhoca, Dobra no Espaço-Tempo, Teoria ou Realidade?

Em "Uma Breve História do Tempo", Stephen Hawking afirma que "uma teoria é apenas um modelo do universo - ou uma parte restrita dele - e um conjunto de regras que relacionam as quantidades no modelo às observações que fazemos. Ela existe apenas em nossas mentes e não possui qualquer outra realidade (seja lá o que isso possa significar). Uma teoria é considerada boa se satisfaz dois requisitos: descreve de forma adequada um grande número de observações com base em um modelo que contém apenas poucos elementos arbitrários e faz previsões precisas sobre os resultados de futuras observações (...). Qualquer teoria física é sempre provisória, no sentido de que é apenas uma hipótese: nunca se pode prová-la. Não importa quantas vezes os resultados dos experimentos coincidam com alguma teoria, nunca se pode ter certeza de que o resultado não irá contradizê-la da vez seguinte. Em contrapartida, podemos refutar uma teoria ao encontrar uma única observação em desacordo com as previsões (...). Cada vez que observamos novos experimentos coincidirem com as previsões, a teoria sobrevive e nossa confiança nela aumenta; porém, se em algum momento uma nova observação a contradiz, temos de abandonar a teoria ou modificá-la". (HAWKING, Stephen. Uma Breve História do Tempo. Ilustração Ron Miller. Trad. Cássio de Arantes Leite. 1 Ed. Rio de Janeiro Intrínseca, 2015, p. 21-22).

Nesse sentido, os "buracos de minhoca" teorizados pelos cientistas, funcionariam como portais em que se poderia, caso se conseguisse uma nave espacial, viajar pelo espaço-tempo, na velocidade da luz. O espaço tem essa qualidade de se dobrar, porquanto os modelos matemáticos teorizados assim o convalidam. Nesse caso, poder-se-ia ir de um ponto A a um ponto B no espaço, através dessa dobra, de maneira muito mais mais rápida, como se fosse um atalho. Essa teoria dos buracos de minhoca é convalidada pela teoria das cordas. A propriedade de o espaço ser "flexível" corrobora com a tese apresentada.

Apenas hipoteticamente tal acontecimento se traduziria em realidade. Ademais, especula-se a existência de multiversos, em que há várias dimensões da mesma realidade. Contudo, mesmo que tais especulações fossem provadas matematicamente, o homem não conseguiria, com a tecnologia atual, driblar o campo da impossibilidade física, apenas virtualmente poderia contemplar tal realidade, pelo espectro do pensamento.

Assim foi a vida de um dos maiores físico teóricos da atualidade, capaz de magnetizar mentes através da sua genialidade, fazendo-nos curiosos de suas descobertas e de seu conhecimento. Falecido neste dia 14/03/2018, curiosamente no mesmo dia e mês do nascimento do gênio Albert Einstein. A ideia da "Teoria de Tudo", unificar a teoria da relatividade com a teoria quântica era um dos objetivos de Hawking. 

Presto aqui a minha homenagem a esse grande escritor e teórico que se foi, mas deixou para nós suas ideias e pensamentos valiosos. Escritos que podemos contemplar e discutir acerca da física teórica.

A imaginação humana tem esse dom de transformar coisas inexistentes em algo absolutamente diferente e melhor até do que o que foi pensado, mas os avanços em termos tecnológicos, mesmo que por acidente, traduzem a qualidade de homens como Hawking que, de maneira peculiar fez-nos querer conhecer seus pensamentos e sua vida incrível apresentada em filme, "A Teoria de Tudo", que retrata a sua incrível batalha e vitória contra a doença da qual padecia.

R.I.P. Stephen Hawking


Nenhum comentário:

Postar um comentário