sexta-feira, 26 de junho de 2015

Como emagrecer?

Estou a escrever sobre isso porque lutei para emagrecer ao longo desses 10 últimos anos, enfrentando o "efeito sanfona", lutando bravamente contra a balança e os malditos 3 dígitos que me perseguiam, nos anos que seguiam. 

Há dois ou três anos, em um esforço individual, sem toma de remédios ou mesmo de ajuda especializada, consegui emagrecer a bagatela de 35 kg e lutar contra a obesidade não foi e não está sendo fácil, mas quero compartilhar nesse espaço essa experiência.

Importante para aquele que quer perder peso é se afastar o máximo que puder das guloseimas como biscoitos de chocolate, doces e refrigerantes, comendo-os com moderação ou se possível, eliminá-los, o que para mim não foi possível, mas o que mais importa não é emagrecer, em si, mas buscar o emagrecimento sempre. 

Nunca parar de tentar se falhar porque o nosso corpo é o maior inimigo. Sempre estará disposto a estocar aqueles alimentos em forma de gordura por ocasião de se preparar para o pior, a escassez. Há uma programação inteligente nesse sentido, porém, diversamente de nossos ancestrais que consumiam pouquíssimas calorias, somos bombardeados com alimentos exageradamente calóricos e que nos fazem engordar demasiadamente.

A indústria alimentícia está a querer nos eliminar com as doenças modernas, como a obesidade, hipertensão e diabetes. Há um forte apelo no sentido de fazer-nos engordar e nos tornar pessoas sem mobilidade. Um dado alarmante é que 45% dos brasileiros são sedentários. Não praticam atividades físicas regularmente. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) devemos praticar atividades físicas, ao menos, 30 minutos por dia em, ao menos, 3 vezes na semana.

Ocorre que atualmente os meios de locomoção estão fazendo de nós pessoas sem um mínimo de estímulo para praticar um esporte como as caminhadas. Exemplo: antes íamos comprar pão a pé. Andávamos um ou dois quilômetros à padaria. Hoje, utilizamos meios de locomoção como bicicleta ou o automóvel mesmo, o que significa uma perda na capacidade de locomoção. Nossos corpos foram feitos para se movimentarem e se não fizermos isso, atrofiarão e perderão sua capacidade inata.

Na minha jornada pelo emagrecimento, quando estava em obesidade grau 2, quase grau 3 (obesidade mórbida), pensei com meus botões "antes eu estava magro e engordei vertiginosamente por comer guloseimas e estar sedentário, vou voltar às atividades físicas e lutar contra isso". Consegui vencer a obesidade depois de 2 anos. Hoje estou no peso ideal, com as atividades físicas e lutando para manter o peso que é o mais importante. A luta contra a obesidade é para sempre.

A mensagem que quero passar é essa, não nos deixemos vencer pela indústria alimentícia e pelas propagandas ilusórias que nos bombardeiam com o consumo exagerado de comidas hipercalóricas e tampouco com a indústria do emagrecimento que quer nos fazer consumidores de produtos sintéticos sem a menor necessidade, basta comer menos e comedidamente. Observar o que se está comendo e ter em mente que o nosso corpo quer nos engordar a todo custo. Por isso precisamos ser mais inteligentes que ele e não descambar para essas dietas sem noção, academias de ginástica, musculação ou produtos "milagrosos" comprados em farmácias que nos farão ter a aparência do "Popeye".
  
Comer é bom demais, mas precisamos não nos deixar hipnotizar pelos alimentos altamente calóricos que se nos apresentam. Consumi-los com moderação é a chave para uma convivência saudável com a comida. Os alimentos, devemos preferir aqueles com elevado grau de proteína, se possível. Atividade física sempre que possível e preferir comprar o pão a pé ao invés de usar outro meio de locomoção. Queimar 35 kg não é nada fácil. Dizem que devemos multiplicar 35 por 3000 para termos uma ideia de quantas mil calorias queimamos. 

Aos que estão lutando contra os três dígitos, sou prova viva de que é possível vencê-los apenas com exercícios físicos e uma dieta moderada, ou seja, comer um pouco menos que as 2000 diárias. Só demanda um pouco de vontade para conseguir isso e perseverar nos exercícios físicos.

Abraço!