segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Falhar, Falhar, Falhar, mas sempre Recomeçar!

Como é difícil acertar! 

Falhar é algo que se junta ao homem como se fosse um grude. Sempre falhamos na vida. Quem sempre acerta é Deus porque ninguém pode questionar a Sua autoridade, mas o erro e a sua operação pertencem a nós humanos. Quando será que haverá um recomeço? Em 2012?

Texto interessante esse que colaciono abaixo, constante da prova do concurso para a Empresa de Pesquisas Energéticas,  que foi organizado pela Cesgranrio:

"RECOMEÇAR!
 
“Começar de novo, e contar “comigo”, vai valer a pena, ter amanhecido...”
*Ivan Lins*

Ter coragem de recomeçar a cada vez...fácil de dizer, difícil de fazer.

Todas as manhãs pelo mundo afora, pessoas acordam com essa meta, esse desejo de recomeço, enfrentando o dilema: Por onde e como encontrar forças pra recomeçar.

É preciso enlaçar as tristezas, num laço apertado, e jogá-las no desfiladeiro, que só tem o eco como companheiro.
 
É preciso enfrentar o inimigo maior, nosso eu interior, e torná-lo nosso cúmplice.
 
É preciso que nos tornemos perdoadores de nós mesmos. Nosso eu é nosso carrasco maior, na maioria das vezes.

Ninguém nos poderá ajudar nessa tarefa! É uma incumbência que só podemos delegar a nós mesmos.

É preciso achar o trilho perdido, nesta nossa vidinha de cada dia, de estradas nem sempre tão planas, nem sempre bem sinalizadas, que se repartem em múltiplos caminhos sem setas de chegada.

É necessário, muitas vezes, juntar os cacos partidos de um coração que de alguma forma foi estraçalhado.

Abrir a janela e perceber que o sol brilha a cada manhã, não apenas por nossa causa, mas apesar de nós. Saber que a vida continua, quer queiramos ou não! estejamos alegres, ou estejamos tristes... A vida caminha, esteja nossa alma leve ou pesada!

Estamos vivos e enquanto houver vida dentro de nós...temos de ter coragem e esperança de... começar de novo, ainda que comigo, vai valer a pena, ter amanhecido!!... POLLICE, Ercilia de Arruda(adaptado)". (Fonte: www.cesgranrio.org.br
).

Recomeçar é isso. É a tomada de um novo curso ou do mesmo só que com mais experiência, posto que "o homem que volta ao mesmo rio, nem o rio é o mesmo rio, nem o homem é o mesmo homem" (Heráclito de Éfeso). 

Recomeçar só vale a pena se for para fazer melhor, bem feito ou diferente.

Abraço,

Carlos Ilha